Agora todo mundo resolveu derrubar tudo quanto é parede, perceberam? Nos apartamentos cada vez menores isso ajuda a aumentar a chamada área útil, melhorar a iluminação e a circulação do ar. Mas é claro que traz alguns problemas. Um deles é que se não tivermos uma boa distribuição dos móveis e não usarmos certos “truques”, aquela área que ficou maior, vai ficar uma grande bagunça confusa.
Então, aí vão alguns bons exemplos que mostram como dividir ambientes sem usar paredes , mantendo a iluminaçao e uma boa circulação:
(Os ambientes podem ser maiores que o seu, mas as idéias funcionam da mesma forma)
NO exemplo acima vc pode ver diversas idéias: 1) a divisória de vidro e o móvel, entre a cozinha e a sala; 2) A mudança de revestimento entre a cozinha e a área de serviço 3) O forro de gesso na área de jantar 4) O tapete na área de estar. Tudo isso define os diferentes ambientes de uma forma sutil, mas clara.
Acima, idéias para dividir ambientes que precisam de alguma privacidade: A 1a foto é uma “cortina” feita com discos de vinil pintados. Na quarta foto um simples biombo (até feinho, mas vale o exemplo, tá?) e na 2a e ultima fotos, ripados de madeira fazendo as vezes de persianas divisórias.
Na 1a foto, uma persiana presa por cabos, ocupa o espaço entre a parede e a coluna; Na 2a um bonito painel vazado (Achei na Art Maison); Na 3a, uma estante vazada e na 4a uma idéia muito original: Cordas esticadas ( o acabamento no chão podia melhorar mas a idéia é legal).
Na 1a foto o tapete informa onde termina a área de estar e a divisória fixa de madeira (quase uma escultura, muito bonita), dá maior intimidade para os corredores da casa, sem atrapalhar a iluminação e criando um “caminho” de circulação. Na 2a. foto outra estante (linda) vazada.
Aqui um exemplo de uma distribuição que me pareceu um tanto estranha. Observe aque a área de estar acabou não ficando bem definida, com a mesa de jantar no meio da história e as poltronas com uma visibiidade ruim para a TV. Ainda mais com a cozinha lá embaixo, a circulação cozinha-mesa de jantar provalmente atrapalhará quem estiver querendo ver a TV.
Veja no ambiente acima como o aparador atras do sofá, além de esconder a parte posterior deste, cria outro ambiente e (que pode ser a área de jantar, por exemplo) como o conjunto sofá em l + tapete + mesa cria uma área de estar separada da outra, perto da janela.
Ao distribuir os móveis no seu ambiente pense na circulação entre eles, na funcionalidade de cada um e em como dispor os móveis sem que o uso de um não atrapalhe o uso do outro.
Fotos dos sites e blogs: designattractor, thedesignerpad, decophoto, thebrickhouse, artmaison, designdeinteriores, decorviva, daylyicon, cores da casa e mdemulher.
Eu acho biombo o máximo, Tamires!
bjo
Ro
Oi, Tamires!
O simples decoração não vendo produtos, só dá ideias para vc decorar a sua casa!
bjo
Rosana
Tenho interesse de usar como biombo