E a nossa super editora de Paisagismo e Jardinagem esteve na Expoflora 2017 e já mostrou, na primeira parte, 6 ambientes da mostra. Vamos ver mais? E atenção que tem vídeo dos ambientes lá no Canal do Simples Decoração no You Tube!
E também vamos ter mais fotos no Instagram e Facebook do Simples Decoração!
Expoflora 2017 – 2a parte – Ambientes
Ambiente 7 – Oficina no jardim – Ana Dix (arquiteta e paisagista)
A oficina para trabalhos manuais no jardim, ficou encantadora. Destaque para o azul das paredes e o pergolado metálico que pode ser montado e desmontado em qualquer espaço. Nas prateleiras, elementos simples, como potes de vidros pintados com frases que formam um poema ou com suportes de macramê. Duas treliças nas paredes: uma sobre a bancada para pendurar as ferramentas e outra para servir de quadro para o regador e vaso de zinco. As plantas verdes, com muita folhagem, formam jardim tropical: Ficus lyrata (conhecida como figueira-lira ou figueira-violino), Leea Rubra, Croton petra e Mammy, Platycerium alcicorne (chifre de veado), Asplenium e Philodendron Pacova, Calatheas. Espécies de baixa manutenção, cores fortes e durabilidade, em vasos autoirrigáveis (com mecanismo que a planta suga água de reservatório fechado) e piso drenante – dando continuidade ao ciclo natural da água.
Ambiente 8 – Espaço Relax – Alexandre Gusmão e Cintia Zanuzzo (paisagistas)
O refúgio para o alívio do estresse do dia-a-dia pode ser dentro de casa. Nessa proposta, o spa com cromoterapia e jatos d’água direcionáveis foi decorado com decks de madeira com nichos para sentar. Ao fundo, uma parede com resistentes e volumosas Samambaias. O conceito de sustentabilidade na lareira ecológica (usa etanol, que é combustível renovável); Destaque para o resgate de uma técnica japonesa muito antiga, o Kokedama, uma variação do bonsai em arranjos suspensos conhecidos como bolas de musgo. No paisagismo composto por mais de 125 plantas e flores (Antúrios vermelhos, Bromélias e Orquídeas phalaenopsis), encontram-se as esculturais Dracenas arbóreas, as Kaizukas – com suas formas espiraladas e retorcidas que lembram um suspiro de confeitaria – e a elegante Palmeira Rápis.
Ambiente 9 – Varanda – Daniela Vieira (arquiteta urbanista, especialista em iluminação)
Simplicidade e beleza revelada pelas imperfeições, assimetria e irregularidade dos materiais e acabamentos rústicos, em harmonia com a beleza natural das plantas. O jardim de temperos e ervas (Alecrim, Hortelã, Boldo, Salsinha e Lavanda) e plantas ornamentais (Orquídeas, Asplênio, Abacaxi roxo,Minicrisântemo, Samambaia, Petúnias, Dracena tricolor e Azaléas) mostra como a vegetação tem um papel importante na transformação do ambiente. Blocos de concreto formam uma floreira que transforma-se em bancos ao receber as almofadas. Sobre a mesa de tronco de madeira, dois bonsais de frutíferas. Do outro lado, um jardim escultórico formado por Bromélias e Petúnias em maciços e plantas suspensas com a técnica artesanal japonesa Kokedama.
Ambiente 10 – Coworking – Allan Oliveira (designer de interiores)
A ideia é inspirar o paisagismo e a decoração em um coworking, ambiente compartilhado por profissionais de diversas áreas. Tem mesas de trabalho, salas para reuniões e espaços de convivência. O ambiente foi projetado com fundamentos de sustentabilidade e bem-estar. O revestimento de tijolos sustentáveis traz quadros e plantas naturais estabilizadas. O Musgo parece brotar da parede. Os móveis, como as escrivaninhas lembram as antigas carteiras escolares e são de madeira de reflorestamento. A divisória é um canteiro de Cactos plantados em uma churrasqueira retirada da lixeira e a fritadeira que serve de vaso para as Suculentas sobre a mesinha de centro, que aproveita o tronco de árvore. No jardim da Jabuticabeira, o deck de pallets é uma espreguiçadeira. Os canteiros tem grama, cactos, samambaias e suculentas. Fechando o espaço, o aparador de musgo sob uma parede de tijolos de isopor recebe um tapete de pedriscos e suculentas.
Ambiente 11 – Espaço Zen – Karina Taccola (arquiteta)
Um pequeno espaço retangular junto ao muro é mais do que suficiente para descanso e relaxamento. A decoração com elementos naturais, como o bambu e plantas ornamentais, como as diversas variedades de Sansevierias. Há fogueira de chão e mandalas decorando as paredes. O piso drenante faz a interligação com o jardim. Sobressaem Orquídeas phalaenopsis brancas e rosas de pétalas enormes.
Ambiente 12 – Descanso – Luciano Simões (paisagista)
Do pergolado feito de madeira de reflorestamento e coberto de junco, pendem as finas cortinas de cetim que balançam no ritmo das folhas das palmeiras que fazem sombra para a rede pendurada em bambus. A opção foi pelas plantas tropicais. A parede verde traz Samambaias, Peperômias e Asplênios e os Antúrios vermelhos formam um coração iluminado pelo Véu-de-noiva. Há ainda Guaimbês e Impatiens. O piso de tijolo demarca o caminho em meio à grama São Carlos Plus e os bancos e poltronas são de madeira de demolição.
Ambiente 13 – Jardim da Família – Sandro Sander (paisagista)
Um mesmo ambiente pode receber propostas bastante distintas que vão do desértico ao tropical. Enquanto de um lado as suculentas despontam entre os Cactos madacarus e os cerâmicos, do outro a fonte e o espelho d’água refrescam os alegres Kalanchoes que contrastam com a predominância do verde em seus vários tons e texturas. Os canteiros de plantas medicinais, condimentais e aromáticas (cebolinha, sálvia, salsa, hortelã, poejo, tomilho, manjericão e alecrim) servem de bordadura para os Kalanchoes. As Sansevierias cilíndricas e as trançadas em vasos ornamentam as bordas do que um dia foi uma piscina. Os blocos de tijolos formam os caminhos delineados por luminárias até as áreas de descanso.
E veja a 3a. e última parte, com mais ambientes lindos da Expoflora 2017!
Studio MS Design de Interiores e Paisagismo
Serviço Expoflora 2017 :
36ª Expoflora
Localização: Holambra/SP
Data: 25 de agosto a 24 de setembro, de sexta a domingo, e no dia 7 de setembro (feriado da Independência do Brasil)
Horário: das 9 às 19 horas
Ingressos: R$46,00
Onde comprar: na bilheteria do Parque da Expoflora (nos dias do evento), no site www.ingressorapido.com.br
Informações para o público: (19) 3802-1499 / (19) 3802-1421
Ateliê da Notícia
Jornalista responsável: Vera Longuini
Cel (19) 9 9771-6735 – Vivo ou (19) 9 8840-6735 (Oi)
Atendimento: Caroline Magalhães, Bárbara Martins, Beatriz Scariot e Maiko Magalhães
Redação: (19) 3252-9385
[email protected].
www.ateliedanoticia.com.br
O meu sonho é ter um jardim desses na minha casa… E estou preste a realizá-lo e através deste post tive uma noção de como criar o meu próprio jardim, obrigado por compartilhar assusto que nos ajudam no nosso dia-a-dia. Obrigada e uma grande abraço.
Uma das exposições mais linda que existe! Quem nunca quis ganhar flores rs essas são lindas, bem vivas… A natureza é maravilhosa… Amei seu post e obrigado por compartilhar… Informações preciosas 😀
Amo exposição de flores na verdade amo flores rs… Essas fotos mostra realmente como é lindo isso… obrigado por compartilhar esse conteúdo, amei de verdade… Uma grande abraço ^^
Maravilhoso, literalmente amei seu conteúdo! Obrigado por compartilhar com a gente.. Bjosss 😀
Simplesmente magnifico, amo arte e amo ficar olhando sites como este,parabéns pelo belíssimo bom gosto!