Na parte 1 desta série falei dos: Chita / Chintz / Toile de Jouy e Liberty. Na parte 2 falei da Cashmere. Na parte 3 das listras. Agora vamos ao Xadrez ? E “senta que lá vem história!” rs!
O Xadrez é uma padronagem geométrica muito antiga encontrada em vestígios em escavações da Idade do Ferro, coisa de 1000 anos antes de Cristo, na Europa, em fios de lã e pigmentos de base vegetal, feitos em teares rudimentares onde os fios de 2 ou mais cores são tramados. Tecnicamente é o tecido que faz o cruzamento de linhas perpendiculares na sua própria trama. Mas atualmente, muito mais do que isso é chamado Xadrez.
Há diversos tipos de padronagens em Xadrez, cada uma com a sua história, super interessante! Vamos falar de alguns, começando com o Tartan que, segundo o pessoal da moda anda dizendo, vai bombar neste inverno, viu ?
Tartans: Originalmente símbolos dos clãs escoceses (famílias nobres do norte das Ilhas Britânicas) a partir do século XVIII, mas que parecem existir desde antes de Cristo, ligados à cultura celta. Cada família nobre criava um padrão próprio de listras verticais e horizontais de diferentes dimensões e cores.(veja a formação abaixo). Até hoje há famílias que mantêm os seus Tartans. Em 1746 seu uso foi proibido como penalização contra a invasão dos Highlanders à Inglaterra (foi o Dress Act) e permaneceu proibido por 36 anos. É também chamado de plaid. Atualmente até marcas de uísques tem Tartan próprio.
1) Tartan Black Watch – Do batalhão de infantaria do Regimento Real da Escócia 2) Royal Stewart Tartan – Da Real Casa dos Stewarts e o tartan pessoal da Rainha Elizabeth II
1) Tartan do Clã Macdonald, espanhol Maldonado 2) Tartan oficial da Irlanda.
Tartan registrado pela a marca Burberry – xadrez Haymarket
Para saber mais sobre o Tartan: http://www.tartansauthority.com
Na Decoração, o Tartan é usado em objetos como mantas, nas roupas de cama (ele tem um cheiro de inverno, não?), revestindo poltronas, sofás, paredes, decorando as mesas, nos quartos dos bebês, enfim, onde você quiser. Combina com o estilo rústico, o romântico, o moderno e até o contemporâneo eclético.
Fontes: http://www.stormfront.org/, http://en.wikipedia.org, http://www.tartansauthority.com, http://commons.wikimedia.org/, http://www.revistacliche.com.br/ http://www2.uol.com.br/modabrasil/
Veja aqui a parte 5 desta série
Eu tbém adoro história. É cada coisa, né ? rs!
Obrigada!
bjo
Rosana
Olá Rosana! Adoro história das coisas e amei essa postagem, nem imaginava que o xadrez tem uma origem tão antiga! Amei o passeio pela linha do tempo. E realmente, ele tem cara de inverno e traz um aconchego delicioso para os dias que amamos ficar no lar doce lar.
Beijocas