Atendendo a pedidos, vou começar uma série deste vastíssimo assunto – Lâmpadas e Luminárias. Não sou especialista na área, portanto vou dar informações básicas, de forma que você não se sinta totalmente perdido(a) lá na loja, tá ? E vou falar somente de iluminação residencial interna, o que é muuuuuita coisa, viu ? Mas, vamos lá:
Diferente da maioria dos textos sobre o assunto, vou começar com as luminárias. Elas distribuem, modificam ou filtram a luz que vem da lâmpada que possui, e ligam esta lâmpada à fonte de energia de uma forma segura, em geral, evitando o ofuscamento (aquele desconforto quando a luz da lâmpada vai direto para os seus olhos) além de decorar.
Dentre as luminárias decorativas mais conhecidas temos: O plafon (aquele que vemos muito como iluminação central e geral dos ambientes), as luminárias de mesa, luminárias de pé, os pendentes, os lustres, as arandelas, os spots, os trilhos e os balizadores. Vamos ver alguns:
Plafon:
Os plafons podem ser de embutir – no gesso do teto – ou de sobrepor e podem gerar iluminação direta – a luz bate direto onde se deseja iluminar – ou indireta – a luz bate em um lugar e se “espalha” pelo ambiente, de forma mais suave . Eles podem usar lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes comuns ou lâmpadas mais “diferentes” .
Na foto acima, um plafon sofisticado, que tem iluminação direta e indireta (direta – As 4 lâmpadas AR70 – que são do tipo halógena, no centro e indireta com as 4 Lâmpadas DULUX – que são do tipo Fluorescente da marca Osram). Este plafon provavelmente permite acender separadamente as ARs e a Dulux, de forma que vc pode escolher iluminar direta e fortemente pequenas áreas da mesa OU emitir só a luz para cima, iluminando mais suavemente a sala ou as 2 coisas ao mesmo tempo (isso tem um preço, é claro! E deve ser feita a instalação elétrica correta para que isso aconteça)
Já nesta foto, o plafon superior tem luz direta e difusa (o vidro leitoso é que cria este efeito difuso, mais suave) e o plafon inferior tem luz indireta. Ao lado, as lâmpadas que eles usam.
Quer saber como funcionam as incandescentes e as halógenas e seus tipos ? Veja aqui: http://www.cliquearquitetura.com.br/portal/dicas/view/lampadas-incandescentes-e-halogenas/144
Quer saber como funcionam as fluorescentes ? Veja aqui: http://ciencia.hsw.uol.com.br/lampadas-fluorescentes.htm
Já viu que o negócio é muito mais vasto do que você poderia supor, certo ? Mas uma coisa é clara: Cada luminária tem a(s) sua(s) lâmpada(s) específica(s), definidas pelo designer da luminária devido à diversas características (tamanho, qualidade da cor – IRC, temperatura da cor, consumo, vida útil, etc), de forma que dê o efeito e funcione do jeito que ele deseja ou precisa.
Fotos dos sites e blogs : boutiquedoslustres, Osram e LaLampe
É mesmo, Decar!
Obrigada por lembrar que tenho que atualizar este post!
abs
ROsana
Legal rever a matéria e lembrar que hoje estas lâmpadas foram substituídas por led.
Puxa, Obrigada, Telma!
beijocas
Ro
Como sempre seus posts são verdadeiras aulas, parabéns Rosana!
Que bom que gostou e obrigada por recomendar, Natália!
Um beijo
Rosana
Olá Rosana,
Muita bacana seu post com dicas de luminárias, meus clientes sempre ficam em dúvida, vou recomendar seu Blog, adorei!
beijos Natália