O (A) Designer de Interiores normalmente trabalha da seguinte forma (existem variações que dependem do(a) profissional e também do trabalho a ser feito):

Inicialmente ele(a) conversa com vc. Ele(a) deve conversar muito sobre o uso do ambiente,  hábitos, desejos,  gostos,  necessidades (suas e dos demais moradores). Durante esta conversas poderá dar algumas ideias, desenhar alguma coisa, fazer algumas medidas, falar sobre possíveis soluções, etc.

Contratando o serviço 1Contratando o serviço 2Contratando o serviço 3

Fotos de homedesignfind marionhearts www.younghouselove.com

A partir daí ele(a) poderá lhe fazer uma proposta com orçamento e prazo, para execução do projeto (que discutirá com você muito, antes de realmente executar).

Caso vc aceite o proposto, deverá ser elaborado um contrato onde constará a proposta aceita.

Este projeto será apresentado à você através de plantas e desenhos, com nível de detalhamento que depende da complexidade do trabalho a ser feito. Podem (e devem) ser apresentadas mais que uma solução para sua escolha.

Neste momento é fechado o formato final e são definidos  materiais, cores, móveis, etc. Todas as suas dúvidas devem ser sanadas e você deve ter uma noção muito clara de como ficará seu ambiente após o serviço.

Contratando o serviço 4Contratando o serviço 5Contratando o serviço 6

Contratando o serviço 7

Contratando o serviço 8Fotos de CasaAbril e projetos do Simples Decoração

Os profissionais que executarão os serviços necessários podem ser contratados por ele(a) ou por você.

Ele(a) pode se responsabilizar por todo o trabalho ou acompanhar a execução, depende do que você desejar ou da forma de trabalhar do(a) designer.

Dependendo da complexidade, será necessário um cronograma com as etapas a serem cumpridas, seus prazos e desembolsos necessários.

De todas estas decisões dependerá o custo final do trabalho, que deverá ser previsto (ou fechado, fixo) pelo(a) designer no contrato de trabalho, assim como a forma de pagamento.

As compras de materiais, móveis, etc necessários poderão ser feitas pelo(a) designer ou por você com a supervisão ou acompanhamento do(a) profissional, o que também deve ser decidido por vocês antes da aceitação e início dos trabalhos.

Enfim, todos os detalhes devem ser discutidos e acertados antes da aceitação, pois, normalmente, qualquer modificação ou questão não resolvida pode se transformar em gastos extras nas fases posteriores.

Durante o trabalho, se este tiver um prazo maior,  reuniões de acompanhamento devem ser feitas com o(a) designer e os responsáveis pelos serviços que estão sendo executados. É muito importante o seu acompanhamento e compreensão do que está sendo feito.

É claro que problemas sempre podem acontecer, tais como atrasos em entregas de materiais, necessidade de troca de algo que foi planejado mas por alguma razão não é possível realizar da forma planejada, etc. Nestes casos é necessário entender se o fato ocorreu por erro de alguém ou por um imprevisto impossível de se prever  (por exemplo, a necessidade de modificar uma instalação hidráulica planejada foi  porque a planta original do ambiente não apresentava um detalhe que impossibilitou a sua instalação ou o responsável instalou erroneamente porque não seguiu a determinação do arquiteto ?).  Por isso, quanto mais profundo for o estudo preliminar, mais detalhado o planejamento e maior o envolvimento do cliente e o acompanhamento, mais chances de sucesso o projeto terá.

46 COMENTÁRIOS

  1. Vou lhe dar a melhor dica possível: Construir é com arquiteto ou engenheiro. Consulte um, que vá a sua casa, observe o terreno e lhe ajude nas questões legais que talvez tenha que cumprir. Não faça este tipo de serviço sem um acompanhamento ou ao menos uma consulta pessoal de um profissional (neste caso, arquiteto ou engenheiro civil). O custo é sempre menor que os gastos que vc pode ter para conviver ou resolver problemas e vale pela segurança da sua família.
    abs e Ótimo ANO NOVO!
    Rosana

  2. eu tenho um sonho de ter uma casa aconchegante,mais não tenho dinheiro para contratar um decorado , gostaria de realizar a metade do sonho , decorar a sala e meu quarto, gostaria de dica ,como parede de parede, cor de jogo de sófa, raque ou estante, e outra dica , me ajude a realizar este sonho, sei que DEUS vai te iluminar todo os dias. beijos. LU.

  3. Oi, Regina,
    Sugiro que vc escolha a madeira primeiro e, se possível, leve uma amostra dela com vc para comprar a tinta. Uma boa combinação, provavelmente, será usar o tom mais claro (ou um mais claro ainda) da própria madeira, ok?
    abs
    Rosana

  4. Olá,

    Estou recebendo as chaves do meu ap e com dúvidas qto a cor da sala. Gostaria de uma cor neutra que seja aconchegante e que harmonize com uma parede em madeira que pretendo fazer, poderia me ajudar?

  5. Viviane,
    Eu posso lhe dar, gratuitamente e com prazer, dicas específicas sobre algum problema especifico, mas dicas para toda uma casa, infelizmente não tenho condições, pois o volume de trabalho é bem grande para manter o blog (e me manter). Caso tenha dúvidas específicas, escreva que terei prazer em lhe ajudar. E pense na ideia de contratar um decorador / fazer um projeto. Em geral, no final, vc tem economia de tempo e dinheiro.
    abs
    rosana

  6. Olá, vou reformar minha casa, e não tô dispondo de muitos recursos para contratar um decorador, posso mandar para seu email minha planta para me dar dicas?
    Tenho duvidas quanto a cores de paredes, iluminição, no quintal pretendo fazer um espaço goumert e como os quartos são pequenos e somos 3 adultos e futuramente 2 crianças, queria dicas para aproveitar melhor o espaço.
    Adorei sei site.

    Grata!
    Viviane

  7. Ola Rosana! Excelente o seu blog, parabens!!
    Eu estou fazendo o projeto da minha casa e gostaria que vc me indicasse um design de interiores pra me ajudar na escolha dos revestimentos e piso. Alguma sugestão em Itaguaí-RJ ou proximidades?? Obrigada.

  8. Olá, boa tarde!

    Sou arquiteta recém formada, de Campinas
    Adorei seu site, pois tem dicas ótimas e que complementam meu conhecimento de decoração e reformas.

    Obrigada
    Bjs

  9. Olá,

    Gostaria que me indicasse um profissional no Rio de Janeiro para me orientar com a reforma do meu apartamento. Quero mudar o piso, as portas, janelas, pintura, moveis. Gostaria de uma reforma rápida (pois tenho crianças em casa) e econômica.
    Olhei alguns sites especializados, com equipe de profissionais, mas fico na duvida de quem devo procurar.
    Um decorador, um arqueteto, ou uma empresa q já tenha tudo isso.

    Obrigada,

  10. To desesperada atras de um site aonde eu possa mandar a planta da minha casa e me enviarem dicas de como arruma-la.Vc pode me ajudar ou me indicar site que possam?Desde ja mt obrigada

  11. SILVANA,
    Aplicando o revestimento na horizontal vc fará com que o banheiro pareça mais baixo, mas mais largo. Se for este seu objetivo, acertou. O filete na vertical irá atenuar este efeito e segmentará o espaço, o que pode ou não ser o seu objetivo, pense nisso. O espelho até o teto tbém fará o banheiro parecer mais alto, além de parecer aumentar o espaço, como vc já deve saber. O tamanho dos pisos deve ser compatível com o tamanho do banheiro: Se ele é pequeno , piso menor. Quanto a PVC ou gesso, no banheiro o PVC funciona bem, pois é menos suscetível à umidade, mas a iluminação tem que ser tal que não esquente muito, para vc não ter problemas com o PVC, que é plástico. Qto à iluminação, é isso mesmo, mas a iluminaçaõ do espelho deve ser feita de forma a não provocar ofuscamento (a luz incidindo nos olhos) nem sombras (se ela ficar acima da cabeça, vai provocar sombras no rosto) nem mudar a cor das coisas(tem que ser lâmpada com luz amarela)
    Espero ter ajudado
    abs
    ROsana

  12. Gostaria de orientações para reforma de um banheiro de aproximadamente 3m2. Já tenho o profissional a excecutar o serviço porém restam algumas dúvidas qto á alguns materiais.
    Pois quero o revestimento branco, já escolhi o tamanho será 30×60(será apricado na horizontal).Pretendo fazer uma especie de divisão de areas com um filhete na cor verde, na vertical entre o vaso sanitário e o box e outra entre o box e o lavatório.Tenho dúvidas qto ao armário, gostei muito de um que vi na Leroy com cuba suspensa na cor branca tem medida de 60cm se não me engano e tem gavetas e um nicho e quero ocupar esse espaço da parede do lavatório com um espelho de 75cm de largura e não sei se levo até o teto. Minha dúvida maior e qto ao piso (tamanho) e ao rebaixamento do teto (PVC ou gesso)O PVC pra mim seria mas comodo, pois no caso de algum problema, pois moro no 1º andar seria mais facil de trocar ou reparar; e a iluminação, penso em algo próximo ao espelho e um centralizado. Pode me dar algma orientação referente a essas dúvidas.
    Desde já fico grata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui