Mais uma das Plantas fáceis de Cuidar – Costela de Adão é igual as samambaias: Vira e mexe está na moda novamente! Isso acontece porque, além de ter uma bela folhagem, ela é fácil de cuidar e ainda tem a capacidade de purificar o ar, pois absorve diversos poluentes.

Mesmo estando em todo canto, tome cuidado se você tiver pets ou crianças pequenas, pois a planta possui ácido oxálico, que pode causar irritação (em caso de ingestão ou contato prolongado com a seiva da planta).

Vem ver os simples cuidados que precisamos ter com elas para que fiquem saudáveis e durem muito tempo nas nossas casas, varandas e jardins!

Plantas fáceis de Cuidar – Costela de Adão

Monstera Deliciosa

Plantas fáceis de Cuidar – Costela de Adão

Os habitats naturais da Costela de Adão – A Monstera – são as florestas tropicais das Américas do Sul e Central. Essas florestas são quentes, úmidas e tem solo rico em matéria orgânica e a planta cresce apoiada nas árvores e suas raízes aéreas servem para absorver nutrientes e água.

Como sabemos, a melhor forma de manter uma planta é lhe oferecer um ambiente que simule o seu ambiente de origem. Logo, a Costela de Adão precisa de umidade, luminosidade sem exposição direta ao Sol, em temperaturas altas e solo rico em matéria orgânica, bem drenado.

costela de adão Monstera Adansonii

Monstera Adansonii

Espécies de Costelas de Adão

A Monstera – monstruosa em latim – deve seu nome às grandes folhas com buracos (as fenestras) que permitem que ela suporte algum vento e facilitam que a luminosidade chegue até as menores folhas.

Todas as cerca de 60 espécies dela tem essa característica. As mais comuns no Brasil são:

Monstera Deliciosa – A mais comumente encontrada por aqui. Suas folhas têm recortes bem marcados e grandes.

Monstera Adansonii – Ela é menor que a Deliciosa tanto em tamanho da planta como das folhas e fendas, que são mais numerosas em cada folha. Suas folhas têm perfurações em formato arredondado.

costela de adão Monstera Obliqua

Monstera Obliqua

Monstera Obliqua – Mais difícil de encontrar por aqui, essa nativa do Peru tem suas folhas com fendas mais numerosas e irregulares.

Monstera Dubia – Tem caules mais compridos, folhas alongadas e base curta. Quando não é ainda adulta, suas folhas não possuem fendas e são bem diferentes.

Monstera Acuminata – Também chamada de planta telha, existe naturalmente da América Central ao México. Tem folhas mais grossas, redondas em forma de coração.

costela de adão Monstera Dubia

Monstera Dubia

Mini Costela de Adão – É uma trepadeira que chega a 40 cm de altura com folhas rústicas e recortadas. Pode ser usada como planta pendente.

Plantas fáceis de Cuidar – Costela de Adão – Vaso ideal

A Costela de Adão tem crescimento rápido e, dentro de casa, cresce até 2 ou 3 metros de altura e ocupa grande área com suas folhas. Por isso observe se a planta tem um bom espaço para crescer.

Escolha uma vaso com mais ou menos o dobro do diâmetro da planta e que acomode, na profundidade, as suas raízes e mais um espaço livre de, mais ou menos, a metade do espaço ocupado pelas raízes.

costela de adão Monstera Acuminata

Monstera Acuminata

Mas se você deseja que ela cresça e produza muitas folhas com rapidez, opte por um vaso com um pouco mais que o tamanho das raízes. Quanto ao material, prefira resistentes vasos de cerâmica ou barro, mais porosos.

Coloque no fundo do vaso cascalhos ou argila expandida para uma boa drenagem e mantenha os furos do vaso abertos.

Conforme ela cresce, pode ser necessário colocar bastões de suporte para que as raízes aéreas se prendam e equilibrem a planta.

costela de adão Mini Monstera

Mini Monstera

Plantas fáceis de Cuidar – Costela de Adão – Solo Ideal

Use uma mistura de terra vegetal rica em matéria orgânica e perlita, formando um solo leve que não seja muito argiloso para não acumular água. Não se esqueça de pôr uma camada de argila expandida ou cascalho no fundo do vaso para melhorar a drenagem.

Plantas fáceis de Cuidar – Costela de Adão – Iluminação Ideal

Embaixo de árvores no jardim e, dentro de casa, perto de janelas sem luz direta, mas bem iluminadas e ventiladas, de preferência voltadas para o Leste. Banheiros e lavabos com boa iluminação também são bons para ela.

costela de adão - Monstera Adansonii

Monstera Adansonii

Evite a luz direta do Sol, que queima as folhas, mas locais sem luz natural não são o ideal para elas. Evite também ventos e eventualmente, rotacione o vaso para que o crescimento da planta seja mais uniforme.

Observe se aparecem folhas sem fenestras (os buracos). Caso isso aconteça procure colocá-la em um local que receba mais luminosidade.

A Costela de Adão gosta de calor, logo, evite locais com ar condicionado que, além de esfriar, retira a umidade do ar. Mas não a deixe perto de fogões ou aquecedores que provocam temperaturas muito altas e também baixa umidade.

costela de adão - monstera deliciosa

monstera deliciosa

Plantas fáceis de Cuidar – Costela de Adão – Rega Ideal

Regue a Costela de Adão e aguarde o solo ficar quase totalmente seco para regar novamente. No verão, em caso de calor excessivo, aumente as regas. E se o clima estiver seco, pulverize as folhas com água para aumentar a umidade no entorno da planta.

Principalmente quando a planta está no interior, efetue a limpeza das folhas com um pano umedecido sempre que percebê-las empoeiradas.

Plantas fáceis de Cuidar – Costela de Adão- Adubo Ideal

Durante a primavera e verão adube a planta com adubos orgânicos (humos de minhoca, esterco de aves, etc) a cada 3 semanas, principalmente enquanto ela estiver crescendo.

costela de adão - monstera deliciosa

Monstera Deliciosa

Plantas fáceis de Cuidar – Costela de Adão – Poda

Remova sempre as folhas secas e mortas. Caso deseje fazer uma poda mais drástica para conter seu crescimento, faça isso no início da primavera.

Plantas fáceis de Cuidar – Costela de Adão – Como fazer muda

A Costela de Adão permite mudas por:

Estaquia (retirar uma haste com ao menos 2 nós e poucas folhas. Cortar logo abaixo de um nó e plantar a haste em um vaso pequeno com substrato e regar),

Divisão de touceiras (retirar a planta do vaso e com as mãos dividir a touceira em partes menores, com raízes e folhas. Cada uma dessas partes deve ser plantada em um vaso e regada.

Sementes – É só seguir as recomendações da embalagem. É claro que vai demorar mais um pouco para ela chegar ao tamanho adulto e necessitará de mais cuidados até pegar e se tornar uma muda forte.

Você sabia que há plantas parecidas com a costela de adão? Veja isso aqui.

E você? Já teve uma costela de adão na sua vida ou pretende ter? Gostou do post Plantas fáceis de Cuidar – Costela de Adão ?

Dúvidas? Pergunte que a gente responde!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui