Mais do que a beleza das luminárias, é essencial planejar bem a iluminação da cozinha. Afinal, esse é um espaço de trabalho onde a boa luminosidade é indispensável.
Vamos explorar juntos os pontos-chave para garantir que sua cozinha tenha uma iluminação elegante e confortável.
A Iluminação Natural: Qualidade Ótima e Gratuita!
Projeto: une arquitetura e design – Bastante iluminação natural!
Na construção ou reforma, priorize grandes janelas e passagens abertas para áreas iluminadas. Isso não só melhora a iluminação natural da cozinha, mas também a ventilação, que é essencial nesse espaço.
Fotos: interiorsporn e construindominhacasaclean
Mesmo com boa iluminação natural, se você usar cores escuras em móveis ou paredes, precisará de mais luminárias ou lâmpadas com mais intensidade de luz para compensar. Repare na foto acima como as luminárias colocadas abaixo dos armários aéreos iluminam pouco devido às pastilhas em cor preta.
Em ambientes com muito branco, especialmente se laqueados ou brilhantes, cuidado com o ofuscamento ou reflexos indesejáveis.
Foto: asarquitetas
Invista em Iluminação Central e Pontual
A iluminação geral da cozinha deve ser, preferencialmente, difusa para diminuir sombras. Utilize luminárias com difusor de vidro ou acrílico, garantindo que sejam potentes o bastante para iluminar todos os cantos sem desconforto. Plafons embutidos, tubulares ou perfis lineares de LED no forro atendem bem a essa função.
Foto: Brava Arquitetura – Iluminação geral vinda do forro e pontual abaixo dos armários superiores. As duas são difusas, o que evita ofuscamento e sombras
Spots e trilhos, se forem escolhidos para iluminação geral, devem ter lâmpadas com difusores e foco aberto, posicionados para que a luz abranja todo o espaço.
Foto: tua casa – Veja áreas de sombra e excesso de luz (“estourando” acima da geladeira) que os spots com fachos fechados na iluminação central da cozinha podem causar.
Para evitar sombras e melhorar a visualização do trabalho, utilize iluminação abaixo dos armários e no caso de spots e luminárias pontuais, acima da pia, fogão ou bancada, preste atenção nas sombras, ofuscamento ou excessos que estas luminárias podem produzir.
Foto: Tua casa – Aqui veja a sombra causada pela luminária de teto – que não é difusa. Para evitá-la ou diminui-la bastante use a iluminação central difusa
Foto: Tuacasa – Projeto Marília Zimmermann – Perfeita iluminação difusa geral e iluminação também abaixo dos armários superiores – veja que só se vê uma luz que não ofusca a visão – um bom exemplo de ótima iluminação da cozinha.
Foto: Projeto Claudia Albertini Arquitetura -Iluminação geral indireta (luminárias acima dos armários iluminando para cima) e fitas de led decorativas e iluminando as prateleiras – As fitas foram colocadas sem difusor e por isso produzem algum ofuscamento)
As fitas de LED e spots são populares, mas escolha opções que não ofusquem se deseja funcionalidade. Fitas de led sempre inseridas em perfis com difusor. E considere lâmpadas dimmerizáveis para cozinhas integradas.
Foto: Tua casa – Rasgos com perfis lineares no forro que descem pela parede. Pendentes sobre a bancada, luz indireta iluminando o teto e fita de led abaixo dos armários aéreos.
Pense em iluminação pontual para facilitar a circulação à noite, usando luminárias com sensores de presença próximas ao piso.
Foto: Projeto – Costa Longa Arquitetura (O ideal é que as lâmpadas usadas sejam todas da mesma temperatura para não ter esse efeito que causa estranheza. Em cozinhas abertas para a sala, principalmente, use lâmpadas com a mesma temperatura das lâmpadas da sala)
Iluminação indireta, com luminárias na parte superior dos armários, é uma tendência decorativa. Se sua cozinha é pequena, talvez não precise de tantos pontos de iluminação. Economize!
Atenção aos Pendentes na Iluminação da Cozinha
Pendentes sobre ilhas ou bancadas são ótimos, mas opte por modelos fáceis de limpar. A gordura pode se acumular em luminárias de tecido ou com aletas, especialmente se não forem removíveis.
Instale-os a cerca de 90 cm do tampo da bancada para garantir que iluminem bem. Escolha tamanhos proporcionais à bancada e evite pendentes em tetos baixos (menos de 2,40 m), principalmente em bancadas altas.
Lâmpadas Quentes ou Frias?
As lâmpadas quentes, com temperatura de cor até 3500k, são aconchegantes aos olhos. Já as frias, de 5000k para cima, são boas para tarefas que exigem mais atenção, pois oferecem uma melhor visualização de detalhes e são muito usadas em indústrias, por exemplo. Elas podem tornar o espaço residencial menos acolhedor.
Na cozinha, muita gente ainda usa luz fria ou neutra, mas nada impede de optar por lâmpadas quentes. O importante é que o IRC (Índice de Reprodução de Cor) seja alto, acima de 80, para garantir uma boa percepção das cores dos alimentos.
A Importância do Alto IRC na Percepção das Cores
Foto: arquitetizze – A importância do alto IRC na percepção das cores
Uma questão comum na temperatura da cor das lâmpadas é em ambientes integrados. Uma cozinha com luz muito fria (como 5000k) não vai harmonizar bem com uma sala adjacente com luz quente (como 2700k).
Para suavizar essa transição, você pode optar por lâmpadas com temperatura mediana (ao redor de 4000k) próximas à cozinha e mais quentes à medida que se afastam. Outra – e melhor – opção é usar 2700/3000k em todas as luminárias, aumentando, se desejar, a intensidade de luz nos pontos onde precisar.
Foto: vivadecora – Mistura de Lâmpadas quentes e frias na cozinha aberta para a sala. As temperaturas diferentes não são visualmente agradaveis.
Ficou com dúvidas? Pergunte nos comentários! E não deixe de conferir mais artigos no nosso site para transformar sua casa com as melhores dicas de decoração!
E não se esqueça de nossas redes sociais!
1) Acesse tbém nosso Facebook, Pinterest , Instagram e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!
2) Caso tenha interesse em um projeto ou consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia.
Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.
OI, Michely!
Vc está falando da última foto? A bancada é de granito e o restante é MDF provavelmente.
abs
Rosana
Oi bom dia, essa prateleira na parede é de madeira ou mármore?
Oi, Isabel! Não sei de qual foto vc está falando, mas de qquer forma: Para colocar pendentes vc precisa ter uma altura mínima. O melhor é que do final do pendente até o tampo da mesa ou balcão você tenha de 75 a 90 cm de espaço livre. Se o pendente couber no vão desta forma e mantendo ainda, no mínimo, uns 15 a 20 cm de fio na parte superior, vc pode colocar um pendente. A iluminação embutida vc pode colocar mais livremente, pois não precisa de espaço na altura, mas cuidado com o excesso de luminosidade. Em qquer dos casos, luz quente é melhor (3000k por exemplo) e com bom IRC, de no mínimo, 80/85.
abs
ROsana
Boa Tarde! minha dúvida é: para esse tipo de balcão com essa prateleira, as luzes tem que ser embutidas ou pode ser pendente?
Oi, Romário,
Muitas coifas já tem iluminação. Nesse caso, não será necessário acrescentar, nessa área, mais luz. Caso não, a fita de led do armário superior pode seguir, idealmente na mesma altura. A questão é ter um profissional que coloque corretamente.
abs
ROsana
Em uma bancada integrada a fogão Cooktop em um nível abaixo da bancada posso arriscar colocar uma iluminação tão próxima da coifa do fogão e como seria a melhor forma dessa iluminação?