Até pouco tempo atrás era muito fácil escolher uma geladeira. Afinal, existiam poucas variações além do tamanho. Mas hoje, para escolher a melhor geladeira para sua casa é preciso um pouco mais de atenção, planejamento e conhecimento. E é nisso que eu vou te ajudar!
Como escolher a melhor geladeira para sua casa – atenção às suas necessidades e hábitos
A geladeira deve adequar-se às suas necessidades e hábitos, ajudando você a armazenar, manipular e ter na temperatura ideal o que for preciso, mantendo ao máximo a qualidade dos alimentos e consumindo de forma econômica e eficientemente a energia – geladeira é um dos eletrodomésticos que mais consome energia, sabia?
A melhor geladeira para sua casa não deve estar todo o tempo vazia ou entupida de alimentos – isso demonstra que a capacidade interna da geladeira não está adequada e você está gastando energia à toa ou forçando demais o funcionamento do aparelho.
Consumo de energia da geladeira
Falando em gasto de energia, se a sua geladeira tem mais de 10 anos, mesmo funcionando perfeitamente, ela gasta mais energia que uma geladeira mais nova (em média, o gasto energético das geladeiras antigas pode ser até 197% maior).
Comprar uma geladeira nova pode gerar uma grande economia para você!
Qual o tamanho ideal da geladeira?
Para ter uma ideia do volume de armazenamento que você necessita, os fabricantes sugerem:
Casais sem filhos ou pessoas que moram sozinhas – geladeira de 120 a 250 litros.
Até 3 pessoas na casa – geladeira de até 360 litros.
4 ou mais pessoas – geladeira acima de 400 litros.
Mas, dependendo de seus hábitos, esses valores podem ser maiores ou menores. Por isso é tão importante considerar seus costumes e as dificuldades com sua geladeira atual.
A melhor geladeira para sua casa – planejamento do espaço
A melhor geladeira para sua casa nem sempre é aquela que cabe na sua cozinha e por isso falei de planejamento:
O momento perfeito para escolher a melhor geladeira para você é quando está planejando sua cozinha, na construção ou reforma.
Planeje o espaço para sua geladeira de acordo com suas reais necessidades e hábitos e você poderá optar entre os diversos tipos, facilidades e tecnologias existentes hoje sem limitações de espaço.
E quando falamos em espaço para a geladeira, é importante ter em mente que ela, seja qual for o modelo, necessita de área livre nas laterais e fundo para o seu bom funcionamento.
Outra questão, além do espaço que a geladeira vai ocupar, é a observação das áreas dos elevadores, corredores e portas por onde a geladeira vai passar até chegar em sua cozinha.
Mas, mesmo morando em um imóvel alugado ou não planejando fazer uma reforma agora, se tiver conhecimento do que o mercado oferece você vai escolher melhor sua nova geladeira.
E quais são estes tipos, facilidades e tecnologias ?
Tipos de geladeiras:
Além das geladeiras tradicionais, de 1 ou 2 portas com o freezer na parte superior (a duplex), atualmente temos:
Geladeira Inverse
Uma ideia brilhante, daquelas que a gente não sabe por que não foi sempre assim: A Inverse é como a duplex, mas com o freezer na parte inferior, o que faz todo o sentido, já que é o compartimento que menos acessamos.
Essa mudança facilita a organização e limpeza, e melhora o acesso aos alimentos que ficam na parte inferior da geladeira (ótimo para os que possuem limitações físicas, idosos etc.).
Além disso, o funcionamento do eletrodoméstico é mais eficiente, gastando menos energia para manter a temperatura interna, graças à tecnologia avançada de seu compressor, que se adapta rapidamente a frequência de abertura das suas portas e ainda produz menos ruído que as geladeiras tradicionais.
A Inverse é uma ótima opção para cozinhas pequenas pois a sua largura pode ser a mesma de uma geladeira tradicional duplex e atualmente os preços de alguns modelos não têm grande diferença das duplex.
Geladeira Side by Side
Ela possui duas portas, na vertical: de um lado o freezer e de outro, o refrigerador. Além de facilitar o acesso ao freezer, tem grande capacidade de armazenamento e, para quem precisa de uma área maior para alimentos congelados, é uma ótima escolha.
Atenção somente o espaço na cozinha: A Side by Side é mais larga (e, algumas vezes, menos profunda) que uma geladeira tradicional, mas gasta menos energia com a mesma capacidade.
Geladeira French Door
O tipo mais moderno e espaçoso, a French Door é uma junção da Inverse com a Side by Side: Embaixo fica o freezer, com as mesmas vantagens da Inverse (podendo, dependendo do modelo, abrir lateralmente ou como uma gaveta) e o refrigerador possui duas portas, o que ajuda na manutenção da temperatura interna e facilita a organização dos alimentos.
É claro que, sendo mais robusta, ocupa mais espaço na cozinha e tem capacidade interna maior. É ideal para grandes famílias ou quem precisa manter muitos produtos refrigerados.
E sendo a mais moderna, tem mais tecnologia inserida que os demais modelos e oferece mais compartimentos específicos para latas e garrafas, carnes, laticínios etc.
Facilidades e tecnologias existentes:
Todos os tipos acima têm a função Frost Free (não precisam de degelo manual).
Alguns modelos têm:
Portas que podem ser revertidas – abrindo para a direita ou esquerda.
Aviso de porta aberta
Filtro de ar ou desodorizador – que evita que os odores dos alimentos invadam a área interna.
Painel touch frontal com display digital que permite diversos comandos, tais como:
Função férias (quando a geladeira diminui a temperatura, gastando menos energia), função compras ou acelerador de congelamento rápido (que você usa para resfriar mais rapidamente os produtos que acabou de trazer do mercado).
Controle de temperatura individual para partes específicas da geladeira.
Função festa – quando você precisa gelar rapidamente as bebidas e gela taças e copos.
Função turbo gelo, fábrica de gelo ou ice maker (que priorizam a produção rápida de gelo).
Drink Cooler – que avisa quando a bebida específica (vinho, suco, cerveja – você escolhe no painel frontal) deve ser retirada do freezer.
Dispenser externo – de água filtrada (tendo filtro de água embutido) ou de gelo, que permitem pegar um copo de água (alguns até água com gás!) ou cubos de gelo sem abrir a porta.
Prateleiras reguláveis e até dobráveis – facilidades que ajudam bastante na organização dos produtos.
Controle de umidade automático – evita o ressecamento dos alimentos.
Iluminação interna com leds – maior durabilidade e beleza.
Lâmpadas que simulam a luz solar – que mantém as hortaliças por mais tempo.
Compartimento extra frio – para alimentos que necessitam de menor temperatura para refrigeração.
Door in Door – uma das mais novas facilidades lançadas para geladeiras top de linha: você vê o interior sem precisar abrir a porta.
E muito mais!
Depois de toda essa informação a minha geladeira ficou mais velha e ultrapassada uns 20 anos!
Precisando trocar sua geladeira? Confira a seção de geladeiras no Shoptime, você vai amar!