Devo lhes dizer que tenho alguma experiência em comprar luminárias – ERRADAS – para meu apartamento. Vou lhe contar algumas situações que vivi para que você veja como é importante analisar bastante antes de sair escolhendo luminárias para sua casa.
Escolhendo luminárias para sua casa
1) A luminária da mesa de jantar: Logo que me mudei, ainda com os móveis antigos, comprei, pela internet, um pendente com cristais que achei compatível com o tamanho da minha mesinha de jantar. Ele chegou, todo lindo, e eu o instalei. Ao ligar, achei ótimo, apesar de ter errado tbém (:( ) no tamanho – Ele era menor do que deveria ! E no dia-a-dia….
Enfatizei um pouco o contraste para vc perceber: O reflexo da luz “manchava” a parede, repetia-se no espelho e, ao passar pela área, meus olhos eram ofuscados pela luz – Eu sou fotossensível, é insuportável uma luz assim direto nos meus olhos… Nesta foto já o havia subido um pouco e, além de ficar mais alto do que deveria, nada resolveu. Depois disso pintei o vidro de preto para ver se melhorava… ficou horrível – nem vou mostrar ! rs!
Conclusão: Comprar sem considerar suas características é uma furada! Troquei o danado!
Veja como ficou:
Bem, troquei tudo, né ? Mas veja: A luminária é compatível com o tamanho da mesa, a luz é difusa (não achei foto com ela acesa aqui agora, mas é aquela lâmpada bolinha leitosa, o que dá uma luz difusa e agradável). Mesmo que o espelho continuasse lá, não atrapalharia minha visão como com o outro pendente.
2) O abajur para leitura na cama: Esta foi uma compra impetuosa: Me apaixonei por um abajur em uma loja. Foi esse:
Que acho lindo até hoje e não tenho do que reclamar… Só que eu queria uma luminária para ler na minha cadeira de balanço lindona. Se eu tivesse levado o cérebro quando fui comprar, teria percebido que além de ser pequena, a luminária tem cúpula de alumínio, que não deixa passar luz – claro que só ilumina para baixo!
Óbvio que a melhor luminária seria uma de pé e com algum movimento. Eu prefiro bem direcionada para iluminar somente o livro. E essa eu já tinha, é bem antiga…
Esta aqui é a que pretendo comprar … sei lá quando 🙁
Conclusão: O abajur foi decorar e aconchegar um cantinho com sua luz, o que é a função mais apropriada para ele.
Para você ver que mesmo uma pessoa que trabalha com decoração pode errar na sua própria casa, Na dos outros é mais difícil, porque elaborando um projeto é mais difícil “desviar do caminho”. Compras de impulso e compras na internet sem uma boa análise podem dar muito errado!
Fotos minhas e do perfeitaordem
Olá, Renan!
Na verdade, o tamanho da luminária depende muito do modelo dela e muito da(s) lâmpadas usadas. O que é importante é que o facho de luz que as lâmpadas emitam consigam iluminar toda a mesa, entende ? Há lâmpadas que tem facho muito “fechado” e só iluminam uma pequena área e há outras que tem o facho aberto, iluminando uma área maior. Então, o que vc tem que ver é se o facho da luminária acesa consegue iluminar a área de 1,62 x 0,88 e à que altura isso acontece. Uma boa altura para a luminária (esteticamente falando) é de 0,80 do tampo, no mínimo. Eu gosto de usar 90 cm.
Em geral, uma luminária que tenha foco aberto, com 90 cm de altura, para uma mesa de 1,62 x 0,88 pode ter por volta de 45 a 50 cm de diâmetro (sendo redonda).
abs
Rosana
Olá. Mas qual deve ser o tamanho de uma luminária (pendente na mesa de jantar)? Minha mesa tem 1,62×0,88 de vidro. 6 cadeiras. A sala tem 20 m2 e o pé direito de 2,80. Obrigada
Todos temos o direito de errar… Diria até que o dever, pois assim aprendemos muito, não é mesmo ?
bjo
Rosana
Oi Rosana, me vi no teu post, rsrs. Sonhei um tempo com estas luminárias tipo industrial que estão na moda, aí achei uma bem barata e mandei ver. Resultado: com a lampada acesa ela ofusca tudo, rs. Em casa de arquiteta também se erra a luminária vezenquando…
Oi, Chaiane!
Obrigada e muito sucesso para o seu blog!
bjo
ROsana
Olá! Teu post é muito útil!
Particularmente a parte da iluminação é uma das que acho mais difícil na hora de decorar, meus espaços são muito pequenos e tenho medo que a luminária fique pesada demais 🙁
Estou começando um blog de decoração também, se quiser passa lá pra conhecer.
Beijo!
Oi, Cássia!
A mesa é um pouco maior , pois precisava de mais lugares (antes eram 2 e agora são 4). Além disso, os móveis são claros. Mas o espaço está com boa circulação. E não se deprecie, com certeza vc já fez compras boas e irá fazer mais se prestar atenção e considerar suas características, a funcionalidade que deseja e o espaço onde vai colocar o objeto.
bjos
Rosana
Ro, sua sala atual é muito chique, mas parece menos espaçosa que antes. Se eu tivesse que escolher qual eu prefiro, teria dificuldades.
Acho que é por isso que eu compro não só luminárias, mas tudo errado.
E quem não, né, VIvian!
Já fui lá! Gostei do seu blog!
Sucesso!
bjo
Ro
Nossa, eu também já comprei luminária errada! Parece que na loja a gente fica louca né?! Haha! h
Obrigada, amiga!
bjo
Ro
A-DO-REI, Rô! Um dos melhores posts sobre decoração (iluminação…) que já li: instrui, explica, mostra o caminho certinho… 😉
Bjs!