Para quem chegou agora, a parte 1 desta série está aqui. E nela já falei de alguns tipos de cortinas: cortina de ilhoses, cortina de argolas, cortina com rodízios (usados para correr nos trilhos) e cortina de tiras ou alças. Agora, neste post, vou falar sobre os demais tipos de cortinas.
As cortinas de alças, argolas e ilhoses usam varão. Ficam bem em ambientes mais descontraídos, informais. O uso intenso das cortinas de alças não é bom para elas, que podem ser danificar e não deslizam tão bem, por isso as prefira como cortinas decorativas, que pouco se abrem/fecham. As de ilhoses sofrem e eles podem se danificar ou se soltar após muitas lavagens. Já as argolas podem ser retiradas para lavagem. Você pode deixar as argolas visíveis ou costurá-las deixando um pouco de tecido acima, de forma que a argola e o varão fiquem “escondidos’ atrás do tecido.
Os rodízios são peças que fazem o deslizar da cortina pelo trilho. As cortinas em trilho também são usadas em ambientes mais formais e correm mais facilmente. Por isso podem usar tecidos mais volumosos e pesados que os demais tipos.
A cortina Rolô tem um sistema que enrola o tecido para cima. Muitas vezes tem a função de blackout com tecido escuro, atrás de outra cortina,para escurecer o ambiente. Já a Romana tem varetas embutidas no tecido, de espaços em espaços e ao ser fechada, sobe em camadas, dobrando-se sobre si mesma (veja a última foto acima). Há modelos tbém sem varetas, que sobem formando um drapeado na parte superior.
Cortina romana sem varetas.
E a cortina de painéis tem movimento para os lados. Os diversos painéis em tecidos inteiriços, correm em trilhos e se sobrepõem. Se harmonizam com ambientes modernos ou minimalistas.
Estes são os tipos mais comuns de cortinas atualmente usados. Você pode misturá-los de diversas formas e inclusive com persianas. Tudo depende da sua necessidade e desejo de diversificar a decoração ou a luminosidade do ambiente:
No próximo post da série vamos ver dicas sobre o uso de cortinas nos diversos ambientes, ok ?
Fotos dos sites e blogs :CasaAbril, revistacasalinda e decorarmaispormenos
Oi, Vanderlea!
Não vejo qualquer problema em fazer assim.
bjo
RO
Olá Boa noite.
Minha sala tem uma janela e a porta principal de vidro, estou c uma dúvida fica legal colocar uma persiana na janela e uma cortina na porta? Aguardo resposta obg
Oi, Janaina,
Sim e vc está correta: Na parede onde há o sofá abaixo o ideal é cortina ou persiana que vá até o parapeito.
abs
Rosana
Thanks, Decor Puzzle!
Rosana
Awesome ideas and suggestions! I do love your pretty ideas for interior design and decor !!!
Olá Rosana,
D+ como sempre. Tenho uma sala que teo em porta de vidro numa parede e janela(que tem um sofá embaixo) na outra. Posso usar tipos de cortinas diferentes no mesmo ambiente? Ex. de rodísio na paarede da porta de vidro e a romana só na janela, até o para peito. Obrigada
Oi, Cassia
A cortina só deve ir até o parapeito se houver alguma razão para isso, tipo um móvel nesta parede. De outra forma, ela deve ir até o chão…
bjo
Rosana
Na primeira foto de todas (que eu amei e pretendo copiar em casa rsrs), o rolô vai até o chão ou até o parapeito?
(desculpa, adoro seu site, acabo peeguntando demais)
Adorei!!!!
As minhas são de trilho suíço, e sempre que tenho que mexer me arrependo dessa escolha. Mas quando vejo as fotos e o efeito que ele dá, com as pregas americanas, me apaixono de novo!! <3