Pequeno é uma coisa muito relativa, concordam ? Quem mora em um palácio acha um apartamento de 300 metros quadrados um ovo. E quem mora neste apartamento acha impossível ter uma sala de estar 12 metros quadrados!
Qualquer coisa é considerada pequena quando relacionada à outra coisa. No caso da decoração de ambientes, o que se relaciona ao tamanho do espaço para concluir que ele é pequeno são:
– As atividades que serão exercidas no espaço: Quanto maior o número de atividades diferentes, maior deve ser o espaço: Se você deseja ou precisa que a sala tenha ambiente de estar e jantar ela é “menor” quando comparada à mesma sala se ela for usada somente como sala de estar.
– A quantidade e volume dos elementos que este espaço terá: Se vc deseja usar um sofá de 3 metros de comprimento, a sala 4x5m ficou bem menor do que se vc escolher um sofá de 2 metros. Assim como se vc tem um conjunto com 1 sofá de 3 lugares + 2 de 2 lugares, mesmo de pouco volume, eles precisam de muito mais espaço que 1 sofá de 2 lugares + 2 poltronas. Além do tamanho dos móveis, vc precisa pensar na circulação em volta deles. Além disso, trocentos objetos pequenos espalhados por um ambiente, para não dar a impressão de “entulho” precisam de mais espaço que apenas poucos objetos maiores.
– A quantidade de aberturas e detalhes arquitetônicos (portas, janelas, colunas, desníveis de parede, etc) que o ambiente tem: Estes elementos ocupam espaços! Imagine aquele sofá de 3 metros na sala 4×5 onde todas as paredes tem janelas, portas e reentrâncias: Fica muito mais difícil posicioná-lo, talvez impossível ! Além disso, portas, principalmente quando tem cores diferentes das paredes e escuras são, visualmente, como um armário de 0,80 x 2,10 m !
– A quantidade e tonalidade das cores: As cores modificam a noção do tamanho do ambiente. Cores escuras e fortes precisam de “espaço” maior que as cores claras e neutras. Estampas pedem tbém mais “espaço” que cores únicas. Este “espaço” pode ser na metragem do ambiente ou em paredes e outros elementos em cores claras.
– A quantidade e volume das texturas: Quando você usa texturas, seja em paredes, detalhes de móveis, revestimentos ou tecidos, vc acrescenta informação. E todo acréscimo de informação necessita de espaço.
Como em quase todo conhecimento na vida, quanto mais aprendemos e temos experiência, mais simplificamos. Não é à toa que este site é o SIMPLES DECORAÇÃO. Então, a 1a regra para você decorar ou redecorar um espaço, principalmente quando você o considera “pequeno” para o que pretende é : Repense o que pretende e a 2a. é: Simplifique.
1) Repense o que pretende – Perguntas do tipo – “Preciso mesmo de/que …..” tem uma capacidade enorme de aumentar os espaços. Se pergunte isso para cada item do ambiente: Preciso mesmo de um sofá de 3 metros? Mesa com 8 cadeiras? Mesinhas laterais e de centro? …
2) Simplifique – Diminua, simplifique o desenho e detalhes de móveis, cores, texturas, tudo!
Fotos dos sites e blogs: achadosdedecoração, casaejardim, decorology, blissfulb, casa abril e coco+kelley
Belo artigo tão de parabéns
Oi, Juliane,
Não dá para lhe dizer se não sei como é a área. Veja aqui: https://www.simplesdecoracao.com.br/decoracao-na-cozinha-2/ dicas sobre distribuição dos elementos na cozinha. Caso deseje, envie fotos para [email protected]. Talvez consiga lhe ajudar melhor.
bjo
Rosana
Oi Rosana, estamos comprando um apartamento e a cozinha é integrada com a sala, gostaria de colocar um cooktop na ilha, mas estou com pouco de receio. Será que vai ficar bom gostaria tanto de uma luz! Bjus desde ja agradeco!