Escolher bem a luminária para a mesa de jantar faz uma diferença enorme na decoração da sua sala. O conjunto mesa, cadeiras, lustre ou luminária, além de combinar entre si, deve ter harmonia com o restante do ambiente, ainda mais hoje, quando sala de estar e jantar são, em geral, em um mesmo espaço.
Em primeiro lugar decida se a iluminação da mesa de jantar será um item para chamar a atenção ou mais discreto: Há algum ponto para o qual vc quer todo o interesse ? A área de estar já tem uma luminária ou lustre super interessante e a sala é pequena? Neste caso, opte por uma luminária em modelo e tamanho discretos, compatível com o tamanho da mesa e estilo da decoração e a, no mínimo, 80 cm de altura do tampo.
Se vc tem na área de estar uma luminária interessante como esta acima e principalmente, se o jantar e o estar estão no mesmo ambiente e ele é pequeno e com pé direito baixo (o que não é o caso da foto acima) , opte por uma luminária mais discreta sobre a mesa de jantar para não exagerar.
Linda escolha, discreta e que combina maravilhosamente com as mesa, cadeiras e cores da sala de jantar, mesmo quando há um lustre mais “cheguei” no estar, pode funcionar por sua simplicidade e tamanho.
Quando a área de jantar é um espaço como este, uma ótima opção são mais que uma luminária pequena e que não chamem tanta atenção. Observe que o modelo se adequa perfeitamente ao ambiente minimalista e claro.
Outra situação similar à anterior. As luminárias em tons escuros são enfatizadas, pois atrás está o armário em amarelo forte.
Se não tem outro ponto de interesse tão forte assim na sala e/ou deseja chamar a atenção para a área de jantar, vc já pode ousar mais e escolher um modelo mais interessante, que atraia os olhares mas não esqueça que deve continuar sendo compatível com o tamanho da mesa e o estilo da decoração da sala (e a altura mínima de 80 cm do tampo).
Uma linda opção para chamar a atenção com mesas retângulares (ela podia ser um pouquinho mais baixa, na minha opinião). Neste caso, se a área de estar é no mesmo ambiente, ele não é bem grande e o pé direito é baixo (como a foto acima), é melhor um plafon discreto no estar.
É claro que vc pode optar por modelos discretos nos 2 ambientes, deixando para outros itens o papel principal na decoração. É bom fazer isso também quando a decoração é mais colorida e chamativa.
Com tantas cores e detalhes é bom que a luminária sobre a mesa de jantar seja neutra e discreta.
Uma ótima opção para pés direitos altos – luminárias em níveis diferentes
Outra ótima combinação: Apesar de termos 2 luminárias expressivas, a neutralidade de suas cores e os formatos bem diferentes permitem o uso no ambiente pequeno sem ser “demais”. Quebrar regras é sempre possível, mas é preciso conhece-las bem e usar de bom-senso.
Este é um assunto vasto. Voltarei a ele mais vezes.
fotos dos sites e blogs: radardecoracao, casaejardim, vidaeestiloterra, casosdecasa,contemporist, voguecasa, casabril e homedit
Oi, Cintia,
Depende muito. Se quiser mande fotos para [email protected], ok ?
bjo
Rosana
Quero fazer umas mudanças em minha casa e gostaria de ter algumas dicas. Tenho uma cozinha e uma sala divididos por um balção alto,e minha sala fica muito estreita e não tenho mesa.Gostaria de saber se eu posso tirar esse balcão e deixar um ambiente só com cozinha, copa e sala, colocando uma mesa de jantar como divisória ou fica melhor colocar um balção mas baixo???
Obrigada, Ambientes Pequenos!!!
Muito obrigada!
Ro
Adorei o seu post. Suas dicas, fotos, conteúdo, enfim, tudo! Link devidamente compartilhado, tanto no facebook como no twitter. 🙂
Fico feliz, Jussara!
bjo
Ro
Dicas muito interessantes, que nos ajuda, muuuiiito, nas escolhas. Vocês não fazem idéia do quanto me ajudaram. Grata.
Oi, Rossana,
Na verdade, um cúpula preta neste ambiente tbém funcionaria bem, viu ? É neutra e atrás há todo um colorido, não é ? E na sua casa, se vc adorou, SEMPRE está certo! rs!
Um beijo e obrigada!
Rosana
Olá Rosana, lindo post, como sempre demonstrando muito bom gosto. Minha luminária é parecidíssima com a da foto 6 preta, mas com cristais. Amei o resultado e mesmo achando a “cúpila” branca mais clean, a preta trouxe outro astral para minha sala de jantar.
Um abraço!