Sempre são muito importantes os cuidados para aumentar a segurança e acessibilidade da sua casa. Um pequeno escorregão e você pode parar em um hospital!. Por isso, observar todos os ambientes e mudar o que for possível é uma ótima medida.
Pensando nisso, fiz um compilado de sugestões que podem ser feitas agora para ter uma casa mais acessível e segura
Dicas para uma casa mais acessível e segura
Circulação geral – Não deixe objetos, brinquedos, tapetes, fios ou extensões soltos pela casa. Principalmente nas áreas de circulação.
À noite mantenha a circulação, em especial dos quartos para o banheiro, bem iluminada ou fácil de iluminar a partir do quarto.
Pisos em geral – Não deixe tapetes soltos (use fita adesiva por exemplo) e não use tapetes altos (para evitar tropeços). Saiba que o uso de tapetes na casa, pode até ajudar na proliferação de doenças. Evite molhar pisos escorregadios. Se o fizer, enxugue rapidamente para evitar tombos. Se tiver desníveis entre os ambientes, encontre uma forma de chamar atenção para eles. Tacos e pisos soltos devem ser consertados.
Iluminação e elétrica em geral – Veja se todas as lâmpadas e tomadas estão funcionando bem. Certifique-se de que todas as áreas recebem boa iluminação logo na entrada dos ambientes. Se tiver crianças, coloque protetores nas tomadas que elas possam acessar. Evite ligar muitos aparelhos em uma só tomada.
Móveis em geral – Se tiver crianças, analise se algum móvel está em uma posição em que a criança pode subir e derrubá-lo ou ter acesso a uma janela e mude de lugar se encontrar.
Escadas de cozinha – Se tiver que usá-las observe bem o seu estado e tenha o máximo de cuidado no manuseio.
Acesso a remédios, venenos e produtos de limpeza – Guarde esses produtos em locais que as crianças não tenham acesso e que não possam ser confundidos com outros produtos.
Nos quartos:
Iluminação – Tenha um interruptor para acender alguma luz ainda deitado(a). Pode ser um abajur que ilumine bem o quarto. Outra ideia para evitar acidentes são os interruptores que ficam iluminados para que se saiba onde eles estão mesmo no escuro. As luzes não devem ofuscar os olhos ao ser ligadas (use luz indireta ou com proteção leitosa).
Camas – Devem permitir que a pessoa toque o chão com os pés quando estiver sentada nela.
Mesas de cabeceira – Com bordas arredondadas e na mesma altura ou até uns 10 cm acima da cama.
Tenha um móvel de apoio ou poltrona – Para facilitar colocar meias e sapatos, com altura do assento que permita que a pessoa toque os pés no chão quando sentada.
Prateleiras – Evite prateleiras altas que necessitem de banquinho para acessar. Prateleiras de vidro também devem ser evitadas, ainda mais se forem de difícil acesso.
Principalmente havendo alguém doente ou com dificuldade de se levantar, mantenha um telefone ou celular ou campainha de alarme perto da cama.
Nos banheiros:
Iluminação – Deve ser acionada logo na entrada do banheiro. Não permita o uso de equipamentos elétricos dentro do box.
Fechaduras – O ideal é que você tenha fechaduras com chave de emergência para abrir caso alguém fique preso no banheiro.
Não deixe as crianças sozinhas no banheiro, principalmente se tiver banheira.
Barras de segurança – Na minha opinião deveriam existir nos boxes de todos os banheiros. Vocês não imaginam quantas pessoas tem acidentes sérios no box. Se tiver como instalá-las agora, é uma boa ideia.
Bancos nos boxes também diminuem muito os acidentes. Se não puder instalar um, deixe uma cadeira de plástico, por exemplo, no box.
Banheiras são especialmente perigosas, principalmente as que tem os cantos curvos. É preciso muito cuidado ao usá-las e se tiverem chuveiro, coloque tapete com ventosas no piso.
Tapetes no box – Para aumentar a segurança você pode usar tapetes de borracha com ventosas, de ótima qualidade, que realmente se fixem no piso.
Prateleiras – Evite as de vidro e qualquer superfície ou objeto, como recipientes para escovas etc., que sejam cortantes, principalmente dentro do box.
O Banheiro é o local onde mais acontecem acidentes. Para ter uma casa mais acessível e segura é importante ter muito cuidado com ele!
Na Cozinha:
Acesso – Os objetos pesados devem ficar em locais mais acessíveis. Facas e outros objetos cortantes devem ser mantidos fora do alcance de crianças e manuseados com cuidado redobrado.
Atenção a temperaturas altas – Acostume todos a usar luvas térmicas e ter atenção e cuidado para evitar queimaduras.
Fogão e gás – Aumente a atenção no uso e nas instalações. Mantenha o registro fechado quando não estiver usando. O mais seguro é ter o gás em botijão fora de casa ou, no mínimo, da cozinha. Se ele estiver dentro de algum móvel este móvel deve ter aberturas. Nunca coloque gás de botijão em móveis fechados. Cabos de panela sempre voltados para dentro. Conserte cabos soltos ou deixe de usar a panela.
Micro-ondas – Deve estar em local de fácil acesso, que não exija retirar recipientes de um local muito alto.
Na Sala de Estar/Jantar:
Cuidado com os tapetes. Evite tapetes escorregadios e altos. Mantenha uma boa iluminação. Certifique-se de que cadeiras, poltronas e móveis em geral estão bem equilibrados no piso.
Escadas:
Não deixe brinquedos, tapetes soltos, objetos, perto do acesso ou na escada. Certifique-se à noite principalmente.
Use fitas antiderrapantes nos degraus – Obrigatório quando o revestimento da escada for escorregadio.
Mantenha uma boa iluminação dos degraus – Que permita ver bem os desníveis da escada e não ofusque os olhos das pessoas.
Varandas e jardins:
Mantenha uma boa iluminação, destacando os desníveis e não deixe objetos no caminho. Piscinas devem estar sempre protegidas para evitar queda de crianças.
Gostou das Dicas para uma casa mais acessível e segura? Para saber mais sobre acessibilidade em geral, veja o guia acessibilidade e essa entrevista com uma especialista em acessibilidade. Leia este post especificamente sobre cadeiras de rodas em apartamento.
Para mais detalhes sobre segurança em casa, veja esse post.
Ter uma casa mais acessível e segura é um grande investimento, não esqueça disso!
E não esqueça de nossas redes sociais!
1) Acesse tbém nosso Facebook, Pinterest , Instagram e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!
2) Caso tenha interesse em um projeto ou consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia.