Tapetes são acessórios que, bem escolhidos, valorizam bastante os ambientes. Mas como escolher o tapete ideal para sua sala ou quarto? É preciso analisar alguns pontos. Vamos a eles:
Como escolher o tapete ideal
Necessidades e desejos
O que queremos ao usar o tapete é sensação de conforto, harmonia e aconchego e mais beleza. Há também a necessidade de diminuir ruídos ou alegrar um ambiente sem vida.
Além disso, ele não pode aumente a possibilidade de quedas ou escorregões, ainda mais quando temos crianças pequenas, idosos ou escadas. Também pretendemos que o tapete seja fácil de limpar e manter.
Um tapete em formato orgânico que combina com o sofá e a mesa também nesse formato e na mesma cor, o que mantêm a paleta monocromática do ambiente
Dependendo da importância de cada um desses desejos e necessidades é que a decisão sobre o tapete ideal se inicia.
A harmonia com a decoração existente define o estilo do tapete, que é, em geral, o mesmo estilo da decoração.
Se bem que podemos conseguir harmonia misturando estilos (por exemplo, um clássico oriental em uma sala em estilo descontraído não é difícil de harmonizar usando as cores).
Posicionamento dos tapetes
Nas salas eles podem:
Compor áreas de conversação
Nesse caso, o ideal é que o tapete ocupe toda ou a maior parte da área entre os sofás e poltronas. O mais importante é que o tapete seja ao menos uns 20 cm mais largo que o comprimento do sofá, se for possível. Veja algumas possibilidades:
Tapete cobrindo toda a área de estar
a) Indo de 20 a 30 cm abaixo do sofá e com as poltronas completamente sobre o tapete
Possibilidades mais comuns de posicionamento do tapete na sala de estar
b) Com as poltronas fora do tapete
c) Chegando até a frente dos móveis (bom quando o tapete tem uma bela estampa que se deseja mostrar)
Tapete à frente do sofá, com objetivo de mostrar a sua estampa
d) Usando um tapete redondo (ou orgânico). Nesse caso, fica melhor quando o diâmetro do tapete é maior que a largura do sofá. Pode ser uma boa solução para salas muito pequenas.
É possível também que as poltronas fiquem em parte sobre o tapete mas somente se elas não ficarem desequilibradas.
Tapete redondo na sala de estar
Estar no espaço entre o sofá e o rack da TV
O normalmente usado, principalmente em salas pequenas. É bastante similar à situação anterior. Veja algumas possibilidades:
Tapete em cor neutra cobrindo o espaço entre o rack e o sofá
a) Tapete em toda a área entre o sofá e o rack, avançando para baixo do sofá. As poltronas ou cadeiras, se existirem, podem ficar sobre o tapete ou não.
b) Quando o espaço a frente do rack é área de circulação o tapete pode ser menor, deixando essa área livre, sinalizando a passagem (funciona melhor em salas largas).
Possibilidades mais comuns de posicionamento do tapete na sala de estar com tv
c) Quando você deseja mostrar a estampa do tapete.
d) Usando um tapete redondo.
Tapete neutro, em cor similar ao piso, deixando espaço perto do rack para circulação
E é claro que você pode testar uma posição bem diferente para seu tapete. Se não atrapalha a circulação, não predispõe a acidentes e está bom para você, tudo certo! Afinal, é a sua casa!
Tapete estampado posicionado na diagonal, trazendo movimento e chamando atenção
E na área da mesa de jantar (cada vez menos usado devido a questões de limpeza e a dificuldade que ele cria para a movimentação das cadeiras)
A preocupação é que o tapete seja grande e fixo para não se movimentar com o uso das cadeiras e isso, muitas vezes, não é possível devido ao pouco espaço livre em torno da mesa.
Sala grande com 2 tapetes dividindo as áreas de estar e jantar
Já nos quartos, o tapete é posicionado geralmente no entorno da cama, já que o objetivo é ter conforto ao tocar os pés no piso ao acordar. Sua largura deve permitir ao usuário se movimentar sobre ele.
Passadeira na lateral da cama
O tapete deve ser usado de forma segura, estar firme no chão. Pode cobrir ou não o espaço abaixo das mesinhas de cabeceira e pode também ser trocado por passadeiras.
Possibilidades de posicionamento do tapete no quarto
Se ele for muito alto (o que não recomendo), é interessante que seja um tapete e não passadeiras, para diminuir o risco de acidentes.
Tapete no entorno da cama
A cor (ou cores) do tapete ideal
A cor ou cores do tapete depende(m) do quanto você deseja que ele “apareça” no ambiente, da cor do piso e do sofá e das outras cores existentes
Quer que o tapete chame o mínimo de atenção? Use uma cor similar à cor do piso
Se você não quer que ele passe despercebido, use tapetes claros em pisos escuros e vice-versa. Os tapetes claros também iluminam um ambiente mais escuros e os escuros em pisos claros podem tornar o ambiente mais aconchegante.
Quer que ele chame atenção, dando um up na sua sala? Use uma cor viva e que contraste com o piso (neste caso, o vermelho é acentuado pela decoração neutra da sala e pelo piso cinza, cor que tem a capacidade de fazer qualquer outra cor se destacar)
Outra opção são os tapetes com estampas, geométricas ou não. Use algumas das cores do tapete na decoração do ambiente.
Quer fazer a sala parecer mais larga ou mais comprida? Use listras na direção que quer que pareça maior.
As cores mais usadas, porque facilitam a decoração em termos de cores, são os cinzas e beges, mas nada melhor que um tapete estampado para imprimir sua personalidade.
Para facilitar o uso de tapetes estampados, escolha sofás em uma só cor (a cor em menor quantidade na estampa do tapete) ou os em tons neutros. E não esqueça de ter alguns acessórios (almofadas, etc) com 1 ou 2 das outras cores do tapete.
O material do tapete ideal
Tapetes podem ser feitos de fibras sintéticas (poliéster, acrílico, poliamida, nylon, polipropileno, etc) ou fibras naturais (algodão, sisal, seda, lã, linho, juta, couro, corda, etc).
As fibras naturais são duráveis, quando bem mantidos. Os sintéticos mais fáceis de limpar, encontrados em mais cores e estampas e mais baratos. Algodão, lã e nylon são mais macios e aconchegantes.
Os de fios mais baixos são mais resistentes e seguros (considerando o desnível que os muito altos proporcionam).
Para áreas de alto tráfego use tapetes de sisal ou lã de fio baixo. Na área de estar os Shaggy (pelo alto, de naylon ou poliester) são muito usados devido ao conforto tátil.
Os Kilim (de lã – mais ásperos, ou seda – mais caros) são muito usados, combinam com vários estilos e tem padronagens variadas e com forte presença.
Clique aqui para ver Como combinar tapetes, cortinas e sofás na prática Mas se você quer saber como combinar a decoração com tapete estampado, veja este post.
Agora acho que você vai saber direitinho Como escolher o tapete ideal !
Dúvidas? Comente aqui que eu respondo, ok?