A iluminação do banheiro precisa, além de ser bonita, ser funcional, para que você possa realizar nele, as atividades que precisa. Selecionei fotos de 14 banheiros iluminados e falar um pouco sobre como a iluminação está sendo usada. Vem comigo!
14 banheiros iluminados
Na foto deste banheiro temos 8 pontos de luz visíveis: No box são 5, mais 2 no teto fora do box, e a fita abaixo do armário que é somente decorativa pois é fraca e ilumina a parede e um pouco a bancada abaixo dela.
É claro que deve haver uma razão para tantos pontos de luz em um ambiente pequeno, mas é claro também que se a iluminação fosse mais difusa e talvez, com maior intensidade, não seriam necessários tantos pontos.
Os spots no teto tem lâmpadas com ângulo de facho pequeno, ótimos para destacar um elemento, mas não para uma iluminação geral, a não ser para iluminar o ambiente de uma forma mais dramática, que pode ter sido o objetivo aqui, além da possibilidade de ter diferentes cenários, com circuitos separados para acender e deixar apagados conjuntos separados de spots.
A concepção da iluminação passa pelo desejo do cliente, o que não é possível avaliar observando uma foto.
Nesta foto, claramente um dos objetivos foi enfatizar a iluminação e, interessante, usando poucas mas intensas fontes de luz: O perfil de led no nicho ilumina todo o box e o perfil no teto parece o bastante para iluminar todo o ambiente. São luminárias decorativas e funcionais.
Algumas pessoas (talvez a maioria) acharão que o primeiro banheiro está excessivamente iluminado e que este segundo está escuro. Outras se sentirão satisfeitas com um ou outro.
A “luz certa” para um ambiente depende muito das sensações e desejos do cliente, além da necessidade para as funções que nesse ambiente são exercidas.
Na foto acima, vemos um espelho retro iluminado e um spot perto da entrada do banheiro como luz geral. É provável que haja outro spot mais para o centro do banheiro e, quem sabe, um no box.
A luz do espelho é de média intensidade, iluminando o entorno e parte da bancada e paredes laterais devido a reflexão proporcionada pela cor branca do revestimento. Pode ser luz o bastante para uma maquiagem ou não.
Nesse banheiro, todo em preto fosco é fácil perceber a dificuldade da luz: O preto fosco (e cores escuras e foscas em geral) não reflete a luz. É necessária uma intensidade muito maior para iluminar ambientes nessas cores.
Quando a luz é colocada em ambientes claros, o seu reflexo permite que um banheiro seja razoavelmente iluminado somente com luz indireta com boa intensidade, como no banheiro acima.
Para que a luz “saia” e ilumine o entorno é preciso espaço, além de intensidade e a ajuda das cores claras. Uma fita ou perfil em um espelho sem uns bons 10 cm de distância da parede não deixa a luz sair:
Ela se torna uma iluminação decorativa, como acima. Se for esse o objetivo, não há nenhum problema. Veja que há uma luminária no teto para fornecer luz à bancada.
Outra questão que fica clara nessa foto é que a instalação de fitas de led sem perfil e difusor faz com que os pontinhos do led apareçam, além de facilitar que ela se descole e fique com uma aparência ruim.
A falta de difusor também torna a luz “dura” (perceba pela transição entre claro/escuro na parte inferior da bancada – a luz fica muito marcada).
Com o difusor a luz se dissipa suavemente. Perceba a diferença entre a foto acima e a anterior.
Como se pode perceber facilmente nessa foto, a luz desse espelho praticamente não ilumina. É o que acontece com a maioria dos espelhos iluminados internamente comprados prontos.
Isso tem a ver com a posição na qual os leds são colocados e a falta de espaço para a luz se espalhar no ambiente. É preciso atenção na compra para não se frustrar.
No banheiro acima, veja a luminária central refletida no espelho. Ela projeta a luz para o teto e é uma ótima escolha para iluminar de forma indireta e difusa o ambiente. Mas, observando as sombras do vaso sanitário no piso e da cuba na bancada, é claro que há um spot com luz focada, que não é visto na foto, acima da cuba.
Muitas vezes quando existe esse tipo de iluminação acima da cuba, focando para baixo, a iluminação do rosto é prejudicada pois a luz produz sombra nele:
Exagerando um pouco, o resultado da iluminação acima da cabeça com luz não difusa e com facho para baixo, é mais ou menos esse: a testa faz sombra nos olhos e a parte inferior do rosto e o pescoço ficam sombreados também.
Isso pode ser evitado colocando-se spots direcionáveis e difusos mais perto do espelho e inclinando-os para fora.
O ideal mesmo, principalmente para quem se maquia no banheiro, é que a iluminação do rosto seja frontal ou superior mais próxima do espelho, difusa e com alto IRC (índice de reprodução de cores).
Fotos: Lu Guerra
Podem também ser usadas arandelas com luz difusa nas laterais quando o espelho não é muito largo. Elas produzem um ótimo efeito e são bastante acessíveis. Mais que os perfis de led, por exemplo.
Para fechar com chave de ouro a seleção veja esse banheiro abaixo. Eu adorei essa iluminação:
Produzida pelo que parece ser uma tela tensionada, que é um elemento caro, mas que tem ótimos resultados quando bem instalada e iluminada. A arandela funciona como um pequeno acréscimo de luz para o uso do espelho.
Finalizando:
- É importante salientar que luminárias que ficam dentro do box devem ter IP (índice de proteção) alto, preferencialmente IP 67. Veja a tabela de IPs abaixo. Ela é constituída de 2 números, que significam:
2. A quantidade de watts não diz nada sobre a intensidade de luz de uma luminária ou fita de led. Ela informa somente o quanto essa luminária gasta de energia. Se você deseja maior intensidade de luz, deve observar a quantidade de lumens ou lumens por metro no caso de fitas.