Nesta série de postagens com plantas fáceis de cuidar chegou a vez de mais uma lindinha – A conhecida como Falsa Érica (maldade isso….kkkk!). Vamos ver o que a Márcia Nassrallah, nossa editora de Jardinagem e Paisagismo fala sobre ela (e não deixe de ver o novo vídeo no Canal do Simples Decoração no You Tube! )
Plantas fáceis de cuidar – A Falsa Érica
A oitava planta que apresento da série Plantas fáceis de cuidar é mais uma nativa do Brasil ! E por falar nisso, as nativas sempre serão mais fáceis de cuidar – afinal estão em sua terra – não é mesmo?
Agora é a vez da Érica, também conhecida como Cuféia e Falsa Érica (tadinha!). Pitaco da Rosana: Depois de conhecer o outro nome, acho que ela prefere Falsa Érica mesmo…kkkk).
Pra não ter erro, o nome científico da belezinha é: Cuphea gracilis e é da família Lithraceae enquanto que a Érica (a verdadeira) é da família Ericaceae.
Trata-se de uma forração de porte baixo, chegando a uns 30cm no máximo. Fica linda em vasos, bacias, em canteiros rústicos de pedras e dando um ar campestre na formação de maciços ou em caminhos.
Ela pode ficar a pleno sol ou meia sombra (tanto faz! as plantas fáceis de cuidar são, muitas vezes assim!) e produz delicadas flores brancas ou lilás o ano inteiro, a folhagem também é um mimo.
O solo pode ser composto daquela mistura que sempre indico: 1 parte de terra vegetal, 1 parte de substrato para jardim e 1 parte de areia grossa lavada (de construção).
As regas podem ser espaçadas, ou sempre que o solo estiver seco.
Adube com matéria orgânica, ou npk-4-14-8, ou outro para floríferas. Sempre siga a BULA pois adubo em excesso mata as plantas.
Com essa queridinha não tem erro: Mãos a obra! Se tiver um jardim na frente de sua casa, experimente; se tiver uma pequena varanda, plante em vasos e tenha flores o ano todo!
Se gostar, curta, comente e compartilhe. Faça-nos perguntas. Mande-nos fotos de suas criações!
Studio MS Design de Interiores e Paisagismo
A Marcia Nassrallah, já falou da Flor do Guarujá , da Onze Horas , da Fitônia ou Planta mosaico , das Peperomias e Ráfis , da folhagem Coleus , da Pitaya e do Tapete Inglês – Não deixe de ver!!!
E a próxima Planta fácil de Cuidar é a Dinheiro em Penca! Veja aqui
Para manter as formigas longe das plantas use borra de café na terra, perto do pé. OU misture vinagre e a água em proporções iguais e borrife na planta e na terra.
Talvez vc tenha tratado essas tarde demais… Sinto muito.
bjo
ROsana
Comprei duas falsas Éricas e elas são novas ainda, recentemente identifiquei em uma delas um formigueiro, limpei a planta troquei a terra dela. Mas mesmo assim ela ficou com as folhas secas marrons, e não sei porque mesmo eu regando 2 vezes ao dia parece que ela morreu. Aconteceu a mesma coisa com a minha primeira Érica, estou ficando com trauma já 3 Éricas mortas já.
Oi, Géssica,
Infelizmente pode ser muita coisa: adubo ou rega de mais ou de menos,por exemplo. Mas se há outra que está boa, será que não tem uma praga atacando sua érica ? Dê uma boa olhada e se encontrar algo estranho, use óleo de neem.
Boa sorte!
bjo
Ro
Plantei duas no Jardim de casa, porém ontem reparei que uma delas está caindo todas as folhas e flores… Está plantado num lugar onde pega bastante sol. O que pode estar acontecendo?Será que consigo recupera-las?
Na verdade, não há diferença. A Érica é chamada também de Cuféia e de falsa Érica. Mas porque eu não sei mesmo….
Bjo
RO
Nao entendi a diferença entre a Falsa Erica e a Érica. Tenho branca e lilás, são lindas floridas o ano todo
O método que melhor funciona é comprando novas mudas, mas se tiver paciência poderá tentar estaquia de ponteiros.
abs
Marcia
Hola!
¿Cómo tengo que hacer para trasplantar plantines Erica al suelo?
¡Muchas gracias!
Oi, Pedro!
Muito obrigada pela informação. Estamos analisando e corrigiremos assim que confirmarmos!
abs
ROsana
Olá.
Cuphea gracilis é nativa da Venezuela e Colômbia, das margens do rio Orinoco. Não ocorre naturalmente e nem é cultivada no Brasil.
A correta identificação dessa espécie cultivada como ornamental é Cuphea hyssopifolia, nativa do México e Mesoamérica. Infelizmente a informação errada em livro se propagou e está aí até hoje.
Oi, Itamar!
A érica não gosta muito de podas não. Retire somente os galhos secos. Se ela estiver crescendo com muito poucas folhas, coloque em um lugar com mais Sol, molhe mais que anteriormente (sempre q a terra estiver seca) e observe. Se não melhorar, dê uma ligeira podada nos galhos mais fracos e acrescente adubo.
abs
ROsana
Oi ,Valéria!
Veja no post se vc segue tudo que lá está dito: adubação, rega, sol ou meia sombra (até 3/4 horas de Sol não absurdamente forte – da tarde ou da manhã)
Se ela está em vaso, veja se o solo, mais embaixo, não está encharcado e se os furos para a saída do excesso de água estão destampados.
Caso siga tudo isso e não haja o que mudar, tente mudar de local ou replantar.
bjo
Ro
qual a melhor época de poda da erika?
Boa noite, a minha curiosidade é que comprei duas mudas lindas de erica e não entendo porque elas morreram, secaram de tudo 🙁
Oi, Graziela,
A Márcia Nassrallah respondeu: Pode fazer uma tentativa de eliminação das partes queimadas imediatamente mas provavelmente não vão brotar.
A falsa érica não suporta frio rigoroso. Já pensou em colocar dentro de casa, perto de uma janela ensolarada?
bjo
RO
Olá…tenho várias falsa erica no meu jardim, mas como faz muito frio aqui no sul, a ultima geada q teve queimou todas as minhas plantinhas. Gostaria de saber se na primavera ela brota? se devo podar os galhos secos, e se devo, qual é a melhor época para fazer isso?… sendo q esse inverno ainda promete algumas geadas. Obrigado
OI, Erika
Eu sugiro que vc só regue quando a terra começar e ficar seca e a coloque eu um local onde haja mais luminosidade.
bjo
Rosana
Bom dia a minha mida de chupeta gracilis está com as folhas e as flores murchas, mesmo com a rega de duas ou três vezes por semana ela ficou assim, porém ela está na minha área de serviço onde é coberto e sombreado, mais esta chovendo um pouco e ela recebe respingos da chuva, fico no seu aguardo.
Obrigada
Oi, Raquel,
A Márcia vai lhe responder logo, logo
bjo
RO
Oi, Raquel!
A Márcia vai lhe responder logo, logo!
bjo
RO