A tendência nas cozinhas é cada vez mais usar pintura (específica para cozinha, epóxi ou acrílica) onde for possível e revestir com cerâmica ou outro material adequado somente as áreas que terão contato mais direto com água e gordura: A pia e o fogão. Mas, mesmo sendo uma área cada vez menor, as possibilidades são inúmeras e escolher materiais vistosos se tornou uma obrigação depois que as cozinhas resolveram ficar expostas para a área social.
E quais são estes materiais?
Um dos revestimentos mais desejados, a pastilha, que pode ser de vidro, cerâmica, metal, fosca, brilhante, acetinada, quadrada, redonda, hexagonal, retangular, em uma só cor ou em diversas (mosaico)…e ainda temos as cerâmicas que imitam pastilhas, em geral, com preço mais em conta.
Pastilhas de porcelanato esmaltado, porcelana, aço e cerâmica
Nesta cozinha, 2 revestimentos também muito usados, principalmente separadamente: A cerâmica e o aço inox.
Outra mistura com cerâmica e pastilha que parece ser de vidro espelhado
Um material pouco usado por aqui, mas ótimo para esta finalidade, o granito. Aqui com a parte superior em espelho
E esta, perfeita para ambientes pequenos, com espelho ? Um luxo!
Outro material que está sendo cada vez mais usado e é ótimo: O vidro! Temperado, serigrafado, pintado…Uma superfície sem rejuntes, fácil de limpar e resistente
E imagine este: Papel de parede com vidro na frente! Fabuloso, não ?
Outra cozinha com frontão em granito, acompanhando a bancada. Esta me parece outra tendência: Com os silestone, corian, etc, o frontão acompanhar o material do qual é feita a bancada.
Como aqui também acontece. Agora com o tecnocimento.
E poderia não acabar nunca mais este post, com tantas opções que existem! Está ficando cada vez mais difícil escolher, mas siga as dicas:
1) Acompanhe o estilo de sua cozinha no revestimento
2) Pense nas cores do ambiente inteiro e se a cozinha for aberta para a sala, considere as cores usadas lá também.
3) Se você escolher cores fortes e vivas e a cozinha for aberta para a sala, ficará mais “presa (o)” a esta cor do que se escolher uma cor mais discreta ou neutra.
4) Prefira materiais que sejam mais fáceis de manter e resistentes e contrate profissionais para fazer a instalação.
Fotos dos sites e blogs: decophoto, tudoedimais, jurnaldedesignInterior, thedesignfiles, casaabril, delikatessen e desiretoinspire
Oi, Cristiane,
Eu NÃO aconselho mesmo, por 2 questões: Fogo e gordura. Mantenha perto do fogão cerâmicas, porcelanato ou pedras.
bjo
RO