E vamos lá com o 4o. post da série Princípios da decoração e design na prática onde analiso 6 ambientes, enfatizando os princípios e técnicas usadas para conseguir que eles sejam tão bem decorados e harmoniosos.
Você pode saber mais sobre os princípios na nossa guia Princípios do Design de Interiores e também na série que você acessa aqui.
Princípios da decoração e design na prática
Dar MOVIMENTO a um ambiente pode ser simples como colocar uma mesa na diagonal em relação às paredes, como nesta foto. Não é nada demais (só precisa de espaço, claro!) mas o ambiente todo parece mais dinâmico e original. Aqui vc tbém pode perceber a REPETIÇÃO das linhas retas, que chamam atenção principalmente nos bancos e cadeiras, que fortalecem o “clima masculino” do ambiente, suavizado somente pelas luminárias e flores.
No estilo clássico e formal como este, são muito usados os princípios da REPETIÇÃO (muitos elementos circulares – mesa, tapete, cadeiras, luminária, objeto decorativo na mesa, desenho no revestimento das cadeiras e no tapete – , o X que aparece nas cadeiras e na luminária, a cor dourada) e do EQUILÍBRIO SIMÉTRICO (imaginando uma linha no meio da foto, os 2 lados são praticamente iguais).
Uma TÉCNICA para dividir, por exemplo, a área de jantar da área de estar em um mesmo ambiente é usar os próprios móveis e tapetes como “divisores”. No caso acima, além do tapete à frente do sofá, que delimita a área de estar, os 2 quadros na parede também reforçam esta divisão visual. Nesta sala você também pode ver como é possível usar 3 tonalidades de madeira sem problemas: Sendo bem diferentes uma da outra.
Outra TÉCNICA, desta vez para conseguir colocar cores vivas e fortes sem deixar “pesado” o ambiente, é usar cores neutras nas paredes e piso e escolher poucas cores vivas (acima somente o vermelho e o amarelo praticamente).
Aproveitar um elemento arquitetônico (no caso aqui uma abertura envidraçada) como ponto focal na decoração de um ambiente é uma das melhores TÉCNICAS do design de interiores, pois valoriza tanto a arquitetura como o design.
Outro exemplo da TÉCNICA de divisão de áreas com funções diferentes no mesmo ambiente: O tapete e os puffs “fecham” a área de estar e o espelho delimita a área de jantar e a cozinha. É importante manter uma boa área de circulação.
Veja o próximo post desta série aqui
Fotos dos sites e blogs: homedit, contemporist, voceprecisadecor, nicety-live-journal, mix-and-chic e prodesign
Obrigada, Ricardo, pelo incentivo!
Vou continuar sim..
bjo
RO
Parabéns pela série. Muito interessante. Senti falta de outros ambientes. Continua, por favor. rsrsrsrs
Muito obrigada!
bjo
ROsana
Rosana, sempre visito seu blog e é incrível a riqueza de detalhes e o conteúdo enriquecedor. É muito bom encontrar na web posts completos assim.
Excelente trabalho.
Um beijo