Uma combinação harmoniosa de plantas faz uma diferença enorme, não importa o tamanho do seu canto verde. Mas realizá-la não é uma atividade simples. Vou lhe dar aqui algumas dicas de como combinar plantas no jardim ou varanda.
Como combinar plantas no jardim ou varanda
O mais importante: As plantas devem ter as mesmas necessidades
Algo errado vai acontecer se você tentar plantar juntas (seja no mesmo vaso ou canteiro) plantas que tem necessidades de iluminação, terra ou regas diferentes.
Veja, por exemplo, os famosos vasos de 7 ervas (em geral, manjericão, alecrim, espada de são Jorge, arruda, guiné, pimenta e comigo ninguém pode). São lindos quando comprados, mas com o tempo e dependendo de onde você o colocou, alguma dessas plantas vai definhar e morrer. E não é sua culpa:
A Comigo ninguém pode e a Guiné são plantas de meia sombra. As demais, são plantas que precisam de luz solar direta por, no mínimo 4 horas diárias. O Alecrim e a Arruda gostam de solos mais arenosos que os demais e a Espada de São Jorge precisa de menos água que as outras. Por isso é muito difícil conseguir que todas as plantas fiquem bem em um mesmo vaso por muito tempo.
Então, antes de pensar em qualquer coisa, pesquise as necessidades das plantas que pensa em colocar juntas.
Todos os canteiros devem seguir o mesmo estilo
Assim como a decoração da casa, para manter uma unidade, deve ter um estilo, o jardim ou varanda devem ser pensados inteiros e não canteiro a canteiro ou vaso a vaso.
Um canteiro com linhas retas, estilo jardim árido, com suculentas não combina nada com um canteiro em linhas curvas, com plantas tropicais.
Colocar displicentemente quaisquer plantas ou pensar um canteiro separado do jardim fará você perder muito da beleza e harmonia que poderia conseguir.
Atenção para o porte das plantas
Em canteiros nos cantos (ou nas varandas) as plantas maiores devem ficar no fundo e as menores na frente. Assim todas se mostram da melhor forma. Então, você deve questionar o tamanho que as plantas terão quando adultas para as plantar corretamente.
Menores na frente, maiores atrás
O que usar como elemento principal para combinar e como:
Tom sobre tom ou a mesma cor em todo o jardim
Jardins sem flores podem ser muito coloridos, já que temos uma imensidão de verdes nas folhas.
Essa combinação de verdes é discreta e muito elegante (aqui temos também belos contrastes entre formatos de folhas).
Olha como a agave quase cinza e escultural é enfatizada pelas plantas mais escuras no seu entorno!
O verde escuro da grama amendoim com suas flores amarelas, as Cicas em verde escuro e o contorno (bordadura) em verde claro do pingo de ouro. Você pode compor ao contrário também (a bordadura em grama amendoim).
E você pode também ter um jardim somente com flores de uma certa cor (o que é bem mais difícil e será mais fácil se você tiver uma área de Sol, pois há maior diversidade de plantas de Sol que dão flores).
Hortênsias e buxinhos
Jardins com essas combinações podem ser clássicos, minimalistas ou românticos.
Um jardim romântico com diversas flores em rosa
Vasos com flores em diversos tons do rosa ao vermelho
Cores análogas
Lembra do círculo cromático? As cores análogas são aquelas que estão lado a lado no círculo: Usando plantas com as cores do amarelo até vermelho seu jardim colorido e alegre terá tudo a ver com a primavera ou verão.
Quem disse que para ter um jardim com cores análogas você precisa de muito espaço?
Cores Complementares
Esta combinação chama a atenção (as complementares são aquelas que estão frente a frente no círculo cromático, como as duplas vermelho/verde, azul/laranja, amarelo/lilás etc. e eu sugiro não usar em demasia, principalmente em áreas pequenas: Escolha uma área para fazer sua(s) combinação complementar e acrescente muito verde e textura no restante do jardim.
Conjunto de plantas com folhas em cores complementares (beleza nas cores e nas texturas). Coléus são ótimos pois muitos já tem folhas com cores contrastantes.
Texturas
Os jardins que usam texturas para harmonizar são aqueles que apresentam folhas que chamam atenção por serem rugosas, coloridas, cheias de detalhes, que podem ou não ser misturadas com outras bem lisas e simples, por exemplo.
Ainda podemos misturar muitas plantas com folhas em texturas interessantes.
Muitas texturas e contrastes de cores são um ponto focal no jardim (maranta e croton).
Formatos
Outro jeito de criar combinações interessantes é usando o formato das plantas ou folhas, como plantas em formato de espada cercadas por outras em formato circular, por exemplo, ou plantas de tamanhos diferentes com o mesmo formato de folhas.
Aqui as cores, texturas e formatos diferentes fazem um conjunto muito interessante (entre elas fitônia, clorofito, antúrio).
Para ter um belo jardim é preciso paciência, dedicação, não ter medo de experimentar e amar. Assim como na vida!
Um Natal Feliz para todos vocês e que o novo Ano nos traga paz, saúde, equilíbrio e muita coragem para enfrentar e vencer todos os obstáculos que a vida, vira e mexe, nos coloca.
Visite nossas redes sociais e conheça nossos serviços!
1)Caso tenha interesse em um projeto ou consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.
2) Acesse tbém nosso Facebook, Pinterest , Instagram e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!