Conversando com as (0s) leitores(as) que me escrevem, percebo que alguns termos usados na decoração, design de interior e arquitetura são desconhecidos ou confundidos por algumas pessoas. Por isso fiz uma seleção (bem mínima, mas vou voltar ao assunto) para esclarecer. Espero que seja útil.
No banheiro e na cozinha: Os armários inferiores podem ser suspensos (não tocam o chão) ou ter um sóculo ou soco, que é uma base, normalmente em alvenaria, que protege o móvel da umidade. A área revestida na parede da bancada é chamada Frontão e o pedaçinho (normalmente uns 3 cm) da bancada que avança além das portas dos armários inferiores é a Borda ou Beiral. No banheiro muitas vezes há um revestimento largo acima dos armários: È a Saia. Os armários superiores tbém são chamados aéreos. Na 3a foto, uma tendência que dá um efeito muito bonito são os Rasgos no Forro onde é embutida a iluminação. Quando vc escava a parede, criando um local para colocar objetos, iluminado ou não, vc cria um Nicho embutido.
Existem muitos modelos de cortinas e muitos acabamentos para elas. Realmente fica difícil lidar com tanta informação. Acima os acabamentos Varão, Trilho e Bandô. Atualmente o Bandô (uma caixa onde se esconde o acabamento) está sendo menos usado e o trilho embutido no forro, inclusive com iluminação tbém embutida no forro é uma tendência.
Aqui tipos de cortinas que costumam confundir: A Romana, a Rolô (as 2 com movimento vertical) e o Painel, que tem movimento para os lados.
Fotos dos sites e blogs: Luxaflex, AcervodeInteriores, Ivillage, Contemporist, CulturaMix, InspiringInteriors, Rajivsaini, ADiaryofLovely e VidaeEstilo
Gostei ..poie nem eu sabia de tudo isso , sou estudante de Arquitetura…obrigada !
😀