E continuando nossa Cobertura da Expo Revestir 2013, que começou aqui, vamos falar mais um pouco dos revestimentos cerâmicos, cuja maior novidade é ainda a impressão digital, que permite reproduzir outros materiais. Além disso, os slim com 3 a 4 mm de espessura (que permitem piso sobre piso) e os tamanhos, cada vez maiores, criando áreas com menos rejunte.
Percebi na Exposição tendências fortes para texturas e padrões que falam do natural, do retrô, de “aconchego” e, ao mesmo tempo um outra linha, que investe nos metálicos, geométricos, “industriais”. É interessante que as 2 idéias andem juntas, não ?
É mesmo uma representação do momento social atual: Desejamos a tecnologia, de certa forma nos tornamos mais “frios” , rápidos e por isso superficiais nos nossos relacionamentos devido a ela E, ao mesmo tempo, sentimos falta do calor humano, das conversas na cozinha, da delicadeza de tempos atrás…. Mas, chega de filosofia e vamos aos lançamentos: (clique nas imagens para aumentar)
A Lineart, do mesmo grupo da Villagres (família Buschinelli) apresentou a coleção Provenza (inspirada no sudoeste da França) para piso e parede, com 25×25 e 8mm de espessura, muito bonitos.
A Quilla mostrou a linha de cerâmica serigrafada artesanal Nouveau para revestimento, decoração e mobília, que pode ter ou não rejunte
A Biancogres também apresentou sua coleção em impressão digital, a tecnologia IMAGGIO® HD, em um stand de muito bom gosto. Os porcelanatos da linha ImaggioHD Miura tem 1,06 x 0,26m, com os tons e veios da madeira muiracatiara.
A Lepri, conhecida por sua pegada ecológica, apresentou também a cerâmica Bacco`s com texturas em relevo, 5x5cm, fabricada com vidros de lâmpadas fluorescentes e resíduos de telas de TV e monitores e muitos outros produtos rústicos e sofisticados.
A espanhola Porcelanosa mostrou em um grande stand tanta coisa bonita e delicada que fiquei perdida para selecionar. A Oxo Garden (31,6×90) com acabamento branco acetinado (2a. foto acima ) para paredes internas é mais bonita ao vivo (rs!)
a Porto Ferreira tbém estava por lá com sua impressão em HD e porcelanatos “envelhecidos” , a linha Vila Vecchia (52x52cm)
Finalmente, fechando os revestimento cerâmicos, a Portobello, que sempre nos encanta com seu stand dos sonhos, cheio de produtos e cenários maravilhosos.
Bem, no próximo post estou falando das pastilhas, mosaicos … e tem muita coisa ainda! Tanta que estou mostrando no Facebook (Página pessoal e página do blog), mais e maiores fotos. Vão lá dar uma olhada tbém, ok ?
Oi, Leandro,
Exatamente! Na verdade, esta edição da Expo foi uma consolidação de tudo visto ano passado, mas “agora é prá valer!”, sabe como é?
As tendências estão se consolidando!
obrigada!
Rosana
Olá,
Estou justamente na fase dos revestimentos no meu apto. É tanta variedade que dá para ficar perdido facilmente. Esta tendência do vintage (em diversas áreas de design) vem desde a coleção passada do Expo Revestir (noto isto nas lojas que visito). Acho interessante esta mistura do moderno com o novo, mas é um campo delicado onde é preciso ter equilíbrio para não exagerar. O HD é algo que acredito ficar com o tempo mais acessível, pois já virou febre…e que perfeição estas reproduções são feitas, hein?! Sempre me pego por instinto tocando para ver se é de “verdade” (sem quebrar, por favor!).
Parabéns pela cobertura e obrigado pelo conteúdo.