Todos buscamos conforto em nossas casas, mas sabemos que ele vem atrelado a um maior consumo de energia, principalmente se pensarmos na questão das altas temperaturas que o nosso planeta vem atingindo. É possível alcançar um equilíbrio entre as nossas demandas domésticas e um consumo mais consciente? Claro que sim!

10 Dicas para economizar energia e manter sua casa confortável

A seguir, apresentamos 10 dicas eficazes para economizar energia e manter a sua casa sempre agradável, fresca e iluminada, sem abrir mão do que é mais importante para sua família: o bem-estar atrelado a ações menos impactantes ao meio ambiente. 

1- Invista em um ventilador de teto

O uso de ventiladores colabora para um menor consumo de energia e para hábitos conscientes mais sustentáveis. O consumo dos ventiladores costuma, em média, ser em torno de 10% a 20% o consumo de um aparelho de ar-condicionado, um dado relevante, inclusive, no quesito da economia doméstica, servindo para reduzir a conta de luz

quarto-com-ventilador-de-teto - 10 Dicas para economizar energia

Um dos melhores investimentos para a sua casa é o ventilador de teto. Ele ajuda a mantê-la fresca durante o verão, distribuindo melhor o ar por todo o ambiente, é mais eficiente em termos de direcionamento de fluxos de ar, menos poluente e cria uma brisa refrescante para todos que estão no cômodo. 

Esteja atento(a) na escolha do tamanho da hélice do seu ventilador de teto, do nível de barulho, para que não cause desconforto na hora de dormir, nos níveis de velocidade e na eficiência energética. Aqui você encontra uma lista com os melhores ventiladores de teto para comprar, com todas essas análises.

2- Aproveite ao máximo a luz natural

Luz-natural-na-sala

Esteja sempre atento(a) em adotar medidas que permitam a entrada da luz do sol pelas portas e janelas na maior parte do dia, uma medida importante para economizar energia elétrica. Abra cortinas e persianas assim que acordar, um hábito saudável que também colabora para o despertar do nosso corpo. Maximize o uso da luz natural, também em dias mais frios, onde geralmente temos o costume equivocado de fechar as entradas de ar e luz, resultando em espaços mais propensos para proliferação de vírus e bactérias. 

3- Use cortinas térmicas 

cortina-termica

Você já ouviu falar em cortinas térmicas? No verão, elas refletem para o exterior os raios solares, protegendo o aquecimento do ambiente. Já no inverno, enviam para o interior o calor do aquecimento, diminuindo o consumo energético, além disso, proporcionam um isolamento extra nas janelas, evitando perda de calor. 

4- Utilize lâmpadas LED

Cozinha-com-iluminacao-Led

Atualmente elas têm um valor mais acessível e estão disponíveis em todos os lugares, até nos pequenos armazéns de bairros. É imprescindível a troca de todas as lâmpadas fluorescentes e incandescentes pelas lâmpadas de LED, que oferecem inúmeras vantagens: são mais eficientes, apresentam maior durabilidade (muitas vezes duram anos), e no primeiro mês de uso, já resulta em uma economia significativa na conta de energia e nos custos de reposição, já que as anteriores “queimam” com muito mais frequência.  

5- Faça a manutenção de aparelhos domésticos

Não é um hábito dos brasileiros realizar a manutenção dos aparelhos elétricos de suas casas, mas assim como um automóvel precisa de revisão, a sua geladeira, a máquina de lavar e o ar-condicionado, são exemplos de aparelhos que necessitam de uma checagem a cada período de uso. 

Homem-consertando-maquina-de-lavar

Limpe os filtros, certifique-se que seus eletrodomésticos não estejam danificados ou sobrecarregados, pois problemas aparentemente simples podem aumentar consideravelmente o consumo de energia. 

6- Instale sensores de movimento 

Uma outra medida, muito adotada por arquitetos em seus projetos, é a instalação de sensores de movimento. Os sensores de movimento para controle da iluminação de uma casa, garantem que as luzes não fiquem acesas em momentos desnecessários, principalmente em cômodos como corredores, banheiros e garagens. Além do conforto, geram uma economia significativa nas contas de energia. 

homem-instalando-sensor-de-movimento

7- Isolamento térmico adequado na sua reforma 

Já falamos sobre as cortinas térmicas, mas na fase de reforma e projeto do seu imóvel, é essencial que seja levado em consideração um isolamento térmico adequado. Adicione isolamento nas paredes e no telhado, colaborando para a manutenção do calor no inverno e na frescura dos dias mais quentes do ano.

isolamento-termico-com-caixas-de-leite

O uso de cobogós é um ponto importante a ser levado em consideração. Muito usados em um passado não muito distante, eles permitem a passagem de ar, deixando o vento circular entre os cômodos, propiciando mais conforto térmico.  Outro elemento importante e pouco usual nos dias atuais, é o uso de brises em fachadas. Em áreas de clima quente, os brises auxiliam no bloqueio da luz direta de acordo com o direcionamento dos raios solares. Em áreas de clima frio, onde a luz é desejada para deixar a casa mais quentinha, os brises verticais super ajudam, permitindo a entrada dos raios solares, resultando num aquecimento passivo de salas e quartos. 

8- Faça escolhas positivas e compre eletrodomésticos eficientes

Você já ouviu falar no selo Procel? Ele funciona como uma sinalização do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Tem como finalidade ser um indicador, uma ferramenta eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os produtos disponíveis no mercado, na categoria equipamentos e eletrodomésticos, quais são os mais eficientes e que consomem menos energia, orientando os brasileiros na hora da compra, sobre os aparelhos que economizam energia.

etiqueta-procel

Na hora de substituir ou adquirir novos produtos, escolha os que possuem certificação energética e procure os indicativos da Procel de baixo consumo. 

9- Na decoração, brinque com tecidos e texturas 

A decoração de nossas casas precisa servir ao nosso conforto, portanto, nossas escolhas devem ir além da estética e do estilo. Os tecidos e texturas influenciam diretamente na sensação de bem-estar e conforto, logo, devemos levar em consideração que eles têm um papel fundamental na criação de um lar verdadeiramente acolhedor. 

quarto-com-diversas-texturas-verao

Tecidos e texturas influenciam diretamente na sensação térmica de um ambiente. O uso de materiais como algodão e linho são apropriados para climas mais quentes, pois ajudam a manter a temperatura fresca, já que as fibras leves o tornam mais “respiráveis”. Tecidos como o veludo, a lã e as peles sintéticas, são adequados para os dias mais frios, já que oferecem uma sensação de aquecimento. 

Os tecidos de cortinas, almofadas, mantas, lençóis e cobertores, podem ser variados de acordo com a estação do ano, proporcionando diferentes sensações de conforto. 

10- Já pensou sobre energia solar? 

A energia solar tem se apresentado como uma alternativa eficaz entre os proprietários de residências que buscam a redução na conta de energia. Os painéis solares estão cada vez mais populares e acessíveis com o avanço da tecnologia, sendo uma opção sustentável e consciente, além de econômica. 

casa-com-energia-solar

Um dado interessante e ainda pouco divulgado, é sobre a integração dos painéis solares com os dispositivos de casas inteligentes. Sistemas de gestão de energia monitoram e otimizam o uso de eletricidade em tempo real, logo podem maximizar a eficiência dos painéis solares, como por exemplo, priorizando o uso de aparelhos que demandam um maior consumo durante períodos de maior geração de energia solar. 

Manter sua casa confortável sem pesar no seu bolso não precisa ser uma tarefa difícil e estressante, que resulte em privações. Colocando essas dicas em prática, é possível reduzir significativamente a sua conta de energia. O ventilador de teto se destaca como uma solução bem eficiente, boas práticas no dia a dia geram impactos significativos, assim como estar atento(a) na hora da compra de eletrodomésticos e materiais da reforma da sua casa. O conforto será sempre uma consequência das boas escolhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui