Agora me deu a ideia de começar esta série “Princípios da decoração e design na prática”, que não sei quando vai acabar. A ideia é selecionar, a cada post, 6 fotos de ambientes e mostrar para vocês os princípios e técnicas que vejo sendo usados neles. Acredito que assim fica mais fácil – e menos chato – que você consiga entende-los usá-los na sua casa, criando ambientes bem decorados, interessantes, intrigantes e/ou bonitos de se ver.
Princípios da decoração e design na prática
Esta área tem o EQUILÍBRIO simétrico quase perfeito – parece que metade da área está espelhada. A pequena diferença são os quadros nas laterais e alguns objetos. É um princípio muito usado em ambientes formais.
E neste ambiente o EQUILÍBRIO simétrico é tão grande que, olhando de relance, pode-se pensar que os 2 lados são praticamente iguais, mas eles são bem diferentes. A questão é que o “peso” visual das coisas dos 2 lados é o mesmo. Veja como o volume visual da cortina escura no lado direito foi compensado pela mesa e alguns elementos escuros do lado esquerdo. Um lado é diferente do outro mas visualmente eles são equilibrados – um lhe chama a mesma atenção que o outro.
O DESEQUILÍBRIO pode existir para enfatizar algo. Na foto acima, por exemplo, o quadro colorido, que acaba se tornando, pelo colorido e ainda mais pela posição, um PONTO FOCAL .
A sensação de MOVIMENTO causada pela distribuição diagonal dos móveis em relação às paredes desta sala são um exemplo bem diferente deste princípio, muito conectado ao RITMO (não parece que a sala é mais dinâmica assim?) . Há também um grande CONTRASTE entre os móveis de estilos e materiais diferentes: Couro e madeira se REPETEM, assim como o vermelho do sofá – um provável PONTO FOCAL da sala, nas almofadas. Eu particularmente não acho esta sala bonita, mas ela é diferente e intrigante.
Aqui temos o MOVIMENTO Circular causado pelo tapete, formato e disposição dos móveis. Isso prende o olhar para o interior, chamando mais atenção que o verde lá fora. Temos também a REPETIÇÃO das formas circulares (marquei nove mas descobri 11, na verdade) e pode-se dizer tbém da cor cinza em quase tudo. Isso produz também uma forte UNIDADE com alguma VARIEDADE que vem das cores claras e das diversas texturas (listras, vidro, metal, tecidos diferentes, etc)
UNIDADE sem VARIEDADE é chato. VARIEDADE sem UNIDADE é confuso. Isso é: para variar é importante haver algum detalhe em comum.
Falando em PONTO FOCAL, olha um exemplo bonito de um ponto focal criado pela parede preta e este quadro branco, em grande CONTRASTE, o que sempre chama a atenção.
Diz aí se você gostou desta forma de explicar estes conceitos ?
E veja o 2o. post desta série aqui
Fotos dos sites e blogs : CasaAbril (Casa Cor), Freshome, designHomeAdore e apartmentTherapy
Oi,Adriana,
Pode sim, mas tenha cuidado com estas cores, bege tendendo para o marrom ou amarelo são ótimos, mas qdo tendem para o rosa são complicados e dão um ar “datado”. Assim como os cinzas tendendo para o azul ou puros (misturas de preto e branco somente) são ótimos nesta configuração.
bjo
ROsana
Olá, vou revestir meu hall de beje, marrom posso usar móveis na cor cinza na sala ao lado? Obrigada
Oi, Amanda,
Envie fotos para [email protected]
bjo
Rosana
Olá!
Moro em um apartamento que nem é muito pequeno, tem 86m2.
Como em quase todos os aptos, na minha suíte tivemos que optar por aqueles armários que ficam sobrepostos a cama (não fizemos cabeceira por achar que “pesaria”), fizemos também um painel bacana em frente a cama para colocar a TV, tudo na cor amendoa, imitando madeira. Ficou organizado, mas sabe qdo falta alguma coisa?
Então, é ai que não surgem ideias para decorar o restante das paredes, pois não quero deixar o ambiente pesado, mas quero deixa-lo charmoso e aconchegante. Por favor, preciso de idéias!
Adoro seu site, curto muito msm.
Um grande beijo
Pode deixar, Rene! Vou continuar!
Obrigada!
Rosana
Obrigado por mais uma série. Por favor continue.
Amei!!!
Obrigada, Cássia! Sempre me dando força, vc é um doce!
beijoca
ROsana
Que bom que gostou, Romilda! Vou fazer mais posts como esse!
bjo
ROsana
Oi, Elisangela!
Anotado! Vou falar sobre isso!
Obrigada!
bjo
Ro
Adorei ,assim podemos comparar melhor .Poderia tambem colocar o quanto de madeira e outros materias usados em uma sala, ex: escada e janela de madeira na sala ,comporta mais cantos moveis de madeira .Obrigada
Realmente esta forma de explicação abre a visão do ambiente….
Oba, mais uma série!!! Adooro!!!
O post sobre “ritmo” naquela série de princípios na teoria foi sensacional. Às vezes eu olhava um lugar e as cores não eram as minhas preferidas, os móveis não eram meu estilo, mas tinha alguma coisa de legal que me atraía e eu não sabia identificar o que era (agora eu acho que sei, embora não seja autoevidente, tenho que ficar matutando muito pra deduzir rsrs)
Aliás, seria bom deixar o link da teoria pra quem tá chegando agora ao site