Nesta série de postagens com plantas fáceis de cuidar chegou a vez de mais uma lindinha – A conhecida como Falsa Érica (maldade isso….kkkk!). Vamos ver o que a Márcia Nassrallah, nossa editora de Jardinagem e Paisagismo fala sobre ela (e não deixe de ver o novo vídeo no Canal do Simples Decoração no You Tube! )
Plantas fáceis de cuidar – A Falsa Érica
A oitava planta que apresento da série Plantas fáceis de cuidar é mais uma nativa do Brasil ! E por falar nisso, as nativas sempre serão mais fáceis de cuidar – afinal estão em sua terra – não é mesmo?
Agora é a vez da Érica, também conhecida como Cuféia e Falsa Érica (tadinha!). Pitaco da Rosana: Depois de conhecer o outro nome, acho que ela prefere Falsa Érica mesmo…kkkk).
Pra não ter erro, o nome científico da belezinha é: Cuphea gracilis e é da família Lithraceae enquanto que a Érica (a verdadeira) é da família Ericaceae.
Trata-se de uma forração de porte baixo, chegando a uns 30cm no máximo. Fica linda em vasos, bacias, em canteiros rústicos de pedras e dando um ar campestre na formação de maciços ou em caminhos.
Ela pode ficar a pleno sol ou meia sombra (tanto faz! as plantas fáceis de cuidar são, muitas vezes assim!) e produz delicadas flores brancas ou lilás o ano inteiro, a folhagem também é um mimo.
O solo pode ser composto daquela mistura que sempre indico: 1 parte de terra vegetal, 1 parte de substrato para jardim e 1 parte de areia grossa lavada (de construção).
As regas podem ser espaçadas, ou sempre que o solo estiver seco.
Adube com matéria orgânica, ou npk-4-14-8, ou outro para floríferas. Sempre siga a BULA pois adubo em excesso mata as plantas.
Com essa queridinha não tem erro: Mãos a obra! Se tiver um jardim na frente de sua casa, experimente; se tiver uma pequena varanda, plante em vasos e tenha flores o ano todo!
Se gostar, curta, comente e compartilhe. Faça-nos perguntas. Mande-nos fotos de suas criações!
Studio MS Design de Interiores e Paisagismo
A Marcia Nassrallah, já falou da Flor do Guarujá , da Onze Horas , da Fitônia ou Planta mosaico , das Peperomias e Ráfis , da folhagem Coleus , da Pitaya e do Tapete Inglês – Não deixe de ver!!!
E a próxima Planta fácil de Cuidar é a Dinheiro em Penca! Veja aqui
Vdd Sirley.
Concordo plenamente.
Bjos.
Obrigada Rosa Maria.
Bjos.
Silvana, siga as dicas em relação ao solo e jamais deixe o solo encharcado. Só regue quando estiver seco. Faça o teste com o dedo.
Oi, Sabrina!
Bem, as necessidades da planta (insolação, regas, solo, etc) são as mesmas. Mas como você disse se trata de Bonsai ela vai requerer cuidados específicos. Sugiro que você busque orientações com pessoas que possuam a prática do Bonsai. Não é o meu caso. Bjo. Sucesso com sua planta.
Márcia
Olá!
Estava pesquisando na internet quando achei essa matéria sobre a Falsa Érica… Eu tenho uma na forma de bonsai, comprei há bastante tempo. Nunca tive problema com ela, mas no meio do ano o clima aqui deu uma esfriada, de repente certa manhã notei as folhinhas murchas e caindo. Continuei tentando “reanimar” ela. Resumindo… A grande maior parte das folhinhas secaram e caíram, mas toda a parte do topo ficou intacta com folhinhas verdes aparentemente saudáveis e cheias de florzinhas. No meio só tem galhos secos e no topo desses galhos secos estão as folhas e flores. Não entendi o que aconteceu, os galhos secos com planta frondosa somente no topo… Vcs poderiam me ajudar? O que devo fazer pra ela voltar a florir em todas as partes dos galhos?
Agradeceria qualquer retorno.
Silvana,
A Márcia vai lhe responder!
Bjo
RO
Tenho a Falsa Erica, porém ela está quase toda seca, com um único galhinho ainda verde e florido. Moro em Fortaleza, meu vaso fica na varanda, rego com freqüência… O que pode estar acontecendo?
Maria.
Não sei onde é a sua cidade, mas no RJ e em Sp é fácil achar a falasa érica. Sugiro uma pesquisa no google, assim: Escreva “Falsa Érica venda” e acrescente o nome da sua cidade. Provavelmente vc vai achar.
ab
Rosana
Onde eu posso adquirir uma muda da Érica ou falsa Érica aqui na minha cidade?
Estou amando aprender com você sobre as plantinhas. A falsa Erica eu tenho e não sabia o nome. Obrigada por ensinar abraço
Oi, Salma!
O Manuka é a popularmente conhecida Érica japonesa ou Árvore chá, (Leptospermium scoparium).
É um arbusto perene que gosta de clima ameno e aprecia o frio e nessas condições floresce mais. Ela não tolera o calor tropical.
É de sol pleno e aprecia um solo rico em matéria orgânica. Faça uma mistura de terra vegetal, húmus e substrato em partes iguais.
Abs.
Márcia
Fácil de encontrar no Ceasa, mas creio que em qualquer flora da sua região. Se não tiver peça para encomendarem para você.
bjos
Marcia
Como conseguir uma mudinha para vaso? Eu não conhecia e gostaria de tê-la.
Acho ótimo essas dicas e informações ,pois estamos precisando mais de flores do que de concretos….fica td mais lindo aos nossos olhos ..Parabéns
Oi Rosana, gostei de saber sobre a falsa Érica. Você já ouviu falar num arbusto chamado Manuka? Natural da Nova Zelândia, muito parecido com a falsa Érica. Até mandei buscar as sementes pela internet, mas não vingou!!
Eu estava interessada pois o mel que as abelhas fazem da flor da Manuka é altamente curativo. Queria saber se a falsa Érica e a Manuka seria a mesma planta?
Obrigada!!!
Que bom que estão curtindo.
Compartilhem e façam perguntas pra sabermos como ajudar mais.
Obrigada, Maria!!!! Márcia fica muito contente 🙂
bjo
Rosana
Adorei conhecer teu blog, com assuntos variados e muuuito legais! A postagem com plantas fáceis de cuidar é ótima. Tenho a falsa érica, e adoro: linda e não dá nenhum trabalho, além de flores o ano todo. Um abração!
Oi, Juceli!
Algumas das plantas desta série tem esta característica, como esta falsa érica, a onze horas (https://www.simplesdecoracao.com.br/2016/12/plantas-faceis-de-cuidar-parte-2/) , a fitônia (https://www.simplesdecoracao.com.br/2017/01/plantas-faceis-de-cuidar-parte-3/
e a coléus (https://www.simplesdecoracao.com.br/2017/02/plantas-faceis-de-cuidar-parte-5/
E vamos continuar com a série, ok?
bjo
Ro
Quero fotos e nomes de plantas fácies de cudar e que bote flores o ano todo ou tenha folhas coloridas .