Já falei muito aqui sobre as cores complementares, sobre como uma cor influencia outra e isso não é lá uma novidade, não é? Mas é tão importante que vivo procurando exemplos que deixem mais claro como estes conceitos interferem na decoração. Vamos a mais um!
Sabemos que a cor complementar ao azul é o laranja, correto? (Lembrando: o azul é uma cor primária – que não pode ser obtida por misturas – e o laranja é secundária, pois é a mistura do vermelho e amarelo, as outras duas cores primárias). Pois bem! Vejam estes ambientes:
Um ambiente com predominância de cor fria – AZUIS
e o outro com predominância de cores QUENTES e muitos elementos tendendo ao LARANJA
O que acontece com estes ambientes quando nos 2 coloco um objeto AZUL (complementar ao laranja, lembra?) e depois um objeto LARANJA?
No ambiente em cores frias, o quadro azul é mais um item que se harmoniza de forma suave com os demais, não chama atenção sobre si mesmo
Já no ambiente em cores quentes, o quadro azul “quebra o esquema” contrastando com os tons quentes e enfatizando os tons em laranja que existem na sala. Ele “aparece” fortemente na sala.
Voltando ao ambiente frio, o laranja quente cria um forte contraste, dando mais vida à todo ambiente, devido à seu impacto sobre o azul. Quase parece “iluminar” o office, por ser uma cor quente. Outra coisa que pode ser observada é que o laranja como que “pula” para a frente, percebe?
Já o laranja colocado na sala quente tem um efeito harmônico, é luminoso devido à cor em si, mas não tem, neste ambiente, a força e impacto do mesmo laranja quando colocado na sala azul acima.
Então: 1 cor sozinha não faz verão, como já disse aqui. É necessário, sempre, observar e pensar no conjunto de cores do ambiente.
Fotos: Desire to inspire e CasaAbril
Obrigada, Ligya!
Bjo
Ro
post simplesmente incriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiivel Ro!!!
Obrigada!
bjo
RO
Todos ambientes muito bonitos.