Muitas dúvidas na hora de escolher os modelos de cortinas para a casa ? A sala tem janela e porta na mesma parede e não sabe o que fazer com a cortina ? Você tem mais que uma janela no quarto ou na sala ? Entra muito sol, prejudica ver tv mas você não quer ficar no escuro o tempo todo? Tem um móvel encostado na parede da janela ?  A janela não é centralizada?

Escolhendo a cortina certa – 10 problemas e suas soluções

Selecionei  algumas fotos que resolvem 10 dúvidas comuns e vou explicar porque estas soluções foram usadas. Isso vai ajudar você a encontrar a SUA solução perfeita!

Escolhendo a cortina certa - 10 problemas e suas soluções

(foto: casaabril)

1) Sala grande com muitas portas ou janelas – Na foto acima,   cortina e persiana  nas portas permitem que mesmo em um ambiente onde entra muita luz, você controle a luminosidade sem precisar de cortinas grossas.  Podia ser uma só cortina mas como há uma certa distância entre as portas  separá-las  faz o ambiente ficar menos pesado (e é mais econômico).  Para manter a leveza, a janela recebeu somente uma  persiana – igual às outras, para dar unidade ao conjunto –  e isso ajudou a aumentar a atenção para as portas. Repare que o trilho da cortina está acima do forro  – para isso o forro precisa deixar uma área para a colocação do trilho no teto. Assim:

cortineiro

(fotos: Casaabril e espaçocasa)

achadosdedecoracao salon_con_sofa_en_v_1021x1280

(foto:achadosdedecoracao)

2) Porta e janela próximas com sofá encostado na parede – A cortina romana é ótima para uma janela pequena quando o sofá está encostado na parede – Ela não cria volume mas não seria a melhor solução para a porta, onde a cortina em trilho indo até o chão é  mais funcional e coerente. Mas veja que foi usado  o mesmo tecido, o que dá unidade ao conjunto.

revistacasalinda ape-depois-da-reforma2

(foto:revistacasalinda)

3) Janela e porta (ou 2 portas?) na parede que vai da área de estar à de jantar –  Uma cortina cobre toda a parede,  Ela é leve e o ambiente é grande o bastante para não “sufocar” com a cortina larga, que delimita muito bem a área de estar.

casadosoutros ManuOristanio_DSC_1222

(foto:casadosoutros)

4) Porta de entrada e janela na mesma parede da sala pequena em estilo descontraído – O estilo da decoração da sala acima, seu tamanho, a mesa encostada na parede e a falta de sentido em ter uma cortina em porta de entrada deste tipo  fez com que a persiana fosse uma solução coerente, simples e funcional (acho que se ela fosse um pouco mais comprida ficaria melhor ainda).

trestudio rimage_(23)

(foto:trestudio)

5) Porta em vidro e janela muito próximas – Nesta sala, devido ao estilo de decoração mais feminino, a posição e material da porta e a grande janela agarrada nela, a cortina leve em toda a parede faz todo o sentido. Veja que há espaço para  parte da cortina ficar atrás da porta sem atrapalhar nem ficar “apertada”…Para cortar a luminosidade o tecido poderia não ser translúcido, ter forro,  ser duplo, etc. E veja que neste caso o trilho está exposto e bem próximo ao teto.

05e-apes-pequenos-que-provam-que-da-pra-viver-bem-com-pouco-espaco

(foto: casaabril)

6) Sala corredor (pequena e comprida, com janela ou porta no fundo – Uma solução comum, simples e econômica para as salas-corredor: Um cortina com varão  (neste caso, ele está um pouco baixo – a altura ideal é centralizado entre o fim da porta e o inicio do teto)  mas é preciso atentar para o espaço que a cortina vai ocupar nas laterais. Aqui veja que o rack, a prateleira e o sofá permitem que a cortina, que ocupa um bom espaço, fique sem “apertos”, o que é bem feio quando acontece.

17a-apes-pequenos-que-provam-que-da-pra-viver-bem-com-pouco-espaco

(foto: casaabril)

7) Outra sala corredor – Veja que a parede para o rack é bem pequena. Então escolheu-se colocar a cortina cobrindo somente a área da porta. Acho que só vale a pena fazer isso se não tiver jeito. Além disso, em tetos baixos como este, é preferível que a cortina seja em trilho no teto… a sanca só faz o pé direito ficar menor ainda.. Veja a diferença nesta montagem mal feita que eu fiz (rs!):

17a-apes-pequenos-que-provam-que-da-pra-viver-bem-com-pouco-espacoa

(Claro que morando em ap alugado, por exemplo, pode não ser possível fazer esta modificação)

16-apartamento-sessentao-de-85-m2-parece-novo-apos-a-reforma

(foto: casaabril)

8) Outra sala (quase) corredor –  Só para mostrar outra solução  – a persiana – que pode ser usada sozinha quando o estilo da sala é descontraído. Para maior formalidade pode tbém ser acrescida uma cortina. E sempre que houver móveis ou sofá encostados na parede elas são ótimas soluções.

cabeceira_painel_arquitrecos_via_casa_e_jardim_02

(foto:Casaejardim)

9) Quando a porta ou janela não está centralizada na parede – Uma das soluções é  assumir a assimetria e fazer algo na parede lateral que dê graça ao conjunto (como os quadros neste quarto). A cortina romana “sequinha” é um pouco maior que a janela para diminuir o escape de luz natural nas laterais, que acontece com romanas, painéis e rolos eventualmente, dependendo da qualidade e instalação). Para quem precisa de escuridão total é melhor uma boa persiana em madeira escura e talvez uma leve, não translúcida e curta cortina na frente da persiana.

home-designing glass-coffetable-600x424

(foto: Yodezeen)

Outra solução é desconsiderar a posição e tamanho da janela e fazer a cortina como esta: 2 tecidos, um leve, claro e translúcido e outro, nas laterais, em tamanhos iguais nos 2 lados, mais escuro e espesso. É a melhor solução, usando cortinas, para controle da iluminação natural. E eu acho que as cortinas muito compridas, como estas, não são funcionais no dia-a-dia. Acumulam mais poeira ainda..

cepaynasi a52

10) A porta ou janela abrem para dentro – Há 2 soluções possíveis: a) Colocar trilho ou varão maior que a janela ou porta: 30cm ou até mais (se a cortina for volumosa).

6a00e55008157688340192aa5f5270970d-600wi

A 2a. opção é colocar cortinas/persianas do tipo rolo ou romana que se feche totalmente à frente da janela, de forma que seja possível abri-la quando a persiana estiver recolhida. Portas e janelas que abrem para dentro são as mais difíceis e custosas. As 2 soluções não permitem um bom controle de luminosidade. Se puder optar por portas ou janelas que abram para dentro e tenham venezianas, esta é uma boa ideia!

Ainda tem dúvidas? Escreve aí que eu farei outro post com mais dúvidas e soluções! Mas antes veja esta série sobre as características das cortinas. Sua resposta pode estar aqui.

70 COMENTÁRIOS

  1. Estou com uma dúvida enorme, fiz toda a reforma da casa e não deixei o corticeiro no gesso. Minhas janelas são todas blindex, eu não queria furar a parede para colocar varão, mas fico pensando se o modelo rolon vai resolver a questão da luminosidade, principalmente nos quartos. Não tenho móveis encostados em nenhuma das janelas em todos os cômodos, você acha que vale a pena colocar o varão mesmo, com umas cortinas compridas ou vou na opção do rolon?

  2. Nedra,
    Se isso não tornar o espaço muito “pesado”, pode sim. Pense tbém na possibilidade de colocar quadros ou prateleiras com decoração nesse espaço sem função.
    abs
    Rosana.

  3. Rosana tenho uma varanda na parede lateral a varanda fica a tv posso estender a cortina até o encontro com a parede onde está a tv resumindo posso por uma cortina maior que a varanda onde tampe os lados porque a varanda é estreita e sobrou um espaço de parede sem função

  4. Larissa,
    Eu não consegui compreender direito. O q vc quer é colocar 2 cortinas cobrindo toda a extensão da parede ? Com uma porta pivotante? Será que vc pode mandar fotos? [email protected]
    aguardo
    bjo
    Rosana

  5. Boa Noite!
    Tenho janela blindex de correr e porta pivotante na mesma parede de 4,25 metros.A minha janela possui 2 metros de largura e anteriormente ja havia instalado uma cortina em um varão de 2,5 metros com emenda no centro da janela,sobrando do meu lado esquerdo 0,50 centímetros sem cortina e no meu lado direito 1,75 metros.Agora comprei outra cortina da mesma e um varão de dois metros e duas emendas para adaptação.A duvida é se devo fazer novas perfurações na parede colocando o varão de dois metros no centro e desmenbrando o de 2,5metros colocando 1,25 metros adaptado com a emenda de cada lado do varão de 2 metros ou se devo cortar o varão e colocar somente nas partes que faltam usando emendas?outra coisa a abertura da cortina tem que ficar necessariamente no centro da janela juntamente a emenda do varão ou não.lembrando que minhas cortinas são longas.Grata!!!

  6. oi, Francielly!
    Olha, depende:
    1) Se sua sala é grande e não há qquer móvel encostado nessa parede e a janela e porta são próximas, vc pode colocar uma cortina com aberturas na porta e na janela.
    2) Na mesma situação acima, se há algum móvel encostado abaixo da janela, a vc tem as 2 opções: Uma cortina como no item 1 (desde que ela não fique “apertada” atrás do móvel. Deve haver um espaço livre para a cortina) OU colocar uma cortina curta ou uma persiana curta na janela.
    3) Se a porta é muito longe da janela, eu sugiro colocar 2 cortinas ou cortina e persiana (esta no caso de haver móvel abaixo da janela)
    4) Se a sala é pequena, para não ficar “pesado” o ambiente, eu sugiro o mesmo do item 3.
    bj
    ROsana

  7. Olá, na minha sala tem a janela e a porta na mesma parede. POsso colocar cortina grande que para toda a parede, fazendo corte onde fica a porta? Qual sua melhor sugestão.
    Obrigada

  8. Tenho um cômodo que envidracei Mas como colocar cortina ou persiana se o vidro é temperado e tem alguns que são caídos comum triângulo , estou apavorada com o sol , o que fazer?

  9. Oi Marcelle,
    Olha que eu adoro estas janelas, sabia? Por isso, já pintaria em uma cor viva para enfatiza-las ou deixaria na madeira com um verniz incolor se a cor fosse bonita, kkkkk! Mas já que vc não gosta, para disfarçar, neste post mesmo, veja a opção 10. “A porta ou janela abrem para dentro” exatamente o seu caso. https://www.simplesdecoracao.com.br/2017/09/escolhendo-a-cortina-certa-10-problemas-e-suas-solucoes/
    bjo
    RO

  10. Boa tarde, tenho uma grande dúvida..
    Me mudei par a uma casa de praia Antiga…
    As janelas e portas são de madeira e abrem para dentro. As janelas me incomodam muito..
    São do tipo veneziana que a parte de vidro abre para dentro e a de madeira para fora..
    A única forma que pensei para disfarçá-las foi a cortina..mas não sei como usar nesse caso

  11. Oi, Rose!
    Como há uma porta de entrada , a melhor solução seria uma cortina somente para a a janela (uns 15 cm além dos lados, se for possível). Se houver móveis encostados abaixo da janela, o melhor seria uma cortina curta, que fosse até uns 15 cm abaixo da janela. Se quiser controlar melhor a luminosidade, para não usar blackout use persiana e cortina ou 2 cortinas em varão duplo: uma translúcida e outra em tecido mais encorpado.
    bjo
    RO

  12. Boa tarde! minha parede da sala tem 4.10 de largura e 2.70 de comprimento ! a janela fica ao meio dessa parede ! que tipo de cortina colocar ? coloco parede inteira ou só na janela ! porém a porta de entrada fica do lado dessa parede !

  13. Oi, Bianca!
    Considerando que a cortina está atrás do sofá, o que vc pode fazer é afastar mais um do outro, puxando o sofá um pouco para frente e/ou colocar cortinas menos encorpadas ou em tecidos mais finos, de forma que ela ocupe menos espaço.
    bjo
    Rosana

  14. Luciana,
    Depende dos seus hábitos e do material usado. Cortinas tem a tendência a durar menos, pois precisam ser limpas com mais frequência. Sequinha de varão (tecidos sintéticos duram mais e são mais fáceis de lavar), ou rolô ou tela (estas mais caras e podem necessitar de limpeza especializada) são boas opções. Para persianas (que na verdade é a minha preferência) escolha as com lâminas metálicas, de madeira ou de PVC. De qquer forma, escolha materiais com tratamento antiestático, que dificulta o acúmulo de poeira e gordura.
    bjo
    ROsana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui