Uma das plantas mais queridas e utilizadas nos interiores é o Lírio da Paz! Mais uma das plantas fáceis de cuidar!
Plantas fáceis de cuidar – O Lírio da Paz
O nome científico dele é Spathiphyllum wallisii. É da mesma família do Antúrio, do Copo de Leite e da Comigo ninguém pode. E ele é também conhecido como bandeira-branca e espatifilo.
Na verdade, existem mais de 100 variedades do lírio da paz, todas muito parecidas. O que as diferencia é o tamanho: Por exemplo: O Spathiphyllum Cannifolium é maior e tem flores perfumadas e existe até o gigante Spathiphyllum ortgiesii que chega a mais de 1,80m de altura. O tamanho das flores também varia entre elas. As menores florescem em maior quantidade.
Original de regiões tropicais da América do Sul (Venezuela, Colômbia, Brasil), ele gosta de climas quentes e úmidos.
Não tolera o frio em excesso nem Sol direto. Por isso se dá tão bem dentro de casa, mas não esqueça: Para ter bastante flores, deixe-a em ambientes bem iluminados, de preferência perto de janelas. Com pouca luminosidade ela não fica tão bonita e dá poucas flores que podem ficar esverdeadas.
Falar em flores, a flor do Lírio da Paz é somente a espiga alongada, responsável pela reprodução da planta. O que a gente pensa que é a flor é uma folha diferenciada – a bráctea – que tem a função de proteger a flor.
Você pode ter o Lírio da Paz em vasos, canteiros como forração ou embaixo de árvores que lhe dê uma sombra.
Estudos informam que essa bela planta purifica o ar contaminado com benzeno, formaldeído, monóxido de carbono etc.
Uma preocupação é com crianças e pets: O Lírio da Paz tem oxalato de cálcio, que causa irritação nas mucosas, se ingerida.
Propagação
O lírio da paz se propaga por divisão de touceiras – retire as mudas que se formarem em torno da planta principal com cuidado para não danificar as raízes – ou sementes e floresce 2 vezes por ano, no verão e início da primavera, tendo um maior crescimento no verão.
O Solo
A planta gosta de solo bem drenado, com uma mistura porosa, composto orgânico com humos de minhoca e areia em partes iguais.
Plante preferencialmente no outono ou inverno e na hora de plantar, escolha um vaso que seja bem maior que o torrão, para que a planta tenha espaço para crescer. Coloque cascalho ou argila expandida no fundo para que ele drene bem. Regue bastante após plantar e só adube após uns 30 dias.
Você pode colocar casca de pinus na superfície do vaso para manter a umidade.
Regas
Regue de forma a manter o solo úmido, mas não encharcado – encharcar pode apodrecer as raízes da planta. É só colocar a mão no solo e ver se está começando a secar. Prefira regar sem molhar as flores.
Você vai perceber que enquanto ela estiver em crescimento vai precisar de mais água.
Como ela gosta de umidade no ar, evite que fique sempre em ambientes com ar-condicionado e borrife água nas folhas sempre que perceber que elas perderam seu brilho. Pode passar pano úmido também.
Adubo
Excesso de adubo pode fazer com que o Lírio da Paz produza menos flores e suas folhas apresentem pontos marrons. Adubar 3 vezes por ano é o bastante ou quando perceber que a planta não está dando mais flores. Use adubo orgânico para flores.
Luz
Como já disse, evite a luz direta do Sol. Ela é uma planta de meia sombra ou luz difusa (como embaixo de árvores). Excesso de Sol amarela, queima e pode até matar a planta.
Com pouca luz suas folhas se alongam e ficam mais finas, além de diminuir a produção de flores.
Vento
As folhas do Lírio da Paz são sensíveis ao vento. Proteja-o.
Podas
Faça podas de manutenção de 3 em 3 meses ou quando perceber que há muitas folhas secas, velhas ou amareladas.
Pragas
O Lírio da Paz é bastante resistente a pragas.
O que pode dar errado
Falta ou excesso de água – Na falta você logo percebe: as folhas ficam caídas e murchas. É só colocar água que ela logo volta a ficar bonita. O excesso é mais perigoso, pois pode matar as raízes e ser menos visível, mas as folhas ficam amareladas e podem aparecer cochonilhas e pulgões, que adoram umidade.
Falta de flores – Assim a planta demonstra que está com falta de nutrientes. Faça uma boa adubação.
Raiz sem espaço para crescer – É bom trocar o vaso para um maior sempre que perceber que a planta está grande demais ou parou de crescer e começa a definhar.
Pontas queimadas ou marrons – Pode ser falta de nutrientes também ou falta de umidade no ambiente. Adube com composto orgânico e borrife água nas folhas.
Então? Gostou de saber mais sobre o Lírio da Paz? Comente!
Mas veja plantas fáceis de cuidar que gostam de Sol se você quer resolver um cantinho ensolarado na sua varanda, jardim ou quintal.
Aproveita e dá uma olhada em toda a série Plantas fáceis de cuidar: Já falamos sobre da Flor do Guarujá , da Onze Horas , da Fitônia ou Planta mosaico , das Peperomias e Ráfis , da folhagem Coleus , da Pitaya , do Tapete Inglês , da Falsa Érica , da Dinheiro em Penca , da Lambari , da Lavanda , do Leocofilo , da Cica , da Babosa ou Aloe , da Air Plant , do Abacaxi Roxo da Sapatinho de Judia. e do Capim do Texas. Dê uma olhada e escolha as mais legais para seus cantinhos verdes!
Visite nossas redes sociais e conheça nossos serviços!
1)Caso tenha interesse em um projeto ou consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.
2) Acesse tbém nosso Facebook, Pinterest , Instagram e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!
.
Meus lírios da paz parou de florescer! Agora vou recuperar com essas dicas!♀️ Amei obrigada……