Continuando nossa série Princípios da decoração e design que começou no post 1, vamos lá com a minha análise de mais 6 ambientes, enfatizando os princípios e técnicas usadas para conseguir ambientes bem decorados e harmoniosos. Você pode saber mais sobre os princípios na nossa guia Princípios do Design de Interiores e também na série que você acessa aqui.
Princípios da decoração e design na prática
A REPETIÇÃO aparece nas cores (o azul e o preto) e nas formas geométricas (no pequeno tapete, almofada e alguns quadros), acrescentando a VARIEDADE (formas geométricas e orgânicas nos quadros e outros elementos; diversos materiais e texturas) e uma técnica bastante interessante é a que é usada na disposição dos quadros, que evitam a percepção da desproporção entre a altura do sofá e o pé direito da sala: Agora vc percebe o quanto ele é baixo neste espaço ? Ela cria um RITMO (faz o olhar “andar” pela sala) muito mais abrangente, subindo e descendo o olhar por toda a parede.
O CONTRASTE entre a cor branca, preponderante no ambiente, com o colorido do tapete, almofadas e outros elementos, traz vida à sala. E a técnica de escolher, em sua maioria, cores quentes e harmônicas (amarelo, laranja e vermelho em sua maioria) para estes itens, aquece mais ainda a sala.
Um recurso super interessante acontece nesta sala: Perceba que o PONTO FOCAL dela (neste ângulo) é o pequeno quadro vermelho colocado no grande espaço acima do sofá. Para conseguir este efeito usou-se do princípio da PROPORÇÃO (chamando atenção por ser pequeno em um espaço tão grande) e da técnica na escolha da cor ( o vermelho que só existe neste quadro).
Nesta sala, vou chamar atenção é para a técnica da escolha das cores, que, tenho quase certeza, partiu das cores do belo quadro acima do sofá. Veja que, sem exceção, todas as cores da sala, inclusive a das paredes, estão presentes no quadro. Sobre esta técnica falei neste post. Veja que isso produz uma HARMONIA e UNIDADE quase automáticas ao espaço.
Outra técnica com cores que você pode usar na sua casa se quiser colocar uma cor escura na parede e estiver com medo de escurecer muito o ambiente: Colocar nesta parede, grandes objetos em cores claras, além de boa iluminação. Na foto, o sofá e o quadro fazem o CONTRASTE que chama atenção e diminui o efeito da parede escura.
Um ambiente campeão em compartilhamentos no meu Pinterest é este. A técnica que o faz ser tão querido pela maioria, além da simplicidade na solução inteligente do espaço, é o uso da cor: Praticamente monocromático, estes tons quentes de bege a marrom criam uma sensação de aconchego difícil de não se apaixonar.
E veja o 3o. post desta série aqui
Fotos dos sites e blogs: mariakillam, decorology, desiretoinspire, mixandchic e Bungalow5
Parabens um ótimo conteúdo cheio de criatividade..
Oi, Alessandra!
Dê uma olhada nestes posts:
https://www.simplesdecoracao.com.br/2011/01/detalhes-na-decoracao-organizar-quadros/
e
https://www.simplesdecoracao.com.br/2016/03/o-que-voce-ainda-nao-sabe-sobre-organizar-quadros/
bjo
Ro
Gostei muito de composições com quadros, tenho sempre duvidas de como utilizar
Lindos projetos
A foto da sala numero 1 ficou muito lindo, adore!
Estou ansiosa para ver a Design na pratica post 3
Bjss
Muito obrigada, Manu!
Um grande beijo e muito sucesso para o ótimo Simplichique!
Ro
Seus posts são verdadeiras aulas!!! Por isso que adoro seu blog <3
Super bjo!
Manu