As cores me fascinam, por isso vivo lendo, pesquisando e falando sobre o uso delas na decoração. Adoro pesquisar as curiosidades sobre as cores, como a influência das cores sobre elas mesmas, o quanto elas mudam a nossa percepção de espaço e mais algumas sobre as quais vou falar abaixo e que vão lhe ajudar a usar melhor ainda as cores na decoração.
Curiosidades sobre as cores para decorar melhor a sua casa
Por que sugerimos que vermelho, laranja e amarelo vivos sejam usados em poucas doses?
Quanto mais iluminado um ambiente é mais as cores quentes vibrantes “pulam” e “gritam”! Veja só esses 2 círculos cromáticos, onde simulo mais luz sendo jogada no círculo da direita:
Comparando com as demais cores, as quentes ficam bem mais chamativas quanto mais iluminadas. Além disso, você percebe, no círculo da esquerda, que essas cores – principalmente o vermelho, – parecem estar mais perto e até que ocupam mais espaço que as outras?
Pois é. As cores quentes nos chamam muita atenção! Por isso devem ser contidas na decoração de casa da seguinte forma: Usando em áreas pequenas, ou em paredes onde fixamos menos o olhar, ou em ambientes onde ficamos pouco tempo ou escolhendo tons atenuados, acinzentados.
Um belo exemplo do uso do vermelho: Cheio de neutros em volta, em diversos tons e estampas que são harmônicos – tudo muito certinho é chato!)
Um exemplo bom, um pouquinho empobrecido pelo uso do mesmo tom de amarelo sem estampa nos objetos que se destacam nesta sala harmonizada nos tons neutros terrosos.
Veja a diferença e compare o quanto este ambiente perderia em sofisticação se o vermelho escolhido não fosse o mais atenuado da primeira foto. As cores atenuadas são mais sofisticadas!
Por que o cinza é o melhor parceiro de quase todas as cores?
Isso se deve a uma ilusão de ótica que nos faz achar que o cinza “tende” para a cor complementar da cor que está perto dele. E você já sabe que cores complementares exaltam uma a outra. Não é que as outras cores não “assumam” aos nossos olhos, a complementar da cor que está perto dela (isso se chama contraste simultâneo). A questão é o que o cinza, sendo um neutro e com menos luminosidade faz esse “efeito” ser mais delicado que o branco, por exemplo e não “mistura visualmente” a complementar com a sua própria cor.
O cinza é o mesmo, mas a nossa percepção dele é totalmente diferente dependendo da cor que o envolve: No fundo violeta ele fica amarelado, no verde, avermelhado, no amarelo puxa para o violeta e no laranja, para o azul! Exatamente, as complementares!
Algumas vezes vemos o que não existe e você pode usar isso!
Nas 2 fotos você vê um triângulo branco que não existe
Temos a tendência de “completar” formas que, na verdade, não existem. Então, podemos criar efeitos usando menos cores (e gastando menos!)
Também percebemos volume quando usamos a mesma cor mais clara e mais escura no mesmo desenho. As vezes mesmo com cores diferentes temos essa impressão.
As cores e os sentidos
As cores mexem com a sua sensação de frio ou calor!
Na verdade, elas mexem até com o seu batimento cardíaco, sabia?
Usar bastante azul claro, branco e não fazer contrastes fortes é certeiro para criar ambientes que passam a impressão de mais refrescantes.
Ambientes em preto e cores quentes nos passam a sensação ou até nos fazem sentir mais calor e em cores frias, sentimos que está mais frio.
Eu senti calor só de ver a foto. E você?
Isso é ótimo quando bem usado: Em locais quentes – use cores frias e vice-versa! Quem sabe vc até gasta menos energia?
A cor pode mexer com a sua vontade de comer
O laranja e o amarelo aumentam o apetite. Pesquisaram até que chocolate quente fica mais gostoso em uma caneca laranja! Mas se você quer diminuir o apetite compre pratos azuis.
Só testando, né ? kkkk
As cores e o humor
Amarelo, laranja e vermelho em demasia irritam – todas as cores quentes, principalmente muito vivas e inclusive cores frias extremamente vibrantes irritam. Elas cansam a visão rapidamente – Hospitais, clínicas, locais em que as pessoas já por natureza estão tensas, devem evitá-los. Em quartos, o vermelho em excesso pode causar até brigas! Mas estas cores, em boa medida, alegram, ajudam na criatividade e socialização – sua mente fica mais ativa, o que é ótimo para espaços de estudo e brincadeiras, ambientes dinâmicos de trabalho, etc.
O cantinho de leitura e brincadeira em laranja e branco é uma boa pedida
O laranja é uma cor muito boa para letreiros de comércio – principalmente noturno, porque chama a atenção sem ofuscar em demasia, como o amarelo.
As cores quentes atenuadas, tendendo para o marrom e até verde (tons de terra) são muito mais acolhedores e fáceis de usar na decoração.
Já o azul acalma e o verde também (cores frias associadas à natureza: matas, céu e mar). Por isso, o verde (não vibrante) é uma ótima cor para quartos, banheiros, clínicas. Mais que o azul, que em demasia pode deprimir.
As cores mudando a sensação do espaço
Você já deve estar cansada(o) de ver aqueles esquemas mostrando que as cores quentes dão a sensação de proximidade e as cores frias, de distanciamento. E outros mostrando que cores escuras fazem as coisas parecerem mais distantes e as claras, “aproximam”. Mas atente:
Uma cor quente escura pode parecer mais distante que uma cor fria clara, e uma cor fria escura pode parecer mais distante que uma quente clara como acontece nos exemplos acima. É a luminosidade da cor que faz diferença aqui, mas para simular o máximo de profundidade, por exemplo, use cores frias e escuras, como o azul escuro, por exemplo.
A versatilidade do rosa e dos tons que misturam vermelho e azul
Rosa é mais infantil quando mais claro, ainda mais acompanhado de branco. Mas quando é mais vibrante ou, ao contrário, mais acinzentado ou acompanhado de violeta e preto é mais adulto, podendo criar um clima de paixão, sedução ou até erotismo.
As misturas vermelho e azul tem a mesma versatilidade: o lilás (vermelho+azul + bastante branco) é delicado e romântico. Já o roxo (vermelho + azul) é ou melancólico ou sensual.
Quer diminuir a possibilidade de erro? Use azul
É a cor mais preferida das pessoas no mundo. Em quartos de bebê pesquisas dizem que reduzem o choro. Mas cuidado com os mosquitos, porque eles são atraídos por essa cor.
O azul bebê é ótimo para quarto de bebê, claro! Mas se você quer passar uma ideia de maturidade e responsabilidade, use azul escuro. No escritório, por exemplo.
Espero que você tenha gostado porque com certeza verá muito mais posts sobre cores aqui! 🙂