As áreas de serviço são um grande problema, geralmente, quando você pensa em tudo que deveríamos guardar lá e o espaço que temos para isso. Vou mostrar aqui 40 pequenas áreas de serviço para lhe inspirar na hora de construir ou reformar.
Para ver mais dicas sobre armazenamento e organização das áreas de serviço, clique nos links que aparecem nesse texto.
40 Pequenas áreas de serviço
Na esquerda – Azulejos brancos, armário superior que aproveita bem o recuo da parede, com nichos em branco e cestas que ajudam a organizar e embelezar, bancada em granito preto, armário inferior em mdf padrão madeira, com puxadores simples.
Um bom aproveitamento do espaço, que poderia até ter outro armário superior acima do tanque/pia, mas talvez não seja possível dependendo do tipo de varal.
Na direita, mais simples e econômica, sem bancada nem armário inferior. O básico funcional. Havendo espaço para a guarda de todas aquelas coisas que você sabe, em outro espaço, tá tudo bem.
Veja aqui ideias para criar espaços para guardar tudo na área de serviço
Na esquerda – A parede verde e os quadrinhos dão alegria, os nichos superiores não são sob medida, o que diminui o gasto. Eles poderiam subir ao teto aumentando o espaço para guardar coisas menos usadas no dia a dia.
A lavadora com abertura superior dispensa uma bancada no pequeno espaço.
Na direita – a área de serviço se mistura com a cozinha, com o tanque e máquina de lavar de frente um ao outro. É uma solução para uma ou duas pessoas. Com família grande, muita roupa para lavar e comida para fazer pode ficar complicada.
Áreas de serviço com móveis planejados têm a vantagem de aproveitar melhor os espaços e a desvantagem de serem mais caras. As duas acima são bons exemplos de aproveitamento.
Veja aqui mais 12 ideias para áreas de serviço pequenas – com dicas importantes!
A bancada em 2 níveis se deve, provavelmente, à altura da máquina e sua necessidade de espaço livre. Na esquerda, acima da máquina, a bancada é em mdf, que diminui o custo e facilita instalação, mas precisa ser protegida do excesso de água.
Na esquerda, parece que houve preocupação maior em esconder a área de serviço do que criar área para guarda de materiais, etc. Repare na porta de correr que fecha o ambiente. Tudo é uma questão de prioridades e do que é possível fazer.
Na direita, uma área simples e bonita com a estampa na parede. A máquina de lavar coube tão certinho que penso se não seria melhor um espaço maior nas laterais para seu funcionamento.
Na esquerda, a iluminação e o belo revestimento da parede são o diferencial. Havendo um pouco de luz natural uma planta jiboia sobrevive bem.
Na direita a solução já consagrada, com o diferencial do cabideiro que dá uma ajuda, tanto na secagem como após passar as roupas. Prateleiras são sempre valorosas.
Na esquerda, a luz é ótima! Sendo difusa, não produz sombra na área de trabalho.
A bancada, o armário superior e o revestimento com padrão madeira na parede ficam acima do espaço da máquina de lavar e gavetas, usando bem o recuo.
O “gavetão” abaixo do tanque deixa exposto o sifão e acho que dificulta o manuseio, além do espaço ser muito sujeito a água que pode danificá-lo.
Na direita, novamente essa distribuição conhecida. A funcionalidade do cabideiro é diminuída por sua baixa altura e o sóculo é bem alto, diminuindo o espaço do armário inferior.
O varal funciona apenas para pequenas peças.
Duas soluções muito parecidas, com prateleiras acima da bancada, solução mais econômica que armários aéreos.
Duas áreas que tiveram orçamento bem diferente: Na da esquerda, a pedra, a madeira e o revestimento de parede de primeira linha. Já na direita, o faça você mesmo trouxe aconchego e alegria: Adesivos e placas, armário aéreo simples, ferramentas na parede e plantas.
Na esquerda, uma área bem maior, com móveis planejados e porta de correr em vidro que a separa da cozinha. Uma beleza de área com uma grande janela.
Na direita, o que estamos mais acostumados é decorar apartamento pequeno com pouco dinheiro, com a separação entre cozinha e área feita por uma parede entre o fogão e o tanque/pia.
Se o ambiente só possui essa janela, como é habitual, colocar meia parede e fechar a parte superior com vidro leva mais luz para a cozinha.
Clique aqui para saber mais sobre formas de separar a cozinha da área de serviço.
Na esquerda, uma bela área, separada por porta de correr com vidro mini boreal, azulejos atuais, móvel inferior em azul, porcelanato imitando madeira no piso e cores claras na parte superior, refletindo a luz que vem da grande janela.
Veja aqui 10 dicas para ter mais funcionalidade na área de serviço
Na direita, novamente a solução clássica em preto e branco, simples e mais econômica.
As outras vinte áreas de serviço para lhe inspirar estão abaixo.
Diz pra mim nos comentários se gostou da seleção e se tem dúvidas em relação a este ambiente