Dicas para Hall, Sala de Estar, Jantar e Home Office
Um guia completo para decoração da sala!
– Para iniciar e facilitar a decoração (e isso vale para qualquer ambiente), siga estas dicas gerais:
0) Não tenha pressa.
1) Pense em quem vai usar e para que o ambiente será usado
O que você e os outros moradores e visitantes vão fazer no ambiente? (ler , ver tv, estudar, comer, etc.). Qual o número de pessoas que normalmente vão usá-lo? Imagine como pode dividir a área para cada atividade (para ajudar, leia este post onde falo sobre distribuição dos móveis).
2) Pense no estilo e clima que deseja
Leia revistas, pesquise blogs, veja fotos, busque inspiração. Veja: Mudando o clima da decoração sem gastar rios de dinheiro
3) Planeje as cores
Crie uma paleta de (poucas) cores que combinem entre si para serem as cores principais do ambiente. As cores que escolher devem combinar com as que já existem e não serão modificadas (piso, etc.). Leia sobre cores e suas harmonias na série sobre Cores que escrevi, que começa aqui. Você pode usar cores contrastantes, neutras , harmônicas… Veja aqui como combinar padrões, e aqui uma ideia de como escolher as cores.
Veja que poucas cores foram usadas nesta sala. Limite a quantidade de cores para facilitar sua harmonia
4) Defina os grandes móveis essenciais
E só depois compre tapetes, quadros, cortinas, acessórios, etc. Não esqueça que áreas vazias são necessárias para a circulação.
Veja as medidas de todos os móveis que quer comprar e desenhe o espaço que eles vão ocupar no ambiente (com giz, colocando jornal no piso, enfim..) e ande pelo ambiente como se eles estivessem lá.
Cadeiras, poltronas e sofás precisam de mais espaço – já que alguém vai sentar e levantar deles. Gavetas, portas e janelas precisam ser abertas – não deixe um móvel atrapalhar.
5) Decida o layout (disposição dos grandes móveis)
E depois a iluminação e, se for o caso, o forro. Inicie com a iluminação funcional – aquela necessária para as atividades – e depois as decorativas. Ilumine bem ambientes pequenos. Isso ajuda a parecer maior. Veja:Dicas para iluminar a mesa de jantar .
6) Evite ter todos os móveis com a mesma altura
Fica monótono!. Alguns móveis podem ter estilos diferentes mas devem ter algum elemento comum com outros itens do ambiente.
7) Evite ter cores vívidas, estampas, texturas, detalhes demais – tudo junto – principalmente em ambientes pequenos
Escolha um item para ser o ponto de maior atenção do espaço e faça dos outros coadjuvantes. Se quiser colocar muitos itens, use poucas cores diferentes. Veja: Dicas para Decorar mesas de centro e apoio
É muito difícil conseguir harmonia e equilíbrio em um ambiente com muitas cores, estampas, detalhes e texturas. E ele é mais fácil de cansar. Nesta sala, os móveis em branco e bege tentam equilibrar as estampas (quadro, poltronas, almofadas, tapete) e o rosa forte das paredes – que, na minha opinião, poderia ser menos saturado ou acinzentado, o que possivelmente daria mais harmonia para a sala.
8) Evite alinhar os móveis junto à parede em espaços amplos
Deste jeito a circulação terá que ser no centro e vai atrapalhar a funcionalidade. É melhor criar uma área central e fazer um corredor de circulação externo. Crie áreas separadas usando móveis, tapetes e/ou divisórias baixas. Veja: E quando o sofá não ficar encostado na parede?
Aqui, neste grande ambiente, o espaço de circulação é entre as áreas de estar, jantar e cozinha
9) Assentos baixos podem ser relaxantes, mas difíceis de usar por pessoas idosas.
Para elas, braços altos e firmes são mais confortáveis e seguros.
10) Havendo som em alto volume, observe a acústica do ambiente.
Uma boa distribuição das caixas de som e o uso de materiais acústicos é o ideal – consulte um especialista.
QUANDO A SALA É PEQUENA
1) Priorize o básico
Sofá, mesa e cadeiras de jantar, rack ou estante, mesa de centro e/ou apoios laterais, se houver espaço. Veja: Escolhendo móveis para sala pequena
2) Móveis sob medida e estreitos aproveitam melhor o espaço
Prefira os de linhas retas e simples. Se o piso, parede e teto são claros, você pode usar móveis escuros, que parecem ocupar menos espaço visualmente.
3) Atenção aos sofás e poltronas
Escolha sofás com braços estreitos, com profundidade de 90/95 cm e poltronas pequenas.
4) Abuse dos móveis multiuso
Puffs que podem ser usados como mesa e assento. Use tbém Móveis extensíveis, que possam ser embutidos, colocados sob outros ou empilháveis.
Móveis estreitos, braços finos nos sofás e cadeiras
5) Evite pequenos tapetes
Eles fracionam o espaço. Um único piso em todo ambiente dá sensação de amplitude. Veja: Dúvida eterna – Os tapetes na sala
6) Pense em portas de correr, prateleiras e tecidos leves – Economize espaço
– Use prateleiras, mas não as “encha” de objetos. Deixe espaços livres.
– Escolha tecidos leves (não encorpados) para as cortinas e modelos simples (sem babados, xales, etc).
7) Use mas não abuse dos espelhos
Vidro, metal e transparências fazem a decoração ficar leve;
8) Escolha cadeiras na mesa de jantar que se encaixem sob o tampo
Assim você ganha espaço quando elas não estiverem sendo usadas. Outra boa opção são os bancos (pode ser de um lado só da mesa) com a mesa tendo pés centralizados para facilitar o acesso. Veja: Como colocar cadeiras diferentes na mesa de jantar
9) Evite diminuir o pé direito
Prefira tetos sem detalhes rebuscados (sanca, gesso) e mantenha o mínimo de 2,50 de altura do piso até o teto.
10) Atenção à posição da TV
TV oposta ou à frente da janela não é bom, pois a luz da janela atrapalha a visualização. Pense no uso do ambiente quando vendo a TV e tbém quando conversando. Ele deve ser funcional para as 2 atividades. Veja: Como escolher o rack para sua sala pequena e 10 dicas para uma sala pequena
11) Você não precisa usar branco em todas as paredes. Mas:
- Evite paredes em cores quentes e vivas (como vermelhão, laranja vivo, amarelo vivo). Se quiser usar alguma destas cores, escolha a menor parede e coloque nela muitos quadros com fundo branco ou em cores claras.
- Evite grandes contrastes (se quiser uma parede em branco e outra com vermelho prefira um cinza claro no lugar do branco e tente um vermelho com um toque de cinza, mais atenuado)
- Uma parede de fundo em uma cor fria acinzentada vai dar a impressão que a sala é mais comprida.
HALL
A entrada da casa é a primeira impressão que se tem dela, onde acontece a recepção do visitante. Portanto, deve ser clara, bonita, dar “boas vindas” e mostrar algo da “personalidade” da casa, sendo harmônica em estilo, cores, etc. Veja: Decorando a entrada da casa ou apartamento e Como decorar um hall (ou criar um)
Não coloque móveis “de costas” para a porta de entrada. Caso seja necessário, use um aparador ou estante vazada atrás dele. Evite que uma pessoa na porta da casa tenha a visão de toda a sala. Isso diminui a sua privacidade e expõe sua casa.
É bom ter um lugar para guarda de pequenos objetos e um espelho para a pessoa dar a última “checada” antes de entrar ou sair. Se não tem espaço para um hall, dê atenção ao piso e a parede da entrada. Se for possível, coloque plantas, uma mesinha ou aparador.
MEDIDAS IMPORTANTES NO ESTAR
– Distância entre mesas de centro e assentos – Entre 40 e 60 cm.
– Altura da mesa de centro – Entre 40 e 50 cm, confortáveis para acesso quando vc está sentado no sofá.
– O tamanho da tela da TV deve ser compatível com o tamanho do ambiente. E a distância da tv ao assento, segundo alguns especialistas, deve ser encontrado multiplicando 7,62 pelo tamanho da tela em polegadas. (EX.: 32 polegadas -> 2,40 metros).
Mantenha a circulação em torno da mesa de centro, com a distância máxima de 60 cm para as pessoas poderem acessar a mesa quando sentadas. Mas, quando há uma área de circulação (por exemplo, entre o rack e a mesa de centro no desenho acima, pois há 2 portas nos extremos), aumente para 90 cm a 1 metro.
A SALA DE JANTAR
– Mesas de jantar redondas dão maior intimidade. Devem ter, no mínimo, de diâmetro: 60 cm para 2 pessoas; 90 para 4; 110 para 5; 120 para 6 e 140 para 8 pessoas.
– Aparadores (para auxílio à mesa de jantar, onde serão colocadas e guardadas louças) devem ter no mínimo 40 cm de profundidade.
Distâncias e alturas – Mesa de Jantar
- A distância entre a cadeira e a parede deve ser, no mínimo, de 50cm. Se entre a parede e a cadeira for uma área de passagem, esta distância deve ser maior: no mínimo 60cm a 70cm. O ideal seria 90cm. Para cada cadeira deve haver um espaço de no mínimo, 45 cm na mesa (com uma cadeira estreita, claro). O ideal seria 60 cm.
– A altura das mesas é entre 70 e 75 cm. A distância entre tampo e assento: 25/30 cm. Distância entre lâmpada sobre a mesa e o tampo deve ser de 80 a 90 cm no mínimo, dependendo do tipo de pendente.
– Cadeiras de mesa de jantar, tem, no mínimo 45×45 com altura de 45cm. O espaço para cada pessoa em uma mesa quadrada ou retangular, deve ser de uns 60 cm de largura com 30 a 40 de profundidade. Para 4 pessoas em mesa retangular 110 x 80 seria o mínimo ideal.
ESCRITÓRIO / HOME OFFICE
– Algumas vezes a sala tbém possui uma área com esta função. Ele deve ser mais separado do restante. O ideal é um ambiente perto da entrada que proporcione certa independência do restante da casa, principalmente se recebemos visitas para tratar de negócios. Veja: Um home-office do jeito que vc precisa
– Alguns móveis/equipamentos: cadeira, mesa, poltrona para leitura com iluminação específica, estantes (muitas!), computador e, se necessário – para a função de quarto de hóspedes no mesmo ambiente – um pequeno sofá cama.
– Na escolha do lugar do computador evite cantos onde a luz da janela fique atrás ou de frente para o usuário do computador. Sobre a bancada deixe uma área para livros e cadernos.
– Não esqueça da ergonomia! Apoio para punho e antebraço é muito importante. E cadeiras específicas, com ajustes, principalmente se vc ficar muitas horas no computador. Veja: Home-offices – trabalhando com prazer .
– Não esqueça de uma boa iluminação (do lado esquerdo para os destros).
Algumas Medidas para escritório
– Altura do tampo da bancada : Entre 65 e75 cm; Largura mínima: 60 cm. Siga a regra de ao digitar o braço ficar dobrado a 90 graus e os punhos sempre amparados.
– Cadeira com braços e rodas, encosto regulável, assento com 40cm de profundidade e mínimo de 42 de altura. Os pés tem que tocar o chão. Os joelhos tbém à 90 graus. Atrás da cadeira, deixe uns 70 cm livres.
Posts que mostram ideias para Home Offices: Clique aqui
ÁREA DE CIRCULAÇÃO
– Deve ser clara e livre de impedimentos, principalmente se vc tem crianças e idosos. Evite acidentes! É importante considerar o posicionamento das portas e permitir boa circulação entre elas. Veja : 22 ideias para decoração de corredores
CORES
– Tendendo ao laranja e amarelo (sem exageros para não cansar) criam um ambiente luminoso e alegre; Veja: Cores da terra para decorar a sala .
– Azuis e verdes (cores frias) são relaxantes. As cores frias em tons não saturados nas paredes tendem a aumentar visualmente o ambiente.
– Branco e cores quentes (vermelho, laranja, amarelo) “aumentam” o tamanho de um elemento, já preto e cores frias “diminuem”. As cores quentes nas paredes tendem a diminuir visualmente o ambiente.
– É melhor usar estampas ou detalhes “da moda” em acessórios e almofadas, pois podem ser trocados facilmente.
ILUMINAÇÃO
– Ela deve ser diferenciada para cada atividade nas salas: para ver TV a iluminação deve ser mais fraca e indireta; para ler, deve haver iluminação direcionada e mais forte; Use a iluminação para enfatizar ou para esconder o que desejar. Veja: Iluminação – Valorizando a decoração
EXEMPLOS ANTES E DEPOIS – MELHORANDO UMA SALA
Usando algumas das ideias acima e outras que vc entenderá facilmente, vamos melhorar algumas salas:
– O sofá que divide a sala não tem apoio para a coluna. Será desconfortável para muito tempo de uso. Como é de alvenaria, não pode ser mudado sem obra, então, temos que melhorar o conforto.
– As cadeiras não permitem que pessoas nelas sentadas participem com conforto de uma conversa.
– A luminária é deselegante e a tomada visível – o que deve ser evitado.
– Falta uma mesa de centro. Isso causará desconforto quando o usuário estiver com algo nas mãos.
– Os quadros são pequenos e muito distantes um do outro. A arandela está mal posicionada.
– As almofadas são muito grandes e nada acrescentam e o piso branco dá uma sensação de frieza.
Enfim, a sala é “sem graça”, fria, sem vida e desconfortável. Concordam ? Vejam abaixo uma possibilidade que esbocei:
Encosto para o sofá na parede, mesa central, tapete, arandela na lateral, um quadro que preenche melhor a parede, mesa lateral no lugar da cadeira (que pode ser um puff tbém), almofadas em cores mais vibrantes, alguma cor na parede lateral e o ambiente ficou, com poucas modificações, mais agradável de estar.
2) A sala ao lado apresenta diversas questões mal resolvidas:
– Com a parede escura, é péssimo que os sofás sejam mais escuros ainda – o ideal seriam sofás em cores mais claras.
– O excesso de elementos e padrões de almofadas cria uma sensação de desordem – melhor seria escolher as almofadas de acordo com as cores usadas na sala.
– O tapete, feminino, destoa do ambiente, masculino.
– Os quadros não combinam com o ambiente, são pequenos e estão desalinhados.
– A mesa de centro é pequena e está entulhada de coisas
– Os sofás estão muito distantes, dificultando a criação de um ambiente aconchegante para conversação. A disposição dos móveis não ocupa o espaço de forma equilibrada e não é funcional. Seria possível, por exemplo, colocar os 2 sofás frente à frente.Isso já melhoraria bastante o aspecto e uso da sala.
3) Normalmente, pecamos pelo excesso. Mas a sala ao lado peca pela falta. Falta de conforto, com estes móveis duros e falta de adornos; O quadro tem formato e tamanho que não são apropriados (o melhor seria que ele fosse “deitado”). O tapete tem uma cor neutra e clara que até funciona com o piso escuro, mas o seu tamanho e posicionamento não estão corretos.
Percebemos que os ambientes podem ser muito melhorados se:
– Analisarmos as proporções dos elementos em relação ao tamanho do ambiente: Acessórios decorativos pequenos ou grandes demais; Excesso de acessórios; tapetes e quadros desproporcionais; Muitos móveis em ambientes pequenos; ou móveis grandes demais para o ambiente, etc.
– Diminuirmos a quantidade de cores diferentes no mesmo ambiente, escolhendo um grupo de 2 ou 3 e uma delas como a principal; Isso não é uma regra, mas facilita a harmonia.
– Usarmos sabiamente a iluminação, variando iluminação direta, indireta, focada, difusa, de forma a criar cenários diferentes no mesmo ambiente para momentos diferentes.
– Pensarmos no uso do ambiente no dia-a-dia: O que falta ? O que traria mais comodidade ? O que sobra ? O que atrapalha ? O que nunca é usado?
Pensando sobre o ambiente, medindo-o, medindo os itens que pretende colocar neles, fazendo a decoração devagar, começando pelo indispensável e acrescentando aos poucos os demais itens, você terá tempo para se sentir no ambiente e descobrir o que lhe faz bem nele e a melhor forma de usá-lo.
olá,
Gostaria muito de ter medidas p/ um sofá de alvenaria que possa ficar confotável,em relação ao assento e ao encosto.
Bj´s
Oi, Antonio,
Fica difícil imaginar corretamente, mas a princípio não acho que vc deva usar 2 cores de madeira não… É mais um “ingrediente” e pode, aí sim, ficar pesado. A não ser que vc use algum detalhe laqueado de branco, por exemplo, mas acho que é melhor vc conversar com a marcenaria que vai executar o serviço, ok?
abs
rosana
Olá Rosana,
Muito obrigado por sua resposta, vamos considerar todas as suas dicas. Só peço mais uma sugestão quanto ao painel/home: Ele terá as duas partes laterais, a central e a “estante” baixa no tamanho parte central. Minha pergunta: devo usar duas cores de madeira, se sim quais você sugere.Lembro que há liberdade para as tonalidades, pois como estamos começando agora, e esta será a “maior” peça do ambiente, ela poderá ser a referência/ponto de partida para resto da decoração.
abs
Oi, Antonio,
A garantia de ambiente leve se encontra no uso de cores claras e/ou cores frias (azul,verde..) que “afastam”. Outra opção mais ousada é o uso de cores claras em todas as paredes exceto uma, que seria a que receber menos luz e seja mais “no fundo” pintada de azul escuro ou até preto, que dão a impressão de infinito. Mas no seu caso, como está usando madeira, sugiro que esta seja mais clara e que as paredes sejam ou brancas ou off white (um branco “sujo” que pode tender para cinza, azul, existem mil variantes). além disso, teto, cortinas, piso (ou tapetes no caso do piso ser escuro), portas (exceto a escondida no painel de madeira0 e rodapés claros tbém ajudam.
Para alegrar, coloque nos detalhes cores mais fortes (mas ainda claras), tendendo para o off white escolhido para as paredes (se for o caso) e acrescente alguns poucos detalhes em uma cor que contraste ou combine com alguma delas. por exemplo, com madeira vc poderia colocar um off white tendendo para o verde, colocar detalhes em verdes em tonalidades variadas e uns pequenos itens em vermelho mais vivo ou azul se desejar um ambiente mais relaxante.
espero ter ajudado
abs
ROsana
Olá,
Nosso apto é novo estamos ocmeçando a decorá-lo e gostaria da sua ajuda na seguinte questão: A sala é em L sendo que o estar mede 5,20 x 4,10. No estar colocaremos também o home. Na parede do fundo (4,10) existe a porta para a área intima, nesta parede pretendemos colocar o home e um painel de madeira cobrindo toda a parede embutindo a porta neste conjunto para que quando fechada esconderá o acesso ao area intima. Este painel terá duas partes laterais (uma delas a porta) e uma central onde ficará a TV. Nossa dúvida e quanto as cores, pois gostartiamos que não ficasse muito “pesado” e se possivel desse uam impresão de amplitude no ambiente.
Agradecemos desde já sua ajuda.
OI, Maria!
Obrigada!
Acertou sim, na escolha das cores, viu? Quanto ao tapete vc não me falou a cor do piso… Bem, se for claro vc pode usar a mesma cor do sofá, só que mais escura que o sofá. Se for escuro, faça o contrário. Este é o jeito mais simples de fazer um conjunto harmonioso. Para as almofadas use todas as cores do ambiente (vermelho, marrom claro, escuro) lisas, estampadas ou listradas tbém. Vai ficar legal!
bjos
ROsana
Oi Rosana, confesso que estou admirada com o seu trabalho! Me interesso muito por design,decoração. Sempre dou uma olhadinha nas dicas!!!
Então com base nas sugestões, pensei em algumas modificações pra minha sala.No estofado dos sofás,e das cadeiras.
A sala do meu apartamento é em L, por isso uma parte ficam Um sofá grande(4 pessoas), e duas poltronas que as acompanham. No meio uma mesa de centro(madeira escura), cortina clara. Já na outra parte da sala a mesa, cuja as cadeiras tem os acentos de tecido, no qual uma das paredes é em grafiato amarelo claro…
Enfim, optei pela cor do sofá uma cor neutra(um marrom claro, tabaco, meio esverdeado…se é q me entende..), e nas cadeiras uma entampa com listras(algumas grossas, puxando para finas, com espaço sem estampa tb)nas cores vermelho,o neutro no mesmo tom do sofá, e outros neutros q vão variando no tom sobre tom!
Acertei na escolha? Bem, se escolhi certo, qual a escolha para o tapete , as almofadas… Enfim, o que vc me sugere!!!!
Muito obrigada.Aguardo ansciosa.
Oi, Valeria,
Mande fotos e explique o seu problema enviando para o e-mail [email protected], ok?
aguardo
abs
Rosana
ola gostaria da sua ajuda com a minha sala
como posto fotos aqui
Oi, Rita
Vc trocou os sofás de amarelo para camurça marrom escura, é isso, certo? Então ficou com : Marrom escuro, bege, mogno claro e paredes claras que não sei qual é a cor, mas entendo que deve ser um areia ou creme, acertei ???Ah! e não sei a cor do piso!!
De qualquer forma, se for isso, vc pode usar para alegrar uma (ou 2) destas cores: vermelho e/ou verde, amarelo e/ou lilás puxando para o azul, laranja e/ou verde e/ou azul, (escolha um destes grupos e pode variar a intensidade destas cores nos objetos, mas não o tom – quer dizer – se vc escolher um vermelho, pode colocar uma almofada neste vermelho bem forte e outra neste mesmo vermelho, mas mais apagado entende ? Não coloque uma vermelho tomate e outra vermelho pitanga, por exemplo. Pode tbém usar estampados ou listrados com estas cores, inclusive o marrom, bege e branco..).
Se quiser contrastar o piso, sendo ele claro coloque uma cor escura, se for escuro, uma cor mais clara. Mas se achar que já há elementos demais e não quer chamar a atenção para o tapete, faça o contrário (se claro, tapete claro, se escuro tapete escuro – ele não vai chamar a atenção). Espero que entenda…rsrs
Rosana
Olá Rosanafe, estou cansada de sofás clarinhos, porque não gosto de vê-los manchados. Como tenho dois lindos sofás amarelos,resolvi trovar o estofado por uma camurça marrom escura.Também tenho um puff bege. O tom da minha parede é clara. O que posso colocar neles, para dar uma alegrada? Não ficar muito carrancudo? Qual a cor dos tapetes? As cores das mesinhas são mogno claro, e não pretendo mudá-las porque elas são lindas.
bjoss
Oi, Ronise!
Que bom! Fico contente em ter ajudado.
Bem, vamos lá: Vc não disse a cor do piso, mas todas as cores que vc comentou são neutras, com toques mais fechados (mesa e sofá). Não sei se o mogno é avermelhado ou mais claro, mas, de qualquer forma, diria que vc pode escolher entre muitas cores e já que vc quer alegrar, pode usar: verdes, vermelhos… Eu apostaria em verdes claros e médios com toques de vermelhos ou laranjas. Ou, se vc desejar um ambiente mais refrescante, verdes claros e médios e azul médio em menores quantidades. Pode usar almofadas listradas ou estampadas com estas cores e algumas das cores já existentes no ambiente (bege, marrom). Se o piso for escuro coloque cores mais vivas e claras. Se for claro, pode usar algumas cores mais escuras. Na mesa, se o mogno for escuro, uma peça de cor clara (pode tender para o bege ou ser de metal prateado) senão, o contrário (marrom ou madeira mais escura, por exemplo).
Fora isso, faça testes, pegue tecidos com as cores que vc escolher (algumas lojas dão amostras) e coloque-os na sala e veja o efeito. E não coloque peças demais (prá não “papagaiar” rsrsr).
Quero foto, viu ???
beijos
RO
Oi Rosana. Seu blog continua lindo demais.
Outro dia postei um comentario perguntando acerca da cor ideal para mobília da casa que aluguei com as paredes azuis. VC me respondeu e ainda sugeriu que se eu não estivesse satisfeita que trocasse a cor das paredes: pois fiz isso! Agora tenho prazer em entrar lá, as paredes estão pintadas de palha.
Agora estou mobiliando e tenho outra dúvida: coloquei um sofá de três lugares na sala que é bege/marrom e tem também uma mesa de mogno com cadeiras com estofamento bege claro. Que cores posso usar para almofadas e arranjo de mesa para alegrar o ambiente sem ficar papagaiado demais?
Oi Rosana Agradeço a sua atenção. Passeio pelo seu blog lindo.Adoro!!! Quanto a ardósia, só tapete é a salvação, como vc disse. Procurei pela net alguma pedra semelhante e juro que não achei. Mas vou mandar para vc a foto da garagem. Do bar, não tenho, mas meu marido disse que se ele estiver incomodando muito ( e está) posso arrancá-lo. Também depois da ardósia, parede com pedras ( essa até que fechando os olhos eu aguento) e blindex fumê (vou trocar)ele ficou com pena de mim. Obrigada por tudo. Boa semana! bjoss
Rsrs! Rita, ele está certo!Vc não me disse este detalhe…Então, não tem jeito, tapete nelas! Se houver muitos desníveis peça ao pedreiro para tentar nivelar a ardósia. Já q/vc vai retirá-la depois, acho que não tem problema. Fazendo com cuidado ele mantem as tábuas. Vou aguardar as fotos. Se vc trocar o blindex por transparente melhora.
bjos e não se desespere! Para tudo há solução, menos a morte…rsrs
bjos
RO
Oi Agora morri, porque a tal ardósia verde é circundada por táboas corridas e o pedreiro disse que posso estragar as táboas. Ele deve amar a ardósia. Não tenho fotos do bar, nem das pedras almofadadas. elas saõ redondas, do tamanho de um pão, e estufadinhas. Um mimo. Mas tenho da garagem, onde elas também “enfeitam” uma parede. Moro a 500 kms da casa. Ela fica no interior de S. Paulo e eu estou no interior de Minas. Só irei para lá, qdo for atacar a pintura, daqui uns 15 dias. Mas assim que puder mando as fotos prá vc. Que vontade de chorar. Vc já viu lavabo na cor cinza, e com um box de blindex fumê? Caia dura, mas tbm está lá. Eu não sei o que esse povo pensa qdo gasta dinheiro em coisas tão cafonas e em mim que comprei com aquilo dentro. bjosss
Oi, Rita!
Ardósia verde, caramba! Bem, já que vai mudar depois, vc não pode considerá-la na decoração (o q/é bem difícil, visto que ela está lá!). Posso lhe sugerir usar tapetes neutros ao máximo, ou laminados de madeira ou carpetes de madeira, que, já que é uma situação temporária, podem ser de média qualidade, que tem um preço mais acessível e podem ser colocados sobre a ardósia, sem necessitar retirá-la agora.
Pedras cinzas almofadadas, caramba! Não sei bem o que é isso, vc pode me mandar uma foto ?? E outra do bar ? ([email protected])
Assim vou poder lhe ajudar melhor.
aguardo
beijo e fique calma! Tudo tem solução!
Rosana
Olá! Acabo de comprar uma casa. Ela é bonita, mas tem coisas que me incomodam, como o piso da sala de jantar , corredor e tv serem de ardósia verde. Não vou poder trocar, por enquanto. O que faço para melhorar? Sem contar uma parede de pedras cinzas almofadadas (eca) que tbm vai ficar lá. Na sala de tv tem um bar (eca) de lambri com tampo de granito preto. Gostaria de arrancá-lo. Se não puder, o que faço para minimizar a feiúra? Não gosto dele. Acho desnecessário. Mas como tenho prioridades na casa, como me arranjo com essas coisas feias? bjosss
Oi, Mari! Fique calma! Sua escolha não é ruim. Já respondi a vc no comentário anterior.
abs
Rosana
Oi, Mari!
Veja em https://www.simplesdecoracao.com.br/2010/02/porque-este-ambiente-e-tao-bonito-de-se-ver/ uma sala linda em preto e branco na diagonal para vc se inspirar… Neste caso, optou-se por manter o preto e branco em tudo, mas outra opção que adoro é : Off white (branco sujo ou cinza claro) nas paredes, móveis em branco e detalhes em vermelho (que pode ser quase vinho). Fica muito sofisticado e mantem o ambiente iluminado. Em todo caso, usar off-white ou cinza com vermelho e branco ou preto de qualquer forma (depende da sua ousadia..!) fica ótimo. Outra cor ao invés do vermelho pode ser laranja ou fucsia (eu prefiro o vinho).
Espero ter ajudado
abs
Rosana