Esse negócio de combinação de estampas e cores não é tão complicado quando, antes de escolher as estampas que deseja para o tapete, cortinas, almofadas, quadros, etc., você decidir como deseja que essas estampas e cores interajam com a decoração do seu ambiente.
Combinação de estampas e cores
As estampas sempre devem ter harmonia com o estilo e cores do ambiente e também acrescentar características da sua personalidade.
E como combinar cores e estampas e encontrar essa tal harmonia e adicionar sua personalidade?
Normalmente você estuda as cores que já existem no ambiente. Este é um passo essencial. Depois decide:
1) Você está satisfeita(o) com essas cores, mas…
a) Quer trocar alguma peça e não sabe quais estampas escolher?
Vamos a um exemplo bem simples: Tenho o quarto abaixo, um aconchegante estilo industrial chic, e quero colocar uma cortina e uma almofada nele:
Vemos que as cores são todos tons ditos neutros: em volta da cama, terrosos e quentes e nela um cinza mais frio e o branco.
As possíveis soluções:
Solução mantendo o clima mais “masculino” que o quarto possui:
As cores da cortina e almofada seguem as cores da paleta e suas estampas, com ênfase em linhas retas são também mais “masculinas”.
b) Quer que o quarto tenha um toque mais “feminino”
Nesse caso, as estampas podem ser orgânicas, florais, curvas:
c) Quer o quarto mais claro, menos “soturno”
Nesse caso, use em maior quantidade os tons claros da paleta (manter algum contraste é bom):
d) Quer “esquentar” esse quarto que, afinal tem uma cama um tanto “fria” com esse bege acinzentado e o branco.
Nesse caso, as cores mais frias da paleta devem diminuir… Vamos trocar a roupa de cama!
O que fiz aqui? Acrescentei terrosos quentes na cama, vindos ainda da paleta existente, alguns em tons mais claros e vibrantes. Os tecidos têm algum brilho e suavidade.
E agora sim, a cama entrou no clima aconchegante do quarto, criando uma atmosfera sensual, antes “quebrada” pelas cores da roupa de cama, concorda?
O importante aqui é que mesmo usando somente as cores do ambiente você pode fazer muita coisa, inclusive mudar o “clima” do quarto, só escolhendo tons e estampas diferentes.
2) Você não está satisfeita(o) com as cores e quer mudar, mas não sabe que cores e estampas escolher
Então, vamos usar o círculo cromático! Ele é a ferramenta básica principal de todos que trabalham com cores e estampas. Seu objetivo é facilitar o encontro de combinações de tons que geram harmonia visual.
Dentre as diversas composições que podemos criar, temos as análogas, que são as formadas por uma cor e as que estão ao lado dela no círculo. Assim, as análogas do amarelo são o verde e o amarelo-laranja, as do amarelo-laranja são o amarelo e o laranja-vermelho.
Mas podemos “alargar” o conceito de combinação análoga, por exemplo, do amarelo até o vermelho, do verde até o azul, etc.
Exemplos do uso do círculo cromático na escolha das cores e estampas
Se sua sala tem um sofá verde ou azul e/ou a base da decoração (os grandes elementos) são neutros, você pode pensar em uma composição análoga verde-azul. Veja almofadas usando essa composição:
Não é necessário que os verdes e azuis sejam exatamente os mesmos. O importante é que fiquem bem com os que já possui. Essas estampas em tons verdes ou azuis podem ser usadas nos revestimentos de poltronas, paredes, em cortinas e objetos de decoração, sem exageros.
É sempre bom, em qualquer composição, ter elementos em tons neutros, para “descansar os olhos” de forma que o ambiente não fique sobrecarregado.
Ambientes em cores neutras podem ser alegrados com combinações análogas do amarelo ao vermelho:
Sala com base neutra (sofás, paredes, tapete) e acessórios de decoração em combinação análoga de amarelo a vermelho.
O bom dos ambientes neutros é que você pode mudar facilmente as peças coloridas, criando outras combinações de cores:
Os (poucos) azuis “refrescam” a sala e o conjunto com almofadas estampadas traz maior riqueza de detalhes, dinamizando o ambiente
Acrescentando alguns itens em azul há um contraponto de cores frias na sala antes tomada por cores quentes e, na verdade, a combinação de cores agora é complementar ou contrastante (cores opostas no círculo de cores – azul e laranja)
Veja esta bela e delicada combinação de estampas em cores análogas:
Mas está muito “frio” e “certinho” para você? Vamos colocar mais vida!
Nesse caso, podemos acrescentar vermelhos e laranjas, transformando a combinação complementar em uma combinação tetraédica (quanto você usa 2 conjuntos de cores contrárias no círculo cromático (Verde e vermelho / Azul e laranja).
As estampas foram escolhidas para impactar, criando um ponto focal que diminui a delicadeza do ambiente, tornando-o mais “jovial”
Mas se a cortina que você comprou tem estampa em verde e roxo e você quer acrescentar dinamismo ao espaço? Qual a combinação harmônica usar? Complete usando o laranja, o que cria uma combinação triádica:
As estampas foram escolhidas para, mesmo acrescentando um laranja vibrante, mantermos um pouco da suavidade do ambiente
Há ainda muitas formas de criar uma harmônica combinação de estampas e cores, mas o importante aqui é perceber que o círculo cromático é um grande facilitador para criar harmonia quando você deseja mudar algumas das cores de um ambiente já existente.
Espero ter ajudado você a diminuir sua insegurança em fazer combinação de estampas e cores na sua decoração.
Dúvidas? Comenta aí!
Mais conteúdo do Simples Decoração? Acesse nosso Instagram