O (A) Designer de Interiores normalmente trabalha da seguinte forma (existem variações que dependem do(a) profissional e também do trabalho a ser feito):

Inicialmente ele(a) conversa com vc. Ele(a) deve conversar muito sobre o uso do ambiente,  hábitos, desejos,  gostos,  necessidades (suas e dos demais moradores). Durante esta conversas poderá dar algumas ideias, desenhar alguma coisa, fazer algumas medidas, falar sobre possíveis soluções, etc.

Contratando o serviço 1Contratando o serviço 2Contratando o serviço 3

Fotos de homedesignfind marionhearts www.younghouselove.com

A partir daí ele(a) poderá lhe fazer uma proposta com orçamento e prazo, para execução do projeto (que discutirá com você muito, antes de realmente executar).

Caso vc aceite o proposto, deverá ser elaborado um contrato onde constará a proposta aceita.

Este projeto será apresentado à você através de plantas e desenhos, com nível de detalhamento que depende da complexidade do trabalho a ser feito. Podem (e devem) ser apresentadas mais que uma solução para sua escolha.

Neste momento é fechado o formato final e são definidos  materiais, cores, móveis, etc. Todas as suas dúvidas devem ser sanadas e você deve ter uma noção muito clara de como ficará seu ambiente após o serviço.

Contratando o serviço 4Contratando o serviço 5Contratando o serviço 6

Contratando o serviço 7

Contratando o serviço 8Fotos de CasaAbril e projetos do Simples Decoração

Os profissionais que executarão os serviços necessários podem ser contratados por ele(a) ou por você.

Ele(a) pode se responsabilizar por todo o trabalho ou acompanhar a execução, depende do que você desejar ou da forma de trabalhar do(a) designer.

Dependendo da complexidade, será necessário um cronograma com as etapas a serem cumpridas, seus prazos e desembolsos necessários.

De todas estas decisões dependerá o custo final do trabalho, que deverá ser previsto (ou fechado, fixo) pelo(a) designer no contrato de trabalho, assim como a forma de pagamento.

As compras de materiais, móveis, etc necessários poderão ser feitas pelo(a) designer ou por você com a supervisão ou acompanhamento do(a) profissional, o que também deve ser decidido por vocês antes da aceitação e início dos trabalhos.

Enfim, todos os detalhes devem ser discutidos e acertados antes da aceitação, pois, normalmente, qualquer modificação ou questão não resolvida pode se transformar em gastos extras nas fases posteriores.

Durante o trabalho, se este tiver um prazo maior,  reuniões de acompanhamento devem ser feitas com o(a) designer e os responsáveis pelos serviços que estão sendo executados. É muito importante o seu acompanhamento e compreensão do que está sendo feito.

É claro que problemas sempre podem acontecer, tais como atrasos em entregas de materiais, necessidade de troca de algo que foi planejado mas por alguma razão não é possível realizar da forma planejada, etc. Nestes casos é necessário entender se o fato ocorreu por erro de alguém ou por um imprevisto impossível de se prever  (por exemplo, a necessidade de modificar uma instalação hidráulica planejada foi  porque a planta original do ambiente não apresentava um detalhe que impossibilitou a sua instalação ou o responsável instalou erroneamente porque não seguiu a determinação do arquiteto ?).  Por isso, quanto mais profundo for o estudo preliminar, mais detalhado o planejamento e maior o envolvimento do cliente e o acompanhamento, mais chances de sucesso o projeto terá.

46 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Ivonice!
    Contrato de que tipo de serviço ? Construção ? Reforma ? Decoração ? Projeto somente ? Projeto e execução?
    Dependendo do tipo de serviço, tudo muda…
    aguardo
    abs
    Rosana

  2. Oi, Karla!
    As paredes, tapete e objetos em cores claras, neutras ou alegres e vivas vão ajudar a “iluminar” o ambiente.
    Um reforço na iluminação mesmo também.
    Acho difícil, mas se seu marido aceitar acrescentar algum móvel novo branco ou em cor neutra ou viva e alegre (q não precisa ser a usada nos outros itens , mas combinar com elas) ou clarear a madeira (lixando e passando verniz claro) dos móveis tbém funciona.
    Quadros com cores claras tbém ajudam.
    Uma parede diferente somente não acredito q vá ajudar tanto..Mas vc pode tentar todas as paredes em branco menos a atrás do sofá, por exemplo, em uma cor clara mas q não seja viva demais. Mas sugiro fazer estas outras sugestões primeiro e ver se não será o bastante.
    bjo
    Rosana

  3. Olá Rosana!

    Eu casei e fui morar na casa do meu marido, ou seja, sem qualquer toque de decoração etc. Ele ama madeira e o estilo rústico. Daí o meu problema, pois gosto de tudo clim. 🙂
    Gostaria muuuuito de dar um toque mais moderno no ambiente rústico da SALA.
    Não queremos nos desfazer dos móveis, pois são de madeira de lei maciça, mas quero modernizar o ambiente.
    O piso é escuro, as poltronas são de madeira, bem como a mesa e a cristaleira, ou seja o ambiente é escuro demais!
    Poderia me ajudar a dar uma incrementada sem gastar muito?
    Pensei em uma parede diferente (mas qual?), minha sala é retangular e escura.
    Pode me ajudar?
    Abraço.
    Karla

  4. Somos da Trybo Design, da uma olhada em nosso site, lá vc encontrará artigos bem interessantes sobre decoração e iluminação.

    Sendo fabricantes conseguimos atender projetos personalizados com preços justos.

    Trybo Design – www.trybo.com.br
    Facebook – www.facebook.com/trybodesign
    Instagran – #trybodesign

    Se tentou e fracassou, se planejou e viu seus planos ruírem, lembre-se de que os maiores homens da história foram produtos da coragem, e a coragem bem sabemos, nasce no berço da adversidade

  5. Oi, Marta!
    O ideal é um projeto, para que vc comece sabendo onde vai acabar, quanto vai gastar, enfim. Esta mudança não é uma mudança simples. Elétrica, iluminação, gesso, enfim, o ambiente vai mudar de função. Inclusive há de se pensar no acesso à esta sala, o que é bem diferente do acesso à uma garagem.
    Sugiro que contrate um designer ou arquiteto que faça um projeto e efetue o acompanhamento dele pessoalmente.
    um beijo
    Rosana

  6. Maria,
    Retirei seu telefone para sua proteção, cuidado!
    O seu sofá tem cor neutra e vc pode usar muitas cores, depende do seu gosto e do restante do ambiente. Usar cores que já existam no ambiente em estampas e lisos (e que combinem com o sofá) tem grande possibilidade de ficar bom.
    Vc deve ver as medidas do lustre e simular no ambiente. Ele deve ser compatível com o tamanho da mesa, nem pequeno demais nem grande demais. Ele deve tbém combinar com o estilo da decoração da sua sala. E se instalado entre 80 e 90 cm do tampo da mesa. Para trocar, converse antes com o vendedor para ver se há a possibilidade. Em geral há.
    bjo
    Rosana

  7. Olá, Paulo,
    Entendo que deseja mexer em paredes, correto ? Neste caso, o profissional que vc precisa é um arquiteto (ou designer que tenha um arquiteto em sua equipe) que, além de fazer o projeto deve acompanhá-lo pessoalmente, para sua maior segurança. Em geral, decoradores, designers de interiores e arquitetos não cobram qualquer valor para lhe fazer um orçamento. O procedimento normal é fazer uma visita ao seu apartamento, escutar suas necessidades, tirar fotos, pedir planta, e após algum dias lhe voltar com uma proposta de trabalho com todas as fases do serviço que irá fazer, descritas de forma que vc compreenda exatamente, os valores, o que está e o que não está incluído e preços de cada etapa e total. Vc pode e deve questionar tudo que não compreender, negociar valores e formas de pagamento (eu prefiro sempre pagar um valor inicial e o restante de acordo com o andamento do serviço, seja ela qual for) . Caso feche o negócio, é interessante fazer um contrato que inclua o texto da proposta, penalidades para ambas as partes caso não haja cumprimento de qquer acerto e maior detalhamento, se necessário for. Infelizmente não tenho referências para vc que trabalhem nesta área, mas busque e certifique-se (telefonando e até visitando se possível) de referências em trabalhos similares ao que deseja. A empatia com e a confiança no profissional é super importante.
    O trabalho é bem similar ao do designer de interiores, mas o designer de interiores não deve mexer em paredes (demolir, construir) sem a presença de um arquiteto na sua equipe.
    Por isso você pode considerar este post (contratando o serviço). Veja este post onde mostro a diferença entre os profissionais: https://www.simplesdecoracao.com.br/2012/09/quem-faz-o-que-em-um-projeto-de-construcao-reforma-decoracao/
    abs e boa sorte!

  8. Boa tarde,

    Estou comprando um apartamento antigo, mais não gostei muito do tamanho da cozinha e do banheiro, e gostaria de saber se para fazer um orçamento com um decorador, é preciso pagar pelo orçamento, ou não, pois primeiro quero saber quanto fica tudo para depois da a resposta.
    Sou do Rio de Janeiro, e o imóvel fica na Av. Dom Hélder Câmara, no bairro Cachambi, próximo ao Norte Shopping.
    Obrigado.

  9. Boa tarde, preciso de orientação: tenho um sofá na cor bege escurecido preciso de almofadas para decoração que cor mais adequada? Vi no site cores em tom pastel bordadas
    Preciso de um lustre de cristal para sala de jantar onde a mesa é de vidro e 6 cadeiras vi no site um lustre com 6 braços, as arandelas eu não visualizei vou precisar.
    Se o produto não for adequado ao ambiente como faço pra trocar?

    Grata

  10. Oi, Maria Diaz,
    É bem difícil dar uma ideia para vc sem ter uma visão do espaço. Envie fotos para [email protected] e repita todo este texto para q eu saiba do que se trata, pois recebo muitos e-mails. No que puder, eu lhe ajudo gratuitamente. Se não for possível, lhe passo um orçamento.
    ok?
    bjo
    Rosana

  11. Olá. Muito legal o blog. Gostaria de dicas para redecorar um quarto de leitura – estudos de 9 m2. É apartamento. Ele é todo branco. Tem uma parede que é meio laranja queimado onde ficam as bancadas de estudos (madeira noce) com 2 cadeiras giratórias pretas. Nessa parede laranja tbm fica um quadro de recados 0 cinza 0 ímã e uma TV de plasma pequena. Em cima do quadro fica uma estante da mesma cor da mesa. Tem um gaveteiro com gaveta de vidro bege.
    Tem um armário com porta de correr em outra parede – da mesma cor a madeira. Tem um detalhe no armário bege de vidro. Armário embutido.
    Comprei uma poltrona de patchwork e uma luminária de chão. Pretendo colocar um tapete cru pequeno – embaixo da poltrona. Tem um cabideiro cinza – bastante utilizado e um violão que pretendo colocar num suporte. A Dúvida: vai ficar muito cheio ? Onde deixo o cabideiro após colocar a poltrona ? Queria colocar um pufe pequeno na frente da poltrona, ficaria legal cor preta? obrigada. Se eu puder mandar foto eu agradeço se puder passar o email. Qual é o custo para essa orientação.

  12. Oi, Bárbara!
    Eu acredito que vc possa colocar rente ao teto sim, mas será que nesta posição terá realmente o efeito que vc deseja ? Um filete só talvez passe desapercebido….atenção tbém para o fato de que isso talvez faça o banheiro parecer mais baixo, ok? Sugiro realizar testes em uma pequena área…Converse com o profissional que for realizar o serviço.
    bjo
    Rosana

  13. Boa Noite Rosana, simplesmente AMEI o seu site, sua dicas…
    Estou iniciando a obra no meu apartamento e me surgiram duvidas quanto ao meu banheiro.
    Eu gostaria de fazer nichos no box para sabonete e shampoo e condicionador e queria revesti-la com pastilhas de vidro, e também queria fazer um filete na horizontal porém não na metade da parede e sim proximo ao teto, meu forro é de gesso tabicado, a minha duvida é a seguinte esse filete de pastilha de vidro eu posso coloca-la bem rente ao teto fazendo uma moldura ou tenho que deixar alguns cm de azulejo para ai sim colocar as pastilhas ?
    Se puder me auxiliar quanto a isso ficarei grata.

    Abraço

    Bárbara

  14. Parabéns! Seu site é muito útil, simples e objetivo. Estou reformando minha casa e depois que descobri sua página tudo ficou mais claro e até divertido. Indiquei a amigos e elas estão adorando.
    Muito obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui