Há 6 itens que são diferenciais de uma casa bem decorada. Uns mais importantes que outros, mas eles não podem faltar se você quer que sua casa tenha aquele toque de cuidado e atenção com a decoração.
Diferenciais de uma casa bem decorada
- Móveis compatíveis com o tamanho do ambiente e confortáveis
Eles não precisam ser caros, mas compre o melhor que puder dentro do seu orçamento, principalmente os móveis que serão usados para sentar-se e se deitar (sofás, poltronas, cadeiras e camas).
Sala pequena, móveis pequenos, dando prioridade ao espaço de circulação
Quando de baixa qualidade, a tendência é que eles se desgastem rápido e precisem ser trocados ou reformados com maior frequência – a economia acaba virando gasto maior a longo prazo.
Além disso, é natural que com uma melhor qualidade, os sofás, camas, poltronas e cadeiras sejam mais confortáveis.
Prefira os retráteis somente se for possível tê-los com conforto, no espaço que você tiver.
Outra questão importante é não “entulhar” a casa com móveis grandes demais que acabam sendo fonte de irritação devido ao prejuízo à circulação. Não esqueça: O espaço livre é talvez até mais importante que o espaço ocupado, pois é por ele que você e sua família circulam.
- Iluminação
Com certeza, a iluminação é um dos pontos mais importantes da decoração de uma casa. E não é necessário gastar demais com ela para que ela seja um diferencial. O importante é usar da criatividade e ter diversos pontos de luz diferentes e, de preferência, dimerizados, para criar climas diferentes para cada ocasião.
Evite o ofuscamento (quando a luz “bate” diretamente no seu olho ou, sendo forte, é refletida por algum espelho ou revestimento reflexivo.
A iluminação deve dar prioridade à luz (e não à luminária) e é mais aconchegante sendo difusa (você não vê diretamente a fonte da luz) ou indireta (aquela que bate em um plano – o teto, por exemplo – e ilumina com seu reflexo.
Mesmo quando você precisa de muita luz (como bancadas de cozinha e home office) o ideal é que a luz seja difusa, mas forte o bastante para lhe permitir executar sem problemas as tarefas.
- Tapetes
A utilização dos tapetes na decoração da casa garante uma série de vantagens. Eles funcionam como protetores para o piso, servem para delimitar os ambientes e deixam os espaços mais bonitos.
Além disso o tapete traz conforto térmico em pisos frios. Principalmente durante o inverno e à noite ao sair da cama, o toque frio do porcelanato, cimento ou cerâmica é bastante incômodo e o tapete evita essa sensação.
- Cortinas e/ou persianas
As cortinas ou persianas tem função decorativa, mas também funcional: Elas permitem que você controle a quantidade de luz que entra nos cômodos, o que dá maior conforto térmico e visual. Também protegem os móveis, revestimentos e pisos da luz direta do Sol e a sua privacidade de olhares indiscretos.
Em uma sala de TV ou quarto elas podem ser essenciais para seu conforto, ainda mais quando as janelas recebem o Sol da tarde diretamente.
Os modelos do tipo blackout são ideais para cômodos onde bate muito sol e mantém a sensação térmica mais agradável. Além disso, eles são bons para deixar os quartos mais escuros.
Já as cortinas de tecido mais fluido e leve, ficam muito bem em salas de estar e as cores claras são as mais recomendadas para permitir maior entrada de luz solar.
- Plantas
Segundo a decoradora do site especializado Guia de Bem-Estar, Juliana Perin, outro elemento de decoração que contribui para o conforto térmico são as plantas. “Elas têm a capacidade de deixar os espaços mais frescos e bonitos e algumas conseguem também purificar o ar, como é o caso da Jiboia.
Outro ponto positivo é que as plantas podem ser utilizadas em diversos cômodos da casa como salas de estar, banheiros e até cozinhas”, explica.
As plantas trazem a Natureza para dentro de casa e isso melhora inclusive a saúde psicológica dos moradores.
- Almofadas
Acessórios simples que dão uma diferença enorme na decoração, as almofadas bem escolhidas – nas cores, tecidos e quantidades – e organizadas, sofisticam e colorem os ambientes, embelezam os sofás, poltronas e camas e aumentam o conforto ao sentar ou deitar.
O estilo depende do ambiente, sendo as menos estruturadas preferidas para ambientes descontraídos. Ambientes mais sofisticados pedem almofadas estruturadas e em tecidos mais nobres.
Na sala de estar, o tamanho depende do tamanho do sofá e poltronas. Nunca se deve colocar um número muito grande de almofadas para evitar a necessidade de retirá-las para ser possível sentar-se.
Na cama também evite o excesso, até porque normalmente elas são retiradas na hora de dormir.
As cores devem acompanhar ou harmonizar com as cores da decoração do ambiente, sendo mais fácil combinar almofadas coloridas em sofás lisos e mais ainda sofás em cores neutras e em sofás coloridos usar almofadas lisas em sofás coloridos. Mas nada impende que, escolhendo bem as cores e padrões, você consiga harmonia e originalidade não seguindo esse caminho mais fácil.
Olhe sua casa e veja o que pode melhorar nesses diferenciais de uma casa bem decorada. Você vai se espantar com o que alguns detalhes, muitas vezes, fazem total diferença!