As pastilhas se apresentam em tantos formatos e materiais, que resolvi começar nossa viagem pelos revestimentos por elas. Mas veja o primeiro post desta série aqui para saber as características importantes dos revestimentos em geral.

Características das pastilhas

: Revestimentos pequenos, vendidos em placas, colados em um papel aderente para facilitar a aplicação. Podem ter vários acabamentos e materiais acrescidos (porcelana, cerâmica, vidro transparente, vidro colorido fosco, com acréscimo de metais, purpurina, materiais de lâmpadas fluorescentes recicladas, osso de boi, casca de coco, bambu, etc, etc.). As pastilhas podem ser industrializadas ou artesanais, vem em tamanhos diversos, desde  2×2 até 12×12 cm ou mais; podem ser colocadas em grandes áreas ou usadas como detalhes. São especialmente  indicadas para revestir superfícies muito irregulares, por serem pequenas. Vou falar mais profundamente das pastilhas de vidro. As demais tem fabricação, instalação e usos diferentes.

As pastilhas de vidro são compostas por uma mistura de areia e outros materiais inorgânicos, fundidos em fornos de alta fusão – 1600ºC.  Após fundida, ela é afinada e condicionada termicamente, tornando-se uma massa homogênea, depois resfriada até 120ºC e preparada para o corte) e pigmentos.

pastilhaLequeMazzaCeramicas

Pastilha em Leque da Mazza Cerâmicas

pastilha_de_porcelana-atlas

Pastilha de porcelana da Atlas

pastilhas-de-ceramica-atlas

Pastilha de cerâmica da Atlas

Elas devem ser instaladas em piso ou paredes livre de fissuras, trincas e umidade. Na parte inferior e no contrapiso recebem argamassa colante. Depois de 2 horas do assentamento, deve-se efetuar limpeza para que o papel saia. O rejunte e a argamassa devem ser escolhidos de acordo com o produto e o ambiente de uso.O Rejunte Epóxi é excelente, mas siga as instruções do fabricante para não ter problemas.

pastilha-de-bambu

Pastilha de bambu Pastilharte

Usos, manutenção e vantagens da pastilha de vidro

Ambientes internos e externos, Pisos e paredes de áreas molhadas, piscinas, fachadas, compondo mosaicos, etc. Normalmente, com baixíssima absorção de água – abaixo de 0,05%, são revestimentos perfeitos para áreas molhadas, mas é sempre  necessário consultar o fabricante/vendedor para confirmar se a pastilha escolhida é apropriada (por suas características de resistência a atrito, PEI – desgaste e abrasão, porosidade, dureza, limpabilidade, capacidade antiderrapante ou não,etc) ao ambiente desejado. Por exemplo:Em  cozinhas e banheiros: Mínimo PEI 3, Limpabilidade 5 , no piso, antiderrapante, rejunte impermeável.  Em quintais, garagens e corredores, Mínimo PEI4 e material que resista a pressão por peso. As pastilhas de vidro são resistentes somente ao tráfego moderado de pessoas. Elas também não absorvem líquidos, inclusive óleos, e resistem a diversas substâncias químicas – exceto ácido fluorídrico, sem perder tonalidade e brilho.

pastilha-de-vidro

Pastilha de vidro

Manutenção: Lave o piso com água e sabão; escovas podem provocar riscos.

Vantagens: Sempre está na moda, é durável e  não desbota. Impermeável, tem grande variedade de cores, tonalidades e tamanhos e permite composições diferenciadas de efeito estético único.

pastilha-de-madreperola

Pastilha de Madrepérola

Desvantagens: Para instalar procure MESMO mão de obra especializada. É um piso um pouco frio, desconfortável para lugares frios. As de vidro tem custo alto e todas não suportam grande tráfego.

Exemplos de Uso:

banheiro com pastilhas

Pastilhas no box

pastilhas-hexagonais-no-piso

Pastilhas hexagonais no piso do banheiro

Mise-Arquitetura-pastilhas-adesivas

Pastilhas adesivas no frontão

Revestimentos para pisos e paredes(2)-Pastilhas 1

Na Piscina

pastilha na parede do chuveirão

pastilha na parede do chuveirão

fachada-com-pastilhas

Nas fachadas

Veja aqui o terceiro post desta série.

Fotos dos sites e blogs: Pastilhart, spaclean,casabril, alifesdesign,casaejardim, achadosdedecoracao, alkemie e apartmenttherapy, acervo de interiores,condominiosc

47 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Irene,
    Na borda externa da piscina sugiro não colocar pq elas esquentam com o sol e podem ser escorregadias.
    bjo
    Rosana

  2. Gostaria de colocar no meu banheiro um L do teto ao chao so que me disserao que nao pode colocar pastinha de vidro no chao, entao gostaria de sabe qual a pastimha ideal para o piso me ajuda estou desesperada.
    OBRIGADA

  3. Oi, Nadia,
    Provavelmente não vai ficar bem. Vc precisa nivelar os azulejos primeiro, com amssa epoxi.
    abs
    Rosana

  4. Oi, Renata,
    O Piso e a parede em bege e branco permite qualquer cor praticamente, pois são neutras! Eu adoro verde no banheiro, mas sinceramente vc pode usar praticamente tudo, desde pastilhas em marrom por exemplo, que vão dar um toque formal e sofisticado, até vermelhos, azuis, enfim. Só não coloque preto pq acho que fica muito mortinho..rs!
    E o brindex, por favor, escolha transparente, principalmente se o banheiro for pequeno. Se ele for bem grande, vc pode colocar um um tantinho puxando para o bege…
    bjo
    Ro

  5. Boa noite,
    gostaria de esclarecer uma dúvida, estou colocando piso/parede porcelanato bege claro com tons branco sombreado e gostaria de sugestão para a decoração com pastilhas ( cor ) e também se o brindex box tem que combinar com a cor da pastilha ou com o piso, qual a cor mais indicada.

  6. Ola,
    Comprei pastilhas de vidro trabalhada em tons de marron cafe e mais claros
    e fiz testes para o rejunte branco (nao gostei achei muito contraste) e no tom marrom cafe ainda teve destaque e tb com o preto…na amostra pequena o preto foi o q menos apareceu…mas minha duvida é sera q nas faxias de 15 cm q vou fazer na parede do wc nao vai acabar destacando o preto?
    Aguardo sua opiniao.
    agraços
    Ca

  7. Olá, Renata,
    Veja neste site informações sobre produtos e cores: http://www.weber.com.br/assentar-revestimentos/solucao-construtiva-para-minha-obra/cartela-de-cores.html
    bjo
    Rosana

  8. Oi, Cyro,
    Sim pode. Para explicações detalhadas acesse o site da weber (http://www.weber.com.br/assentar-revestimentos/o-guia-weber.html que tem muitas explicações detalhadas sobre assentamento de revestimentos.
    abs
    Rosana

  9. gostaria de maiores explicações, quanto a aplicação das pastilhas em um banheiro, de porte pequeno. Por exemplo: deve-se colocar sobre a cerâmica que já existe no banheiro? preciso de explicações detalhadas, pois estou muito interessado em fazer estas aplicações em meu banheiro.

  10. Oi, maria!
    Vai ser muita informação, viu? AInda mais verde com vermelho que são complementares, mais pastilha, mais textura… Vai ser muita coisa em uma parede só…
    bjo
    Ro

  11. olá, estou construindo e tenho uma cozinha conjugada com a sala de jantar e estar …apesar de ser uma cozinha noturna, em um lado ficará os armarios, terá uma ilha para o cooktop, e uma outra para pia…do outro lado da parede não sei o que faço: coloco pastilhas, papel de parede, textura ou tijolo aparente??? o estilo da casa é moderno, terá pedra palito na fachada, mas amo o tijolo aparente mais claro…

  12. olà gostaria de saber se combina eu colocar na parede da minha inteira metade da pastilha verde e a outra metade fazer uma texturizaçaõ. e pintar de vermelho obrigado pela atençaô

  13. Oi!minha dúvida é sera que ficar bonita colocar pastilhas no pisos e parede,pois comprei pastilhas brancas para piso e parede verde para todo box.

  14. Que tipo de argamassa usamos para aplicar a pastilha sobre o asulejo?????? fui indicada a argamassa piso sobre piso, mas não existe preta no mercado.

  15. OI, Tati,
    Eu prefiro as pastilhas somente na parede e em alguns pontos, como nichos e frontão da pia. Assim vc compra menos e pode comprar pastinhas de vidro, mais caras. A questão não é nem dele fica menor ou maior, é a limpeza. NO piso vc pode colocar porcelanato ou cerâmica comum, opções simples e com preço razoável.
    bjos
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui