Seu jardim, quintal, varanda ou cobertura recebem muito Sol e você quer plantas práticas? Este post é para você! Selecionei 10 Plantas fáceis de cuidar que gostam de Sol. Escolha as suas favoritas, veja quais se adaptam melhor ao seu espaço e siga as dicas!
O que é uma planta de pleno SOL?
Plantas de pleno Sol precisam de cerca de 6 horas diárias de Sol, tanto no inverno quanto no verão. Sem isso, podem sofrer e até morrer. Algumas resistem a Sol menos intenso e vivem bem em meia-sombra.
Coloque sua planta no Sol e observe as folhas. Se queimarem ou murcharem, mude-a para um local com menos exposição solar. Fique atento!
10 Plantas fáceis de cuidar que gostam de sol
Aspargo Pluma
O Aspargo-pluma é tão fácil de cuidar que você pode até esquecer dele! Ele só precisa de um pouco de Sol ou meia-sombra e prefere solo arenoso. Misture areia, húmus e substrato para mudas em partes iguais. Ele cresce até 80 cm e suporta bem a seca, pois suas raízes armazenam água. Molhe apenas quando o solo estiver seco, evitando encharcar.
Ele pega fácil e pode ser plantado em vasos ou canteiros, mas cuidado porque ela se espalha rápido. Caso esteja preocupado com clima, fique tranquilo, pois ela é se adapta a qualquer clima no Brasil, o Aspargo-pluma suporta até mesmo o frio.
Suas pequenas flores atraem passarinhos e borboletas, mas cuidado: os frutos vermelhinhos, que aparecem no verão, são tóxicos.
Cróton
As folhagens vibrantes do Cróton são um verdadeiro espetáculo! Ele é uma das 10 plantas fáceis de cuidar que adoram o sol. Quanto mais sol, mais coloridas ficam suas folhas. Prefere temperaturas altas e alta umidade, então evite frio e ar condicionado.
O Cróton gosta de solo úmido, mas não encharcado. Regue sempre que a terra começar a secar. Jà falamos sobre os crótons aqui.
Para reproduzir, corte ramos novos e plante-os, ou use a técnica de alporquia (enraizando um ramo ainda preso à planta antes de plantar). Atenção: a seiva do Cróton é tóxica. Use luvas ao manuseá-lo para evitar irritações na pele.
Espada de São Jorge
A Espada de São Jorge é uma planta extremamente resistente, que se dá bem em pleno Sol, meia-sombra e até na sombra. Regue pelo menos uma vez por semana, mas evite encharcar o solo. Pode ser cultivada em vasos ou canteiros, e se estiver feliz, encherá rapidamente o espaço com mudas.
Ideal para ambientes internos ou externos, próxima de janelas bem iluminadas, ela faz belos arranjos com cactos e suculentas. Além disso, possui uma característica especial que beneficia sua saúde.
Para plantar, separe uma folha com rizoma ou coloque uma folha na água e espere. Use uma mistura de 1/3 de areia peneirada, composto orgânico, húmus de minhoca e terra. Lembre-se de mantê-la longe de crianças pequenas e animais, pois ela é tóxica.
Lantana
As Lantanas são simplesmente encantadoras e estão entre as minhas favoritas na lista das 10 plantas fáceis de cuidar que adoram Sol. Coloridas e com um perfume sutil, elas atraem abelhas, beija-flores e borboletas. Como não se apaixonar?
São extremamente resistentes e quase não precisam de cuidados. Aqui no Rio de Janeiro, elas crescem espontaneamente em muitos lugares!
Elas também suportam meia-sombra bem iluminada e florescem o ano inteiro, com muitas variedades multicoloridas. Além de tudo, têm um perfume suave. Uma verdadeira perfeição fácil de cuidar!
Hibisco
O Hibisco é outra maravilha entre as 10 plantas fáceis de cuidar que adoram Sol e calor. Ele não é exigente com solo e água, mas não suporta geadas. Sempre cheio de flores que atraem beija-flores e borboletas, ele não precisa de poda, apenas de limpeza de galhos secos no outono.
Para plantar, basta fincar um galho grosso na terra, que pode ser mais argilosa, e regar. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado, usando água que não esteja muito fria. Em vasos, garanta uma boa drenagem. Ele se adapta à meia-sombra, mas floresce menos. Cuidado: o Hibisco pode ser tóxico para animais.
Existem muitas variedades e cores de Hibiscos, como o hibisco dobrado, conhecido pelo número de pétalas.
Moreia
A Moreia, também conhecida como Dietes, é uma planta vigorosa que fica linda quando plantada em grupos nos canteiros. Ela suporta tanto o frio quanto o calor e se adapta bem ao Sol pleno ou à meia-sombra (embora floresça menos na sombra).
O substrato ideal deve ser rico em adubo orgânico, e é importante garantir boa drenagem, adicionando areia se necessário, para evitar encharcamento. Regue com frequência.
Para manter a floração, plante novas mudas a cada 2 anos. Para isso, divida algumas touceiras, incluindo os rizomas, e plante-as com cerca de meio metro de distância entre si. Elas rapidamente preencherão os espaços!
Rabo de Gato
O Rabo de Gato é uma encantadora planta rasteira com flores peludinhas que lembram o rabo de um gato (mesmo que sejam vermelhas! 😊). Ela fica ótima em forrações de canteiros e vasos, inclusive pendentes, e pode até forrar vasos com outras plantas, ajudando a manter a terra úmida.
Quanto mais Sol, mais “rabinhos” aparecem. É muito resistente, mas cuidado com as geadas. Suas raízes são pequenas, então o vaso não precisa ser muito profundo.
Para o plantio, misture terra de canteiro, areia e adubo animal na proporção de 5:1:1 para melhorar a drenagem. Mantenha a terra úmida, mas sem exageros.
Para fazer mudas, quebre um galhinho, coloque na terra e regue diariamente até enraizar. Ao plantar, deixe um espaço de 15 cm entre as mudas. Em pouco tempo, ela preencherá o espaço!
Agapanto
O Agapanto é uma das 10 plantas fáceis de cuidar que adoram Sol e ostentam algumas das flores mais bonitas, formando buquês que surgem entre a primavera e o verão. Elas ficam ainda mais exuberantes quando as touceiras estão em vasos ou são podadas antes.
Com pouca manutenção, são perfeitas para canteiros altos ou bordas de muros. O ideal é cultivá-lo em terra rica em composto orgânico e em pleno Sol.
A reprodução pode ser feita por divisão das touceiras ou por sementes, mas as pequenas demoram cerca de 2 anos para florescer pela primeira vez. Mantenha a terra sempre úmida, mas sem exageros. Em vasos, garanta uma ótima drenagem e evite água parada. Quando amadurecido, o Agapanto suporta mais tempo sem água.
Para mantê-lo sempre lindo, divida os maços e replante a cada 4 anos.
Strelitzia
A popular ave-do-paraíso é uma das minhas favoritas entre as 10 plantas fáceis de cuidar que adoram Sol. Suas flores duráveis e de formato único justificam o nome Ave do Paraíso. Sabia que ela é da família da banana? Ela adora umidade (solo úmido, mas não encharcado) e precisa de boa drenagem.
A Strelitzia se reproduz por divisão de touceiras e por sementes, mas estas demoram a florescer. Evite plantá-la em terrenos com declive.
Com uma única touceira, pode produzir cerca de 20 hastes floridas. Por isso, plante as mudas com um metro de distância entre elas. Misture areia grossa e fertilizante orgânico ao solo para um crescimento saudável. Regue regularmente e retire os ramos mortos ocasionalmente.
A parte inferior das flores é uma folha modificada que as protege. Por sua beleza, é muito usada como flor de corte em lindos arranjos.
Alpínia
A Alpínia é mais uma das 10 plantas fáceis de cuidar que adoram Sol. Suas folhas são belas, e as flores, embora pequenas e brancas ou amarelas, possuem brácteas vermelhas que fazem toda a diferença e são muito usadas como flores de corte em arranjos.
Sabia que ela é da família do gengibre? A propagação é feita por divisão de touceiras com rizoma, sementes ou apenas os rizomas, que não devem ser plantados muito fundo em vasos.
O solo deve ser rico em matéria orgânica e enriquecido com farinha de osso. Regue após o plantio e sempre que o solo estiver seco, e então é só aguardar o crescimento.
Depois que as folhas aparecerem você pode levá-la para seu espaço no canteiro, que não deve receber ventos fortes para não rasgar as folhas.
E então, já tá procurando um espaço cheio de Sol para colocar essas 10 Plantas fáceis de cuidar que gostam de Sol ?
Acesse também a série plantas fáceis de cuidar! Já falamos sobre da Lírio da Paz , da Flor do Guarujá , da Onze Horas , da Fitônia ou Planta mosaico , das Peperomias e Ráfis , da folhagem Coleus , da Pitaya , do Tapete Inglês , da Falsa Érica , da Dinheiro em Penca , da Lambari , da Lavanda , do Leocofilo , da Cica , da Babosa ou Aloe , da Air Plant , do Abacaxi Roxo da Sapatinho de Judia. do Capim do Texas e da Crássula. Dê uma olhada e escolha as mais legais para seus cantinhos verdes!
E não esqueça de nossas redes sociais!
1) Acesse tbém nosso Facebook, Pinterest , Instagram e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!
2) Caso tenha interesse em um projeto ou consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia.
Oi, Aristeia
Veja este post: https://www.simplesdecoracao.com.br/2019/01/quero-plantar-uma-arvore-mas-como-escolher/ e esse: https://www.simplesdecoracao.com.br/2019/02/por-que-tantas-arvores-caem/
Com certeza vão lhe ajudar
abs
ROsana
Pretendo plantar algumas frutíferas no meu quintal, como vcs me ajudariam nesta tarefa? Gostaria de saber quais árvores mais recomendadas para não prejudicar vizinhos com relação a expansão das raízes
Oi, Arthur,
Dependendo do espaço que você tenha, pode plantar: Clúsias, dracenas vermelha ou tricolor. Se quiser plantas baixas e bem contrastantes, tente a lambari roxo e o Clorofito-de-sol para um contraste mais suave.
abs
Rosana
Ola, plantei moreias na frente da casa toda. Onde pega sol pleno queria ideias de plantas que combina com as moreias para plantar atrás.
Oi, Gisele,
Se as moreias estão com touceiras grandes você poderia retirá-las, limpar, selecionar as melhores mudas, adubar a terra, retirar o mato e plantar novamente.
Caso queira mesmo trocar, A strelitzia tem praticamente as mesmas necessidades das moreias (só precisa de mais água e solo bem drenado – misture areia na terra). Ela cresce rápido. Agora, elas são tóxicas para animais, viu?
O capim do texas é perene mas se o clima for frio é anual, pois não suporta o clima frio. Ele enche mais, cresce rápido e precisa ser podado após a floração. Se multiplica por divisão de touceiras.
Sua necessidade de solo e rega é menor, suporta um tempinho sem água.Então, os 2 são boas opções e dão praticamente o mesmo trabalho. Se vc tiver animais aí escolha o Capim do Texas.
bjos
Rosana
OLá, tenho muitas moreias, mas o capim entra por dentro e sempre toma conta delas por mais que o jardineiro limpe e ele não limpa direito, rsrs, por isso estou trocando. Posso colocar a Strelitzia em pequenos canteiros na calçada?. O sol é pleno a tarde e é mais s facil de limpar. Ou o capim do texas!
Moreia
“Para saber como cuidar da sua moreia, primeiro, é necessário diferenciar as moreias brancas das moreias amareladas: a primeira se adapta melhor à condição de meia-sombra, já a segunda precisa de mais Sol. ”
“Ela não é uma planta para ser podada! [A moreia] é uma planta alta, e ela não se desenvolve direito caso seja cortada”
“A moreia gosta muito de climas frios, temperados, e quentes também. Todavia, ela não é muito simpática ao litoral. Não é uma planta carioca, por exemplo. Ela é muito mais uma planta paulista”
“Por ser uma planta muito resiliente, a terra para a moreia não precisa de muitos cuidados especiais, sendo necessário apenas uma terra de qualidade, rica em matéria orgânica e com boa drenagem”
“para a adubação, pode ser usado o adubo químico comum. ”
” a moreia é uma espécie que não tolera muito o encharcamento, e isso pode, inclusive, levar à morte da planta.”
Ave do paraíso
“Essa planta necessita de uma temperatura estável, entre 10 ºC a 20 ºC. Se a sua região for muito mais fria ou quente, ela pode morrer se for plantada no jardim. Por sorte, a planta se dá bem em vasos dentro de casa, então você pode cultivá-la sem medo, seja qual for o local onde morar.”
Ave do Paraíso
” A ave-do-paraíso se desenvolve melhor em solos ricos e úmidos, adubados com bastante composto orgânico para melhorar a drenagem. Uma boa drenagem é o segredo da saúde dessa planta, pois ela morre se as raízes ficarem molhadas em um local alagado.”
“A ave-do-paraíso precisa de sol pleno, portanto procure um local que receba pelo menos cinco horas de sol por dia. A planta pode sobreviver na sombra parcial, mas floresce em um local ensolarado.”
“Mantenha o solo umedecido por igual. A rega inadequada é a causa mais comum de morte da planta. É muito importante manter o solo umedecido, mas não encharcado. Regue bem a planta uma ou duas vezes por semana, dando um tempo para a terra secar um pouco entre cada rega. Forneça 2,5 cm de água por semana.” O solo deve ficar um pouco mais seco nos meses de outono e inverno.
A estrelítzia deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. “É uma planta que precisa de muita água, por isso, o ideal é regá-la uma vez por dia. Mas tenha o cuidado de não encharcar o solo e levar ao apodrecimento das raízes”,
Concluindo: Pode ser possível plantá-las juntas, mas seu grande problema será a quantidade de regas para cada uma.
abs
ROsana
Posso fazer um canteiro de muro externo com moreias e ave do paraíso juntas?
Belo posto, acabei de me mudar pra uma casa própria e estou com muita vontade de fazer um jardim, sempre morei em apartamento alugado então nunca tive espaço pra fazer. Obrigada pelo post.
oi, Orelis
Pode sim! Suas raízes não são invasoras como as mangueiras, por exemplo.
abs
ROsana
Hibisco pode ser plantado onde o solo não permite raízes profundas? Por favor retorne !
Eu tbém amo! E a Lantana é mesmo especial.
Muita luz e saúde para vc!
bjo
RO
Olá sou gaúcha amo flores e vida e espírito e algo que tenho comigo flores me faz ficar em paz amei a Lantana vou procurar …. Um ótimo final de semana …muita Luz.
Obrigada, Ci!
bjo
RO
Ameiiiiii as suas sugestões. :))) super obrigada
Oi, Tatiana!
Acredito que sim.
abs
Rosana
Olá, o post me ajudou muito! Uma dúvida: qual é a planta que está forrando a base das alpínias na última foto? Seria uma “barba-de-serpente”?
Obrigada
Bem legais mesmo…