Dúvida de 10 entre 10 pessoas que resolvem iluminar a mesa de jantar: Que luminária escolher ? Qual o tamanho ideal? A que altura colocar? Deve combinar com o que ? Dúvidas e mais dúvidas… Sem “A” resposta sempre certa, porque quase cada caso é um caso… E acontecem erros, claro, como eu mesma mostrei um que aconteceu comigo iluminando a mesa de jantar.
Já falei muito sobre este assunto: Na parte 1 deste post, explico a importância de definir a principal função que vc quer que a luminária tenha e a necessidade da boa iluminação em toda a mesa, sem desconforto. Já neste outro post, mostro alguns exemplos em salas pequenas com estar e jantar juntos.
Agora vou colocar aqui exemplos e você vai ver como variada pode ser a solução. Selecionei somente fotos com a luz acesa e preferencialmente fotos tiradas à noite (Já reparou a dificuldade que é encontrar fotos assim? Em geral, elas são de dia – é mais fácil ter bons resultados nas fotos com luz natural) . Espero que algum dos casos se encaixe direitinho na sua dúvida.
Iluminando a mesa de jantar
Os 3 pendentes (de facho estreito, veja a sutil incidência da luz de cada um na mesa) nesta altura iluminam quase de forma homogênea toda a superfície da mesa – o que é o ideal a se buscar ao iluminar uma mesa de jantar. Por isso, para esta mesa e luminárias deste tipo, 3 é a quantidade perfeita. Uma só talvez conseguisse iluminar, mas deveria ficar tão alto que não seria bonito o conjunto. Para usar 4 elas deveriam estar mais próximas e poderia ser demais…
Aqui, de forma bem clara, aquele efeito que acontece quando você coloca uma luminária na frente de um espelho: Tudo “dobra”: 3 luminárias viram 6 e a luminosidade também aumenta, é claro. Não há nada de errado em fazer isso, desde que se tenha preocupação com reflexos que incomodam (os revestimentos leitosos, como estes, são os melhores – cristais são terríveis) e com a intensidade da luz.
Olha só aqui uma das formas que eu consigo (e muitos fotossensíveis como eu) mais ou menos ter uma luminária com filamento aparente sem muito incômodo: As lâmpadas estão no alto e a intensidade de cada uma é baixa. Veja que estão na frente do espelho, duplicando de forma agradável e bonita o arranjo. Mas perceba tbém que a prioridade desta luminária é o efeito decorativo. Será necessário, provavelmente, o apoio de outras luminárias no recinto para que a iluminação seja realmente boa.
Este tipo de luminária já é um clássico com a mesa Saarinen! Ilumina bem a 70/80 cm de altura, dependendo da relação entre o diâmetro dela e a maior largura da mesa ( o diâmetro da luminária deve ser menor que o da mesa, senão fica esquisito). Esta está um pouquinho fora do centro da mesa, que é a melhor posição.
Uma luminária classuda, escultórica e delicada para a pequena mesa de vidro e cadeiras Eames. Pena que a luz lá de fora não permite ver como ilumina a mesa, mas me parece claro que a iluminação é bem suave. Funciona nesta altura para chamar mais a atenção para si, mas tbém funcionaria um pouco mais baixa, eu acredito. Só não acho que funciona muito é tão perto do fogão…
Apesar do espelho duplicar a bonita luminária, o seu facho, direto e mais fechado, não ilumina por igual a superfície da mesa, percebe? O jeitão minimalista do ambiente pode ser uma razão, relacionada ao estilo, para não colocar duas destas luminárias e acrescentar, ao invés disso, outras fontes de luz (como os spots no teto e outras luminárias próximas). Outra opção seria uma luminária com facho mais aberto ou difuso que permitisse iluminação mais homogênea da mesa.
Uma situação similar à foto anterior, com uma luminária com luz difusa e posicionada mais alto, iluminando toda a área de jantar uniformemente. Percebe a diferença ? Atenção tbém para o estilo da luminária: Formal e revestida em cor neutra, como o ambiente.
Sempre pode-se preferir spots embutidos (ou não) ao invés de luminárias pendentes. Ainda mais com os leds, que não aquecem. É só posicionar bem – sempre pensando em iluminar toda a superfície da mesa. Uma boa ideia se você não quiser chamar a atenção ou tiver outro elemento que queira que seja o ponto focal do ambiente.
Outra opção que eu gosto muito, está super em alta (tem a ver com o estilo industrial, né ?) e facilita se vc gosta de mudar as coisas de lugar é o trilho de spots, como acima.
Para mesas retangulares (e também as ovais), este tipo de luminária é uma opção bacana, desde que seja colocada em altura agradável ao olhar e ao seu funcionamento (ela normalmente fica bem entre 70 e 80 cm tbém). Atenção com a largura da luminária, que deve ser tal que consiga iluminar razoavelmente bem as cabeceiras da mesa. E olha como este modelo com este revestimento combina bem com o restante da decoração.
Luminárias que tem mais a função de “aparecer”, ser elemento decorativo do que iluminar perfeitamente a mesa de jantar, muitas vezes ficam mais altas, para que sejam vistas e não atrapalhem o pessoal que está sentado na mesa. E neste caso é bom pensar em outras fontes de luz no ambiente se for necessário.
Com certeza, Alessandra!
Iluminação melhora tudo!
bjo
ROsana
Um boa iluminação valoriza muito qualquer ambiente.
Lindo
Obrigada, Euripedes!
abs
Rosana
Eu gostei mais da decoração 9, como sou muito romântico, o ambiente é muito propício para um jantar a dois.
Parabéns mais uma vez.
Excelente conteúdo, como sempre!!
Muito obrigada 🙂
Luminárias fazem parte de uma tendência do mercado. Existem outras lindas no comércio e que deixam o ambiente bem aconchegante.