No 1o. post desta série falei sobre algumas características dos revestimentos, como Coeficiente de atrito, Absorção de água, Resistência a cargas, Resistência à abrasão (PEI), e Resistência ao risco. Hoje quero acrescentar algumas informações gerais sobre os revestimentos cerâmicos em geral.
Revestimentos Cerâmicos
Revestimento Cerâmicos, em linhas gerais, são placas instaladas com rejuntamento e argamassa e tem em sua composição argila e outros minerais queimados em altas temperaturas, tais como azulejos, ladrilhos, pastilhas, etc. É um produto durável, de fácil manutenção, antialérgico, resistente, impermeável, decorativo, não inflamável e acessível a todas as condições financeiras. E hoje existem revestimentos cerâmicos tão variados que a maior dificuldade é escolher.
ceramica extrudada Wood e azulejos Retro Eliane
ceramica Ecco Nature Porto ferreira e ceramica retificada Batistella
ceramica esmaltada Incefra
Há uma característica além das comentadas acima, que influencia muito no preço: a Classe: Classe A indica produtos que não tem defeitos visíveis a 1 metro de distância; Classe B ou C podem apresentar pequenos defeitos.
terramurata Portinari
A classificação visual de qualidade é a classificação dos fornecedores em relação a defeitos no produto: A ou Extra – Sem defeitos; B ou Standard – defeitos quase imperceptíveis; C ou Comercial – defeitos aparentes pequenos; D, Resíduo ou Defeituoso – Defeitos bem visíveis; E ou Caco.
listelocristalRomantic
Outra é a resistência à gretagem, isso é, a fissuras e trincas na superfície.
Locais mais sujeitos a umidade (piscinas, saunas, etc) devem ser revestidos com materiais com baixo índice de absorção de água, porque quando a cerâmica absorve água, aumenta de volume e quanto menor o índice de absorção de água , menor a sua expansão por umidade.
Uma questão que vira e mexe respondo aqui: Posso usar revestimento para piso na parede e vice-versa? A resposta é: Revestimento de Piso na Parede sim, muitas vezes. Mas o contrário não, nunca! E minha sugestão é sempre seguir a recomendação do fabricante ou vendedor especializado. Um piso usado em parede, por exemplo, pode descolar mais facilmente que o revestimento específico para parede.
Quando o revestimento será instalado como piso em ambiente onde há AREIA, deve ter a maior resistência ao RISCO.
Em áreas molhadas, outro cuidado a ser tomado é quanto à caída. A instalação do piso deve permitir que a água tenha escoamento correto, evitando poças pelo caminho que, além de danificar o material, podem causar acidentes.
Harmonia: Quanto mais padronizados os pisos e paredes, mais harmônico é o conjunto. Evite transições bruscas (cores e materiais totalmente diferentes, por exemplo) entre os revestimentos, isso compromete a beleza e o requinte dos espaços. Você pode manter o mesmo material ou a mesma cor no piso e na parede, por exemplo. E usar as combinações, com listelos e tozzetos criadas pelos fabricantes.
Quantidade: Normalmente calculados em metros quadrados, ao comprar os revestimentos cerâmicos, você deve acrescentar, no mínimo, 10% a mais que a metragem do espaço onde irá assentá-los.
E nunca é demais repetir: Consulte o fabricante, use o material como ele especifica, assim como as argamassas e rejuntes especificados. Isso lhe dará muito mais segurança de um ótimo resultado.
As fotos aqui usadas foram retiradas do site e curso de decoração da Casa Abril.
Veja aqui o quinto post desta série
Sugiro entrar em contato com a Delta ou, se o modelo for antigo, em lojas tipo museu dos azulejos
ab
Rosana
obs estou procurando revestimento delta referencia dc52670
Felipe,
Eu não vendo qquer produto.
abs
Rosana
vimos por este meio solicitar catalogo de vossos produtos
Oi, Fernando,
Esteticamente, em geral , vc não vai notar que o piso está sendo usado na parede.
abs
Rosana
Oi, Marta,
Em quintal eu gosto de pedras como a São tomé, que não esquenta. Uma ótima solução é o piso drenante, que deixa passar a água da chuva, uma solução ecológica e que diminui a possibilidade de formação de poças.
bjo
Rosana
Oi, Adriano,
No quarto é sempre bom revestimento “quente”, como madeira, piso laminado ou vinílico. Os frios como porcelanato tbém podem ser usados mas necessitam de um tapete nas laterais da cama ao menos para evitar o contato frio dos pés ao acordar.
abs
Rosana
Agradeço a sua atenção. A minha dúvida está relacionada à estética mesmo. Usar o piso como revestimento pode não passar uma boa impressão, ficar estranho, feio? Vc costuma fazer uso dessa opção ou acha que o revestimento é uma opção melhor, mais refinada? Grato.
Oi, Fernando,
A questão não é moda, é característica do material. O revestimento para piso tem características mais “robustas” que os para parede, pq precisam suportar mais “ataques”: pisadas, coisas que caem, etc. Por isso os de piso sempre poderão ser usados nas paredes.
abs
Rosana
Olá, no seu post vc diz que não há problema em se usar revestimento para piso nas paredes. Como o post é de 2010 e tudo muda rapidamente, gostaria de saber se isto não caiu de moda, se vc continuaria recomendando, grato.
Oi, Marla,
Vc deve ver para comprar os revestimentos todos juntos para ter uma ideía se as cores combinam entre si. Me parece que vai combinar, mas não tenho como lhe dizer sem ver.
bjos
rosana
Oi, Mari,
Revestimentos em tamanhos pequenos acompanham melhor superficies arrendondadas.Pedras ou tijolos em formato arrendondado (coluna redonda) são boas pedidas.
bjo
Rosana
Boa tarde, estou precisando de uma ajuda, o meu quintal esta com um piso que está muito claro, gostaria de veficar qual piso seria mais indicado, é um espaço grande, e detalhe tenho 2 cachorros. Aguardo obrigada
Bom dia!!
Gostaria de saber se é adequado e qual o tipo de revestimento que posso usar no quarto?
Um abraço.
Adriano.
Ola estou construindo uma varanda grande com churrasquiera, balcao e ao inves de torneira bica dágua mas estou com duvida em relacao ao piso que é um porcelanato claro com tom da ceramica se combinara com churrasqueira que sera revestida de ceramica que parece um tijolinho e na parede do balcao revestida um piso que parece tijolo onde é citado na foto acima. Por favor me ajude nesta dificil decisao, obrigada.
quero revestir as colunas da area externa , estou tendo dificuldades em escolher pq é redonda.
Luciana
Pode ser umidade. Sugiro não disfarçar mas sim chamar um profissional que quebre até o tijolo e aplique um impermeabilizante, espero secar e refaça o revestimento.
Assim provavelmente vc resolverá o problema de vez.
bjo
rosana
ola, preciso de ajuda. A parede principal da minha sala de jantar `malha no inverno qual o melhor revestimento para disfaçar esse defeito.
Oi, Leni!
Com certeza um bom profissional para realizar este trabalho vai ter todas as respostas que podem ser especificas para vc. Procure pessoas de confiança e que possa ver trabalhos anteriores.
bjo
rosana
Olá, gostaria de sua ajuda, pois estou pretendendo revestir uma parede da sala de jantar, mas estou preocupada com o acabamento, se eu optar por um revestimento ceramico, como posso fazer o acabamento que vai ficar entre as duas paredes? e na outra ponta posso colocar uma cantoneira?