Assim como eu, você admira algumas escadas maravilhosas que vê por aí? Pena que escadas para espaços pequenos não podem ser tão maravilhosas assim, não é mesmo? Mentira! Podem sim! Por isso selecionei 23 escadas para espaços pequenos.
Então, se está construindo, inspire-se! Mas, para sua segurança, atenção pois existem recomendações das inúmeras normas técnicas e regras que devem ser obedecidas (As normas ABNT NBR 9050 e ABNT NBR 9077 informam essas regras).
23 escadas para espaços pequenos
Escada Reta
A escada reta ocupa pouco espaço na largura. É uma das melhores soluções para ambientes pequenos, mas compridos.
Na foto acima, o guarda corpo em vidro dá leveza à estrutura (mas deve ser muito resistente e bem instalado e iluminado para evitar acidentes).
Algumas medidas e dicas para escadas em geral
Há valores mínimos e máximos para a altura entre 2 degraus (1) – de 16 a 18cm. O importante é que esta altura não varie na mesma escada, pois isso pode causar muitos acidentes.
Os degraus devem ter, em áreas residenciais, no mínimo, 80 cm de largura (2) (o ideal seria entre 80 e 1,20m). Uma escada realmente acessível deve ter 1,50 de largura.
Usar a área abaixo da escada, quando possível e de forma bem pensada é uma ótima ideia.
O piso de cada degrau (3) deve ter entre 28 e 32 cm. E a inclinação da escada entre 30 e 35 graus.
O material do piso deve ser seguro, preferencialmente antiderrapante.
Evite uso de revestimentos escorregadios, vidro etc.
Escada reta bem segura para crianças
Também o corrimão (sinalizado acima) tem alturas mínimas e máximas – a 70 (atende crianças) e/ou a 92 cm do piso – e, apesar de em residências ser opcional, eu sugiro fortemente que ele sempre exista.
Quando a escada é larga ou afastada de paredes é mais seguro ter corrimão nos 2 lados.
O mais seguro corrimão é o arredondado, que permite que você o segure, com 3,5cm a 4,5cm de diâmetro. E o melhor é que ele tenha uns 30 cm a mais antes e depois da escada, se for possível.
Uma bela escada reta, super bem projetada para um ambiente muito pequeno, mas com ângulo de inclinação que exige esforço (ruim para o idoso, por exemplo) e piso fino e vazados, que dão leveza mais diminuem a segurança.
Ela deve ser usada para acesso a ambientes pouco usados, sem muita circulação.
O ideal é que a cada 15 degraus a escada tenha um patamar para descanso.
A altura entre os degraus e o teto deve ser de 2,15 metros no mínimo.
Obs.: A maioria das escadas mostradas acima usam o chamado espelho vazado (que é moda atualmente), o que dá maior leveza mas diminui a segurança para crianças por exemplo.
Aqui uma escada reta com espelho não vazado
Estas são apenas algumas medidas que podem variar dependendo da utilização, construção e tipo da escada, se é residencial ou não, do fluxo de pessoas, interna ou externa etc. e, sendo construção nova, obrigatoriamente a escada deve seguir as normas de acessibilidade que, em alguns itens, são diferentes dos informados aqui.
Por isso, sempre consulte um arquiteto ou engenheiro para evitar problemas.
Escada Caracol
A escada em caracol é a campeã em uso de espaço, mas deve-se considerar suas desvantagens: Baixa acessibilidade, perigosa para idosos e crianças e praticamente impossível de movimentar grandes móveis ou objetos em geral.
Escada em caracol para espaços muito pequenos mesmo e, de preferência, pouco usados.
Para maior conforto o degrau deve ter no mínimo, 60cm de largura. O ideal seria 80 a 1,20m.
Outra escada caracol com boa segurança para o tipo. A característica da escada caracol é que todos os degraus surgem de um eixo central, diferente da escada circular, que vamos mostrar a seguir.
Escada caracol em madeira
Escada circular
Diferente da escada caracol, a circular faz curvas sem seguir um eixo central. Ela precisa de mais espaço que a caracol, mas pode ser mais bonita, elegante e confortável. Em uma casa pequena com uma parede curva seria perfeita para ocupar menos espaço.
Escada circular muito bonita, mas para uma situação bem específica.
Após o lance reto, uma bela escada circular bem segura e arquitetônica.
Escada em L
Sim, ela muda 90 graus de direção, formando um L e tendo um patamar entre os lances. Por isso é essencial que o pé direito não seja baixo. Se vc precisa desta forma de estrutura em um ambiente pequeno, pense assim:
Com a escada encostada nas paredes. E sempre tente aproveitar o espaço abaixo da escada.
(mas não deixe de colocar corrimão e manter seguro o uso da área abaixo da escada)
Escada em L, que ocupa com economia o espaço. Para aumentar a segurança acrescente corrimão do outro lado da parede e pense em móveis que ocupem o espaço embaixo sem o perigo de você bater a cabeça neles ao usá-los.
Uma escada em L com a área muito bem usada
Escada em U
Essa muda 180 graus de direção entre os lances.
Como a escada em L, precisa de pé direito mais alto e estando encostada às paredes ocupa menos espaço.
Uma bela escada em um bastante segura
Usar o espaço abaixo do lance superior para uma dispensa ou lavabo é uma ótima solução para espaços pequenos.
As escada em U e em L podem ou não ter patamar na “virada”. Quando não tem (como acima), costuma-se chamá-las de Escadas em Leque.
Uma super econômica escada em U com patamar
Escada em U com 2 materiais diferentes que economiza espaço e embeleza. Só falta o corrimão para ser mais segura
Materiais para escadas
Os preferidos para a estrutura são: Madeira, aço e concreto, que podem ser misturados, como algumas escadas vistas aqui.
Para os degraus se costuma usar: Mármore, granito, cerâmica (sugiro sempre usar os tratados para serem menos escorregadios), madeira, aço, etc.
Os guarda corpos atuais usa-se muito o vidro, que dá maior leveza ao conjunto. Mas pode-se usar também ferro, madeira, etc.
Corrimãos de madeira, ferro tubular, aço inox, alumínio, etc.
O importante é que as escadas combinem com a arquitetura e decoração de sua casa. E NUNCA esqueça de ter uma boa iluminação para ótima visualização dos degraus, tanto subindo como descendo as escadas, ok?
OUTRA COISA MUITO IMPORTANTE: A maioria dessas 23 escadas para espaços pequenos que selecionei foram escolhidas focando na sua SEGURANÇA.
ESQUEÇA, para sua residência, escadas que não oferecem a mínima segurança, como muitas que vemos por aí: São lindas, mas não valem a tensão de sofrer um acidente, que pode ser muito sério.
PARENTESES: Preciso deixar aqui um pedido a todos que tem a fortuna de ter os pais vivos e tem nem que seja a mínima razão para amá-los: Se possível, agora mesmo, demonstre esse amor de alguma forma! Minha mãe faleceu dia 22/11 e o que me aconchega o coração, diminui minha tristeza e me dá forças para continuar a vida é a certeza de ter, desde muito tempo, descoberto a necessidade de expressar meu amor por ela de todas as formas que pude e soube. Ainda acho que não foi o bastante, mas me esforcei. Não deixe para amanhã!
Te amo prá sempre, mâezinha!
EXECELENTE!!!! sem maiores comentários esta matéria….me ajudou muito a decidir a vida de um cliente meu aqui…..obrigado por todas as dicas….foi tudo muito cirúrgico as observações sobre este tema…Parabéns e obrigado pela prestação de serviços aqui….
Um abraço apertado pra vc é muita luz pra sua mãe.
Gostei do guarda corpo de rede, muito legal essa ideia!