Na parte 1 desta série falei dos: Chita / Chintz / Toile de Jouy e Liberty. Na parte 2 falei da Cashmere. Na parte 3 das listras. Na parte 4 do xadrez Tartan. Na parte 5 comecei o xadrez (Pied-de-Poule, Pied-de-Coq e Príncipe de Gales) e agora vamos continuar com mais alguns xadrezes famosos e o Tweed
Xadrez Vichy
Surgiu na cidade do mesmo nome, na França, conhecida pela fabricação de tecidos de algodão para aventais e camisetas. Ficou famosa nos anos 40 e 50, é um xadrez bicolor com base branca e foi o escolhido pelo estilo pin-up. Mas famoso ainda ficou quando a Brigitte Bardot resolveu se casar com ele na década de 50. Até hoje aparece muito em toalhas de mesa (pense em piquenique), aventais e na decoração quando quiser dar um toque romântico, ingênuo e alegre. Fica ótimo com tecidos floridos.
Xadrez Argyle
Também chamado de xadrez diamante, é inspirado no Tartan do clã dos Campbell, da região de Argyll, oeste da Escócia.
É uma padronagem masculina por excelência, fica ótima em quartos de meninos e também, em cores mais “sérias’ em quartos ou escritórios masculinos.
Xadrez Madras
Surgiu na Índia, na cidade do mesmo nome. A característica é o uso de muitas cores em larguras diferentes. Seu apogeu na moda foi nas décadas de 60 e 70
Na decoração, o madras dá um toque de alegria e jovialidade. Controle as cores do ambiente para não carregar.
E você nem imaginava que o mundo dos xadrezes fosse tão grande, não? (É maior ainda, mas temos que continuar…)
Tweed
O Tweed original é um tecido feito com fios de lã, bruto, em ponto sarja e tem muitas variações, inclusive hoje com fios finos e suaves. Seu nome vem do Rio Tweed, que separa a Inglaterra da Escócia e era um tecido usado para casacos de trabalhadores europeus.
Tweeds Wool, Harris e olho de perdiz (um tipo de tweed mais fino e macio)
Li que a viúva do Conde de Deunmore, que tinha terras nas Hébridas escocesas, encomendou um tweed no padrão xadrez da família e usou para vestir seus empregados. Daí, o tweed virou moda para roupa masculina esportiva. Este tweed ficou conhecido como Tweed Harris, porque a tal viúva morava na Ilha de Harris. Este tweed tem até mesmo um selo de qualidade!
Na década de 20 novamente a Sra. Coco Chanel (esta mulher é importante mesmo, viu ?? rs!) resolveu usá-lo nos casaquinhos famosos até hoje.
Madame Chanel costurando um casaco de tweed grosso
Na decoração, o tweed aparece em revestimento de sofás, cadeiras e poltronas, mas também como estampa em papéis de parede e inúmeros objetos. Tem um ar masculino e elegante.
E a saga (ops, a série, rs!) Continua…. Na parte 7 que vc vê clicando aqui
Fotos e pesquisa realizadas nos sites e blogs: arteculturamoda, fizzyblue, finissimo, animale, marciamello, ehow, revistacliche, passaporteparaabeleza, sweetlittletips, dasgurias, clubinhodacostura , goretecolaco, HouseBeautiful, vermaisdesign, blogfashiontips, scotweb, casadevalentina, modamasculina, 1st-gallery e prinsesseelin