Sabe aquela ideia maravilhosa de uma escada que parece que flutua no ar? Como essas abaixo? Esqueça! Pense em escadas seguras para todos!
Meu conselho para sua segurança é: Nem pense em fazer!
O que fazer para ter escadas seguras
Temos normas para projetos de escadas e essas acima estão fora do estipulado pelas normas. Estas escadas não dão a segurança mínima necessária para evitar acidentes: A primeira não tem corrimão nem iluminação e a segunda tem bordas arredondadas que facilmente podem fazer você escorregar.
Corrimão é fundamental em uma escada e tem especificações a serem seguidas.
Vejam outras questões:
O ângulo de inclinação das 2 escadas superiores na foto são grandes, o que dificulta a movimentação, principalmente para idosos e crianças. Além disso, uma delas não possui corrimão. O ideal seria de 30 a 35 graus.
Ângulos menores ocupam mais espaço, mas propiciam um caminhar mais confortável e seguro.
A escada acima é quase um atentado contra a vida das pessoas: O vidro é um material que se torna facilmente muito escorregadio e a parede de vidro na lateral não funciona como corrimão, pois não há onde se apoiar.
Outra escada perigosa e também por sua posição: Ela está em área de passagem e pode acontecer de um distraído (como eu, por exemplo) bater a cabeça na escada, o que pode ser um acidente sério. Além disso, não tem corrimão e o piso brilhante pode ser escorregadio. O ideal é que o piso seja de material antiderrapante.
Outro ponto importante para o conforto e a segurança nas escadas é a relação entre a altura do espelho (a parte vertical do degrau) e largura da pisada (a parte horizontal) além do perfeito nivelamento dos degraus, é claro! A escada acima com certeza será muito difícil para idosos e crianças.
O ideal é que cada degrau seja exatamente igual aos demais e que sua altura e largura sigam as normas. Qualquer diferença pode desencadear em acidentes, pois nos obriga a mudar nossa passada, o que desequilibra o caminhar.
Lembre-se que o risco de quedas é maior em escadas vazadas porque os pés podem ficar presos entre os degraus. Quando há crianças é mais seguro colocar grades de proteção.
Mais escadas nada seguras – Eu ficaria com medo de usar qualquer das duas… E você? Na verdade, nenhuma das 2 tem corrimão e a segunda exige que o usuário comece a subir com o pé esquerdo, diminuindo a área realmente útil para a pisada. Crianças, adultos e bêbados devem ficar longe dela! (rs!)
Aqui pouco se usa, mas se usar tapetes eles devem estar bem presos ao chão (como na primeira foto) e nunca use estampas que possam prejudicar a visualização dos degraus.
A iluminação também pode afetar a sua segurança na escada: Evite luz forte demais; que ofusque, que cause reflexos que possam confundir, etc. Prefira iluminação suave e o bastante para iluminar bem os degraus, como na primeira foto.
Para construir escadas seguras, siga as normas!
Normas para escadas
Elas tratam de diversos aspectos, como dimensões e resistência dos materiais de que são feitas, largura, altura, inclinação, guarda-corpos, corrimãos, etc. Tudo com o objetivo de diminuir o risco de acidentes e garantir acessibilidade e boa ergonomia.
Cada tipo de escada, uso e material devem seguir normas específicas, assim temos, não só uma, mas algumas normas, entre elas:
NR12 – Para trabalho em máquinas e equipamentos (escadas e esteiras rolantes).
NR18 – Para o trabalho na indústria de construção (escadas em canteiros de obras).
NR35 – Para escadas usadas em trabalho em altura
NBR 9077 – Rege a construção de escadas residenciais, comerciais e industriais para uso normal ou de emergência
NBR 1592-1 – Fala sobre a segurança em escadas, escadas de mão, guarda-corpos e corrimãos
NBR 7199 – Especifica normas para projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado
NBR 9050:2015 – Estabelece os critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em edificações, equipamentos e mobiliário urbano e também define os critérios para altura e largura de degraus, sua inclinação e outros aspectos para acessibilidade. O ideal é que suas regras sejam usadas como referência para escadas seguras em qualquer construção.
NRs são normas do Ministério do Trabalho e NBRs são Normas Técnicas, conjuntos de normas e regras técnicas relacionados em documentos, procedimentos ou processos aplicados a empresas ou determinadas situações. As NBRs são criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Seguem algumas especificações para escadas simples residenciais. Dependendo do tipo de escada (Escadas em U, em L, etc) há normas específicas para elas também.
Ao construir ou reformar escadas e até o seu entorno, certifique-se que o construtor está seguindo as normas apropriadas.
Algumas medidas para escadas residenciais
Largura mínima da escada: 0,80 m, e, quando ultrapassar 2,5 m de altura, deve possuir um patamar no meio, com dimensões mínimas de 0,80 m por 0,80 m.
Largura da pisada: 28 a 32 cm.
Altura do espelho: Entre 16 e 18 cm.
Corrimão: Altura de 0,92 cm do piso e 0,70 cm do piso para atender crianças
Guarda-corpo: A borda superior do guarda-corpo deve estar sempre a pelo menos 1,10 metro do piso. Há indicações também para cargas que o guarda-corpo deve suportar.
Atenção: O ideal é sempre procurar as informações sobre as normas na sua cidade. O corpo de bombeiros, por exemplo, pode ter normas diferentes para alguns itens, como o guarda-corpo em áreas externas da casa e comércio.
Escadas seguras tornam a sua casa muito mais segura e confortável ! Pense em crianças, idosos e, inclusive, no seu futuro.
E não se esqueça das nossas redes sociais e serviços!
1)Caso tenha interesse em um projeto ou consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.
2) Acesse tbém nosso Facebook, Pinterest , Instagram e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!
Concordo totalmente com vc, Helena!
Obrigada!
rOSANA
Excelentes exemplos de que nem tudo o que é esteticamente apelativo é um bom design. A segurança e funcionalidade devem ser sempre a base do design!