Você que ama Jardinagem como eu sabe que as necessidades das plantas mudam em cada estação, certo? Mas, você sabe como cuidar das necessidades delas no Outono? Veja os Cuidados no jardim para o Outono
Cuidados no jardim para o Outono
(foto:magem de 9883074 por pixabay)
Este é um período mais ameno sem muitas intempéries mas também produz desafios para nossas plantinhas. Vamos as dicas?
1. Poda: com exceção das plantas que vão florescer ou frutificar neste período, você deve fazer uma poda de limpeza, de correção da formação da planta (especialmente arbustos), eliminação de partes doentes, etc. Assim que podar, sele os cortes com pasta selante ou uma misturinha de própolis e canela (para plantas lenhosas). As demais não precisam ser seladas. Prefira fazer a poda na lua minguante pois a seiva estará mais concentrada nas raízes. Se tiver dúvidas sobre isso pode nos perguntar.
(foto:brcondos)
2. Rega: diminua a rega. Visto que o clima é mais ameno, o desgaste hídrico é bem menor. Prefira regar sempre no início da manhã.
3. Adubação: prefira adubação rica em potássio pra proteger melhor suas plantas e ir preparando-a para o Inverno. Exemplos: cascas de ovos trituradas, cinzas de lenhas (livre de sal), cascas de café ou adubos químicos ricos e potássio (K).
4. Gramado: Mantenha a altura de 4cm e não deixe aparas de poda sobre ele.
(foto:decorandocasas)
5. Pragas e Doenças: fique atento(a) ao surgimento de qualquer praga ou doença como fungos e ácaros. Tente reconhecer o problema e resolvê-lo rapidamente, antes que se espalhe. O uso de sulfato de cobre é uma boa opção.
6. Divisão de touceiras: agora é época de criar novas mudas por divisão de touceira. Exemplo: Agapanto, Barba de serpente, Dianela, Lírio, Clorofito, Ajuga, etc. Veja o que você tem aí no seu jardim e que dá para fazer divisão de touceira.
7. Mudanças de lugar: se pretende mudar ou transplantar espécies como arbustos, palmeiras ou árvores em formação, o momento é agora, durante este clima ameno.
8 – Floríferas: se você quer flores nesta estação, plante: prímulas, onze horas, amor perfeito, lírio da paz, gérbera, bela emília, margarida, antúrio, sunpatiens, etc
E aí? Se animou? Não importa se seu jardim é grande ou pequeno, se é apenas um vaso, lembre-se de aplicar as dicas que deixei aqui, assim você terá muitos motivos para se alegrar.
Se gostou, curta, comenta e compartilha. E sempre quiser, envie perguntas.
Studio MS Design de Interiores e Paisagismo
design de interiores – paisagismo – visual merchandising – mktdigital – ergonomia
Confira dicas de cuidados no jardim para o INVERNO