Na primeira parte desta série, falei sobre sobre o plafon uma das muitas luminárias decorativas, mostrei a lâmpada AR70 (halogena), a DULUX (fluorescente de pino da Osram), a Halopin (halogena compacta da Osram) e a Palito (halogena também).
Na segunda parte falei sobre as luminárias de pé e mesa e as Lâmpadas Led, incandescentes soft e mini-eletrônicas.
Na terceira parte falei sobre Lâmpadas incandescentes comuns, Lâmpadas Halógenas (Dicróica, mini dicróica, cápsulas e Par)
Na quarta parte falei sobre sobre as Lâmpadas Halógenas Lapiseira ou Palito ou Duplo Contato e Halógenas AR
Na quinta parte falei sobre os pendentes e os lustres
(veja que em azul estão as Luminárias e em verde estão as Lâmpadas – De certa forma, posso dizer que a luminária define a função e a lâmpada o efeito)
Ainda falta falar sobre as luminárias do tipo: arandelas, spots, trilhos e balizadores… E olha que, na verdade, falei superficialmente sobre tudo, mas o bastante para vc não ficar perdida(o) com tantos nomes e características!
Então, vamos às ARANDELAS: o que é uma arandela ? É um aparelho de iluminação que se apoia nas paredes!
Na 1a. foto, uma arandela (a Melampo da La Lamp, que usa lâmpada Bolinha E14/60) com luz difusa no ambiente (devido à cúpula em tecido que não deixa que a luz “bata” no seu olhar diretamente) mas direta para quem está “embaixo” da cúpula. Na 2a. foto a arandela Eclipse da Lumini que proporciona uma iluminação indireta, intimista, de efeito cênico muito bonito e usa lâmpadas halógenas.
As arandelas são usadas para iluminação externa, de varandas e jardins; iluminação de apoio (que não é a principal) nos ambientes internos: No hall, na sala, nos quartos e ambientes de estudo para leitura ou enfatizar itens de decoração, inclusive em modelos articulados.
E os BALIZADORES ? Vc pode não saber o que são, mas com certeza já os viu por aí:
Os balizadores são luminárias que tem a função de orientar, seja em escadas, caminhos, piscinas, rampas, jardins, corredores, enfim, em áreas internas e externas.
Luminárias balizadoras da Dimlux (Mini, que usa uma Halopin de 40w e Luxit que usa led de 1w)
Arandelas e spots podem ser usados como balizadores. Neste caso, o que importa é a função de orientar e trazer segurança no caminhar.
No próximo e último post da série vou falar sobre os spots e Trilhos
Fotos dos sites e blogs: Lumini, Dimlux, LaLamp, lorenacavalcanti, decophoto, apartmenttherapy, decorpad e casaabril
Oi, Elza! Nossa, vai ficar ótimo!!!!
bjo
Rosana
Boa noite!
Em que mundo eu estava vivendo que só agora descobri seu maravilhoso blog??
Já vou aproveitar pra pedir uma orientação.
Pretendo reformar meu banheiro assim:
Porcelanato bem clarinho para o piso e revestimento(beje), bancada de mármore travertino, armário branco com detalhe amadeirado, louças brancas(vou usar pia de sobrepor, box frontal transparente. A parede do fundo do box pretendo usar pastilhas degradê, que vai do branco, passando por beje da cor do piso e marrom (mesmo tom do amadeirado do detalhe do armário.Em toda a extensão da bancada colocarei espelho bisotado. Farei rebaixamento com gesso com luzes de led em cima da bancada. Será que vai ficar bom? bjos
Gostei muito da imagem que tem a cadeira sendo usada como criado. Embora o foco do post seja a iluminação, e a arandela da imagem seja bem linda, aquela cadeira ficou cheinha de charme.
Um beijão..
Sempre tive muitas dúvidas em relação a luminárias e lâmpadas!
Obrigada pelas dicas!
Beijão,
Ingrid.