Como você cria a tal “paleta de cores” se a sua casa está cheia de coisas de diversas cores ? Vem aprender aqui! Decoração – Paleta de cores na prática
Decoração – Paleta de cores na prática
Todo mundo fala sobre paleta de cores (inclusive eu e não foi só uma vez). Mas vendo os comentários por aqui, continuam existindo dúvidas e dificuldades para combinar sofá com tapete, escolher cor da parede, enfim! E a razão é essa: No mundo perfeito você escolheria a paleta ANTES de ter ou comprar qualquer coisa. Mas como fazer isso em uma casa cheia de bagulho de tudo quanto é cor ????
Simples: Editando! “E o que é editar, Rosana? “ Bem, vamos usar este ambiente que eu modifiquei como ponto inicial:
Acho que dá para perceber que este ambiente, principalmente devido às cores, não “funciona”… Não está bonito, as coisas (almofadas, quadros..) não conversam entre si, não é mesmo? Apesar da maioria dos itens serem “acinzentados” as coisas coloridas não tem harmonia, não parecem ter qualquer “ligação”. Você sente isso?. Então, vamos editá-lo ??? Você pode seguir estes passos:
1) Retire do ambiente tudo que não for imprescindível. Em uma sala vc vai ficar com as paredes, piso, teto, e mais, por exemplo: sofá, mesa de jantar, cadeiras, rack, aparador, uma poltrona. É bem provável que fazendo isso, vc só tenha cores neutras na sala agora. Mesmo que não, vai ver as cores dos grandes elementos e, ou mudá-los ou trabalhar com eles. Depende do que vc gosta ou detesta.
Vamos lá mexer novamente no ambiente que editei acima e tirar tudo ou quase tudo que não for imprescindível:
(Foto (mal! rs) editada onde retirei quase tudo que não é imprescindível e não acrescenta cor demais. Este é o ponto de partida para escolher uma paleta que seja do seu agrado. E para fazer isso, vc pode:
2) Decidir o que mais lhe agrada (e que vc já tenha – isso é econômico) no ambiente – Vamos dizer que é o quadro maior. E neste momento vc pode escolher a paleta de cores que vai seguir:
Observe que o quadro tem o cinza – já bastante presente no ambiente, além do branco (neutro) e do amarelo – que está repetido na almofada. E atenção que o leve lilás da outra almofada vem de uma escolha que tem a ver com o círculo de cores (lembra dele?)
Amarelo e violeta (a tendência para o lilás diminui o contraste, tornando-o mais “leve”)
E daí, o que podemos acrescentar?
3) Repetir a paleta escolhida em outros itens e equilibrar os tons:
Esta sim é a foto original (do site da Maria Killam, uma expert em cores que admiro muito!) . Veja que: 1) O segundo quadro acrescido não “briga” com o quadro principal, como o da primeira foto (ele era muito “forte” neste ambiente que é leve, percebe?) 2) O tapete agora tem uma cor prata, que combina super bem – é um cinza mais claro que o sofá e por isso contrasta com o piso escuro, acrescentando luminosidade e equilíbrio ao ambiente.
Fala sério que não é muito mais harmônico e bonito este resultado? E olha que vc poderia usar, por exemplo, o amarelo, cinza e vermelho (q tem no quadro) para ter uma ambiente mais “quente” por exemplo. As opções são várias, depende do seu gosto e do que vc tem ou está disposto(a) a investir em mudanças, entende?
Quer ler mais sobre isso?
Estava contando e descobri que já fiz mais de 100 posts que falam, de alguma forma, de cor , e fiz 2 séries de posts sobre cores: 1) Cores na decoração – Onde dou uma pincelada nos esquemas de cores e sobre cada uma das cores, do branco até o preto. 2) Combinando cores – Onde falei sobre as combinações de cores neutra, contrastante, harmônica.
E não se esqueça de dar uma olhada nas nossas redes sociais e precisando, saber dos nossos serviços!
1) Acesse tbém nosso Facebook, Pinterest , Instagram e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!
2) Caso tenha interesse em um projeto ou consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia.
Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades e fazemos isso ON LINE!!!
Desculpa pq, Cássia! Acrescentou !!!
bjo
RO
Desculpa, erro meu. Gray Malin apareceu como propaganda e eu pensei que fizesse parte do post, como sugestão de quadros.
Amo o Gray Malin! E adoro quando vc mostra o antes e o depois, é a melhor forma de aprender. Obrigada!!!
Muito obrigada, Igor!
bjo
ROsana
Excelente post..Quem não ama uma casa linda e com uma cor aconchegante.
Muito lindo o seu blog, ótimas ideias encontro aqui.
Esse blog é uma delicia!!!
Eu passo o dia inteiro lendo suas postagens e nem vejo a hora passar. Pra quem não é profissional ou estudante de arquitetura nem design ele tem uma linguagem super leve!!! Obrigado por existir e contribuir pra criatividade!
Adorei as dicas!