Olá! Continuando o assunto que comecei na Parte I , mais alguns itens que devemos ter atenção, principalmente na decoração de em apartamentos pequenos:
5) Não atrapalhe a circulação com mesas de centro e laterais grandes para o espaço! Ter algo para apoiar copos, xícaras, revistas, colocar um abajur ou uma bandeja para servir um cafezinho é essencial, mas há diversas opções para usar melhor o espaço e evitar trombadas nos móveis:
Conjuntos de mesinhas leves e pequenas que podem ser empilhadas
ou puffs pequenos que podem ser usados como mesas (de preferência com rodinhas para melhor movimentação)
Estes modelos novos que “entram” no sofá
ou feitos sob medida para o cantinho ao lado do sofá
e, se não tiver jeito, um espaço atrás do sofá é melhor que nada…
6) Na escolha do tamanho da cama, considere o tamanho do quarto e não esqueça do espaço para os criados mudos! Cama grande é ótimo, mas ter criado mudo é mais importante no dia-a-dia. Agora, se mesmo com a menor cama o espaço é pouco, invente de alguma forma uma área para apoio ao lado, acima, atrás, embutido, em um nicho….mesmo que seja até de um lado só da cama de casal…é tbém melhor que nada.
7) Não esqueça do espaço para as cadeiras e o uso delas na mesa de jantar! As cadeiras tomam um espaço grande, que não pode ser esquecido senão não será possível sentar nelas. Caso tenha que encostar algumas cadeiras na parede ou comprar mesas extensíveis para melhorar a circulação quando não estiverem em uso, tenha certeza de que não será desconfortável demais usar a mesa na sua capacidade máxima.
o uso da mesa só será confortável para 4 pessoas se houver espaço bastante à esquerda para usar bem os assentos da direita.
Uma mesa redonda comportaria 6 lugares (mesa redonda ocupa melhor espaço pequeno)
uma solução ótima: Bancos (que não precisam ser movimentados para serem usados), mesa com pés mais centrais (facilitando a passagem para sentar nos bancos), espelho (que dá sensação de espaço maior mas não reflete o rosto de ninguém que está sentado), tampo e cadeiras transparentes (que parecem “sumir’ no espaço, “aumentando-o”).
uma solução ruim: O tampo da mesa está preso no móvel encostado à parede e se dobra quando não usado (um ótimo móvel para espaços pequenos), só que para usar as 2 cadeiras será preciso movimentar o móvel, o que é muito ruim. Funcionaria melhor se o móvel fosse encostado na parede onde está o espelho, percebe?
Fotos dos sites e blogs: ApartmentTherapy, CasaAbril, Remodelista, CoastalLiving, Decophoto e BlogdaReforma
Eu tbém adoro bancos na mesa de jantar, Carla!
Anotado!
bjo
Rosana
Olá, gostaria de mais fotos e dicas com decoração com bancos na mesa de jantar.Obrigada!
Oi, Renata,
Eu não sei exatamente qual é, mas é uma cor entre o verde e o azul, percebe? Veja o Floresta Úmida – R326 ou o Pradaria – P324 da Suvinil.
bjo
Ro
Ola, qual a cor usada na parede atras da mesa branca? parece um verde… achei linda!
Oi, Adriana,
Depende de onde vc está. Se for no RJ ou Sp, sim, para alguns bairros.Escreva para [email protected]
Rosana
Rosana, vc trabalha com visita no imovel?
Gostaria de algumas dicas.
Obrigada
Adriana
Obrigada, Joselita!
Essas dicas para pequenos espaços são sempre válidas. Hoje em dia cada vez mais tentamos aproveitar cada espaço de nossa casa ou apartamento da melhor forma. Meu quarto é pequeno, necessita de móveis planejados para aproveitar melhor os espaçso, mas infelizmente ainda não é possível fazê-lo. Aproveito essas dicas para colocar o que posso em prática.
Abraços e parabéns pelo blog, sempre passo por aqui!!