Eita que demorou sair esta parte 3 da série Estampas na Decoração e na moda, viu ? Na parte 1 falei dos: Chita / Chintz / Toile de Jouy e Liberty. Na parte 2 falei da Cashmere. Agora vou falar sobre as listras.
Exemplo do chamado Estilo Navy na decoração. Baseado em revestimentos com listras em azul e vermelho, acrescido de referências ao mar, muito usado em casas de praia.
E como tem história!! Há até um livro, “The devil’s cloth: a history of stripes” (no Brasil: O Pano do Diabo) escrito pelo historiador de arte francês Michel Pastoureau . Você vai se impressionar: Como podem as singelas listras terem um passado tão negativo ?? Ainda bem que hoje é história e podemos usar listras à vontade, sem que pensem que somos bandidos… muito pelo contrário, após Coco Chanel, listras são clássicas, chiques e sofisticadas – mas também podem ser joviais e inovadoras, dependendo da forma como são usadas.
As listras horizontais nas paredes desta sala a tornam mais acolhedora e alegre, devido ao uso de cores quentes. Além disso, diminuem a percepção do quanto alto é o teto do ambiente: Ele parece mais baixo e a sala mais larga. A pintura na mesma cor do teto na parte superior das paredes aumenta mais ainda a sensação de teto mais baixo.
Na decoração as listras não saem de moda faz tempo. São usadas em revestimentos de paredes e móveis, tecidos, tapetes, em tudo! E são ótimas para enganar os olhos e assim, “enfatizar” ou “esconder” visualmente o que se desejar em um ambiente (já falei um pouco sobre este assunto aqui e também neste post). Quer saber como usar listras nos corredores ? Clique aqui.
Já as listras verticais fazem o teto parecer mais alto e dão imponência. Na foto, as listras valorizam bastante os quadros na parede.
Muito usadas nos quartos infantis, em cores fortes ou delicadas, ajudam a criar um ambiente de alegria e brincadeira. Cuidado com o uso de cores fortes e excitantes demais, principalmente em quartos de bebês e em paredes para onde eles, deitados no berço, irão olhar.
Se na horizontal ou na vertical as listras dão sensação de estabilidade, neste banheiro você pode ver o efeito de movimento e, neste caso usadas ao extremo, de quase desconforto e confusão que listras na diagonal podem trazer.
Para combinar estampas, as listras facilitam muito, pois são como um descanso para os olhos…
É só escolher as mesmas cores de um floral, por exemplo e usar em um tecido com listras…acrescentando tecidos lisos, principalmente quando as cores são fortes.
Veja aqui a parte 4 desta série
Fotos: achadosdecoracao, casadevalentina, signedbytina, hemnet , lovinglivingsmall, arquitrecos e arqarianerosa