Aberta ao público, na sua 32a edição, novamente na Residência Brando Barbosa, no Jardim Botânico, mas totalmente diferente! São 43, mas aqui vou mostrar 20 ambientes da CasaCor Rio 2023.
É uma dor escolher somente 20, acabei fazendo essa seleção quase aleatoriamente porque a dificuldade foi enorme! Mas, afinal, essa é uma amostra e o melhor mesmo é ver pessoalmente todos os belos ambientes, os jardins e esse imóvel espetacular.
É o mesmo espaço das edições de 22 e 21, mas agora o palacete se transformou em um hotel boutique, com recepção, lobby, suítes, bares, restaurantes, piano-bar, joalheria, bar de drinques, vinoteca, cozinha gourmet e bangalôs, spa e lojas montados nos jardins.
E tudo mantendo as características originais da arquitetura, seus maravilhosos lustres, tetos trabalhados, pisos, sancas e maçanetas de Murano. Afinal o imóvel é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural!
Vou mostrar aqui fotos de 20 ambientes da mostra. Os outros? Vamos visitar a CasaCor RIO para ver! Vai até 15 de Outubro!
Horário: de terça a sábado, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 20h
Local: Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico – Informações: (21) 2512-2411 e mais fotos lindas: Visite Instagram da CasaCor
20 ambientes da CasaCor Rio 2023
As 42 equipes de profissionais que participam desta edição tiveram como inspiração o tema nacional da CASACOR 2023: Corpo e Morada, que enxerga a casa como uma extensão do nosso corpo, o lar como um ambiente fundamental para a manutenção de uma saúde integral.
1) Ambiente Lounge das boas-vidas
Projeto: Ana Cano (@anacanoarquitetura( e Vivian Reimers (@vroarquitetura)
Junto à bilheteria, é lugar para descanso e encontros. Cheio de elementos naturais como bambu, barro, pedras e tramas e mobiliário em formato orgânico. A árvore no centro é o destaque.
2) Ambiente: Brise Restaurante e Pátio das Lareiras
Projeto: Bitty Talbot e Cecília Teixeira (@brise_arquitetura)
Na antiga garagem do imóvel, o aconchegante restaurante usa elementos naturais e artesanais, como piso em tijolos naturais colocados um a um, teto de palha trançada realizada no local e peças de olaria que decoram o balcão e as mesas.
3) Ambiente: Origem
Projeto: David Bastos – DB Arquitetos (@dbarquitetos @dbarq01)
O destaque desse ambiente, que manteve bastante da arquitetura original (observe a linda porta e esse lustre), são as obras de arte de artistas nacionais como Carybê e Tunga. A sala, com 68 m2, tem decoração em tons claros, formas orgânicas, muita luz e uma ótima circulação.
4) Ambiente: PIANO-BAR
Projeto: Paula Neder (@paulanederarquitetura / @pn_mais)
Um belo, leve e elegante ambiente, que usa a arquitetura, plantas e cores agradavelmente e sem exageros. O teto, com um painel criado pelo Coletivo Muda é um destaque inesperado e perfeito.
O sofá ilha, em cores claras cria espaços para conversas, fazendo a circulação ocorrer nas laterais mais extensas do ambiente
5) Ambiente: Vinoteca
Projeto: Lucas Barbosa (@studiolucca )
Um pequeno ambiente bem usado, rico em texturas e com ideias interessantes: Papel croco na parede, tijolinho bruto em outra e no teto, 96 taças enquadradas como uma galeria e a cave como imagens criando quase que uma instalação com o tema do ambiente: Arrepio.
6) Ambiente: Suíte “TU VENS”
Projeto: Paula Müller (@paulamullerarquitetura)
O piso, as sancas e vitrais foram mantidos, mas foi acrescentado um painel em madeira e cantos curvos com iluminação indireta, que funciona como armário e cabeceira, abraçando a cama.
O mobiliário é das lojas do CasaShopping, com destaque para o móvel antigo, perto da porta e a mesa de refeições contemporânea da Lattoog. O quadro bordado com miçangas coloridas do Atelier Mucki embeleza a cabeceira.
O Banheiro tem revestimento da Portobello em meia parede e pintura com a mesma cor da fachada (Terra de fogo, da Coral).
7) Ambiente:Suíte Oriel
Projeto: Hannah Cabral e Monique Pampolha (@studiomh_arquitetura)
Uma suite para relaxar de tudo, inclusive os olhos, em um ambiente monocromático, mas cheio de texturas e invadido pelo verde permitido pelo muxarabi (tendência total nessa CasaCor) que circunda todo o ambiente.
8) Ambiente: Sala de Banho
Projeto: Fernanda Medeiros (@fernandamedeirosarquitetura)
Azul e terracota são infalíveis: Sempre criam ambientes gostosos de ficar. E com a cama deck dando para o jardim, o ambiente fica irresistível! Bonito e aconchegante.
9) Ambiente: Quintal – Café e Livraria
Projeto: Mauricio Nóbrega, Bia Wolff, Maria Estellita e Patricia Vieira (@mauricionobregaarquitetura)
Café e livro deveriam vir juntos! E tem tanto a ver que esse ambiente juntou os dois. São 3 conteiners com revestimento de pinus de reflorestamento e móveis e tecidos que remetem a uma cabana de praia.
10) Ambiente: Na.Morada
Projeto: Adriana Esteves (@adrianaestevesarquitetura)
Muitas texturas, pedra bruta, madeira, tapetes, cortinas, transparências nas divisórias, imprimindo sensualidade a esta suíte confortável e inserida no entorno.
11) Ambiente: Palacito Bric
Projeto: Bric Arquitetura – Mariana Teixeira e Pedro Pantoja (@bricarquitetura)
Totalmente revestida em cimento com tom de terra, a construção, semelhante a um monolito, embute a suite que tem, como cabeceira, que também funciona como divisória entre a banheira e a cama, um painel de azulejos de Noemi Carpu.
Ela só tem o mínimo necessário, disposto de uma forma diferente, mais artística que funcional..
12) Ambiente Loja da Casa
Projeto: Claudia Infante (@claudiainfantedesign)
Esse ambiente em cores neutras mostra os objetos à venda que o colorem. Os móveis são soltos e orgânicos.
13 e 14) Ambientes: Galeira + Lavabo e Joalheria
Projeto Galeira + Lavabo: Tom Castro (@tomcastrodesign)
Projeto Joalheria: Andrea Duarte (@andreanevesduarte) e Anna Malta (@annamaltainteriores)
Na Galeria + Lavabo, uma homenagem aos arquétipos negros nas obras de arte e marcenaria ebanizada. No Lavabo os tons terrosos remetem às construções naturais. Paredes e teto em preto (os tetos foram exaltados na mostra) na galeria realçam as obras bem iluminadas.
Na Joalheria, as estantes são originais com cor diferente e acrescidas de básculas que funcionam como vitrines. Novamente móveis orgânicos, que se apresentam em diversos ambientes, sob tapetes confeccionados com garrafas pet.
15 e 16) Ambientes: Bar do Jardim Gafisa e Estação Conecta
Projeto Bar do Jardim Gafisa: Diego Raposo (@diegoraposoarq) e Manuela Simas
Projeto Estação Conecta: Studio Claudia Pimenta (@claudia_pimenta) e Patrícia Franco (@patyfranco72)
O bar do Jardim Gafisa era o antigo porte-cochère (alpendre, entrada de carruagens) e foi transformado em um bar que liga o hall ao jardim. Ele tem um banco circular, cortinas de linho e um muxarabi no teto.
No Estação Conecta, o hall da escada da casa virou um lounge com obras de arte em metal e um grande lustre circular, elementos de destaque que criam o contraste entre a decoração mais contemporânea e a arquitetura de ares coloniais. Ligado ao lounge, o terraço tem grandes arcos iluminados e um deck central onde acontecem pequenos eventos durante a mostra.
17 e 18) Ambientes: Pausa Pátio e Cozinha do Chefe – Raízes
Projeto Pausa Pátio: Ana Veras (@anaveraspaisagismo)
Projeto Cozinha do chefe – Raízes Amanda Miranda (@amandamirandaarquitetura)
O Pausa Pátio é o ambiente de entrada da casa. Um jardim com elementos em aço corten, mobiliário sustentável, sons de águas e pássaros. Um clima zen e acolhedor.
Na cozinha do chefe – Raízes, verdes e amarelos fortes, palha, piaçava, cerâmica e madeira celebrando a brasilidade e tecnologia disponível e funcional para as degustações da mostra.
19 e 20 ) Suite Corcorvado e Casa 73
Projeto Suite Corcovado: Julio Teroni (@arquitetojulioteroni)
Projeto Casa’ 73: Victor Niskier (@victorniskier @arqnisk)
A Suíte Corcovado é luxuosa e elegante, com uma paleta de tons escuros e revestimentos e acabamentos em materiais de alta qualidade como o mármore. Tecidos como o veludo e a seda no mobiliário e roupa de cama trazem conforto para este ambiente decorado apenas com móveis e objetos das lojas do CasaShopping.
A Casa 73 é uma tiny house inteligente com 30 m2: o closet desliza; o painel esconde a cama; os eletrodomésticos ficam ocultos deixando o armário com ares de buffet. Os móveis, todos desenhados pelo arquiteto Victor Niskier, usam tecidos como o cotelê e o bouclé e estampas como o pied de poule. Tudo isso com um olho na década de 2070, quando a casa terá gadgets ainda mais inteligentes.
Espero ter dado um gostinho, com estes 20 ambientes da CasaCor Rio 2023 do que você vai encontrar nessa bela Mostra!
As tendências nos ambientes da Mostra:
CORES E EFEITOS. Tons vibrantes em diferentes tonalidades de vermelhos, azuis, verdes. Das mais abertas às mais secas. E também cores que remetem ao natural, como o terracota, usado em revestimentos e móveis. Os tons neutros e pastel também aparecem em profusão nas paredes e mobiliário. Os efeitos decorativos em tetos e paredes também seguem em alta: ombré, cimento queimado e o velvet da Coral
CORPO E MORADA. O tema nacional da CASACOR foi uma grande inspiração para os profissionais cariocas.
TEXTURAS E SENSAÇÕES. Os profissionais estão apostando cada vez mais no estímulo de sensações. Do arrepio, da Vinoteca, ao perfume do jardim do Pausa Pátio. A ideia é aguçar os sentidos através de trilha sonora, diferentes aromas e múltiplas texturas que estão por todos os lados, desde as que trazem sensação de aconchego às mais rústicas.
ELEMENTOS ARTESANAIS. O feito a mão aparece em todo lugar! Também elementos artesanais, fibras naturais, objetos de cerâmica, cestaria, madeira, etc.
PAINÉIS DE MADEIRA. Presentes em muitos ambientes, em diversas cores. em alguns assumem novas funções, soueja camuflando o armário e servindo de cabeceira ou na versão ripada com iluminação embutida Outro destaque é o pinus canadense
MUXARABIS E TRELIÇAS. Em muitos ambientes com diferentes materiais: madeira, alumínio com pintura eletrostática imitando madeira e até fibra de vidro.
MOBILIÁRIO ORGÂNICO. As curvas conquistaram lugar definitivo e aparecem por praticamente todos os ambientes. O redondo é, sem dúvida, a forma mais usada esse ano: em poltronas, telas, tapetes.
OLHE PARA CIMA. Os tetos continuam ganhando destaque. Muxarabi, tapetes, lambe-lambe pinturas, texturas e até tacos.
Fonte principal do texto: Release do evento / Angela Falcão