Nossa editora de Jardinagem e Paisagismo visitou a Mostra Mais Sustentável que tem tudo a ver com os princípios e objetivos do Simples Decoração – Arquitetura, Design e Decoração para melhorar o mundo! Estou muito contente em divulgar esta iniciativa que o Brasil (nós!) precisa tanto seguir e propagar. Vamos ver com a Márcia Nassrallah?
Mostra Mais Sustentável
Eu estava ansiosa para escrever sobre uma Mostra que tem a ver com os conceitos do Simples Decoração e de seus seguidores, que leem, curtem e compartilham ativamente. Então, a hora é agora!
Trata-se da Mostra Mais Sustentável , evento de arquitetura,paisagismo, arte e design de interiores, que atua desde 2017 reunindo diferentes atores da sociedade civil, poder público e iniciativa privada, visando revitalizar uma instituição de benemerência com reconhecida atuação e gestão, usando os conceitos de preservação e sustentabilidade.
Em 2017 foi selecionado o Lar dos Velhinhos de Campinas e agora, a Mostra Mais Sustentável revitalizou o edifício do Serviço De Saúde Dr. Cândido Ferreira, referência nacional no tratamento de saúde mental desde 1993. O serviço é pioneiro em mudar a forma do cuidado com as pessoas defendendo um modelo humanizado, descentralizado e de inclusão social.
Praça dos Pelados – “Procurou-se reciclar o entulho dos ambientes, criando-se um jardim sustentável. Os materiais foram reutilizados, após o beneficiamento pela equipe do Programa Mão Amiga de reinserção social para ex-moradores de rua e todos os elementos e serviços artísticos foram contratados junto às Oficinas do Cândido Ferreira, dando suporte e visibilidade à produção da Instituição.” Equipe Licuri Paisagismo – Arquiteto Andre Graziano
O projeto também realiza ações inclusivas, culturais, gastronômicas e educacionais, paralelas à exposição.Estive no coquetel de abertura e fiquei encantada com o trabalho realizado ali e por toda a organização.
A área total tem 3 mil m², sendo 2 mil m² de área construída e 1 mil m² de paisagismo. O imóvel, da década de 1920, foi tombado como patrimônio histórico municipal pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas e houve toda a preocupação em se manter e preservar a integridade dessa arquitetura na reforma e criação da Mostra Mais Sustentável.
Não é possível falar de todos os 40 ambientes (que serão aproveitados pela instituição após a Mostra), portanto vou destacar alguns deles:
O ambiente LOBBY DE ARTE, da Designer de Interiores Stéfane Favoretti trabalhou revestimentos produzidos à partir do lixo de resíduos ( isopor, prancha de surf e carcaça de geladeira), persianas de bambu (90% biodegradáveis), iluminação em Led, e autossuficiência da casa.
Jardim de Inverno e Loja
No Jardim de Inverno curti muito a estante cujos suportes foram feitos com o aproveitamento de cabos de vassoura e no ambiente Loja, a Designer de Interiores Stella Crissiuma utilizou materiais como compensado laminado de pinus, ferro, sobras de ladrilho hidráulico e MDF reutilizado para criar o mobiliário.
Estúdio do Vinho e Artes
A arquiteta Desirée Garcia Campos criou o Estúdio do Vinho e Artes inspirada na afetividade pelo local e trabalho realizado na instituição, que dá oportunidade de trabalho a pessoas em situação de vulnerabilidade, resgatando a dignidade do paciente. Sua proposta é: olhemos para trás – #olheparatrás – uma maneira de percebermos o quanto já desprezamos, descartamos e poluímos sem nos responsabilizarmos. Ela trouxe um rack vitrola que toca vinil e sugere a recuperação de coisas de família.
Acolhida
No ambiente Acolhida, destaque para o uso do bambu e o design do banco em madeira certificada e ferro.
Banheiro das Artes
No Banheiro das Artes a criatividade da moldura do espelho com pedaços de madeira coladas um a um e a bancada feita partir de portas que seriam descartadas e resina verde.
Lounge de Saida
No Lounge da Saída a mesa de centro assimétrica foi feita com sobra de madeira, muito criativa.
Quarto do casal com bebê
No Quarto do casal com bebê destaque para a cabeceira da cama e o conceito montessoriano no cantinho bebê.
Sala de Jantar e Estar
A Sala de Jantar e Estar do Designer e Arquiteto Erlon Tessari é encantadora. A mesa de centro é feita com sobras de mármore, o painel iluminado com a sobra do forro que seria descartado e afixado sobre paletes. O piso foi restaurado. A poltrona é revestida por um tecido proveniente de garrafas pets. A estante é de ferro com mdf aproveitado e tem um aspecto bem charmoso. A luminária foi feita por um paciente do Hospital; Há cachepôs de crochê também feitos por pacientes e a linda lareira em mármore rejeitado para o consumo por conta dos veios escuros. Dá para acreditar? Veja que linda:
Lareira em mármore rejeitado e a mesa de centro, também muito bonita
Copa da Família
Na Copa da Família o que eu mais curti foi a bancada em estrutura de ferro.
Susten Talks
No espaço Susten Talks é onde acontecem as conversas sobre sustentabilidade com profissionais conceituados todas as quartas, quintas e sextas, durante os quarenta dias de visitação pública. As inscrições para elas são gratuitas e feitas pelo site da Mostra. O ambiente ficou encantador, alegre, colorido e descontraído. E as minhas kokedamas estão dando o ar da graça por lá!
No espaço Home Theather de Priscila Marinheiro, o painel principal tem placas de cortiça de diversas espessuras. É bonito e melhora a acústica! E a sapateira foi feita com malha de aço para concretagem
Armazém das oficinas – Os trabalhos dos pacientes podem ser comprados na Mostra (foto:Denise Maher)
A Mostra Mais Sustentável segue até 07 de outubro de 2018. Não perca! Há muitas ideias inspiradoras e o belo trabalho dos pacientes que podem ser adquiridos.
Parabéns aos organizadores pelos ideais e seus valores positivos e engajadores: Fernando Caparica, Iara Santos, Lourenço Dantas e Rodrigo Espíndola.
Mostra Mais Sustentável
INSTITUIÇÃO ACOLHEDORA – EDIÇÃO 2018 – SERVIÇO DE SAÚDE DR. CÂNDIDO FERREIRA
Rua Helena Fabrini, s/n (próximo ao 118) – Distrito de Sousas – Campinas/SP – CEP: 13105-304
De 29 de agosto a 7 de outubro de 2018
Se gostou, já sabe… curta, comenta e compartilha
Studio MS Design de Interiores e Paisagismo