Continuando a série Plantas para dentro de casa – A Peperômia é uma plantinha linda que está em muitas casas, às vezes quase esquecida de tão fácil de cuidar que ela é.

Sendo uma planta de sombra ou meia sombra, a peperômia é perfeita para o interior das residências. E como tem mais de 1000 espécies diferentes, talvez você tenha uma e nem saiba!

Plantas para dentro de casa – A peperômia

Selecionei 6 espécies das mais comuns e que tem modo de cuidar bastante similar: Todas são nativas de florestas sombreadas e úmidas, logo, não toleram o frio.

A Peperômia Scandens

Peperômia Scandens

Necessitam de regas moderadas, sem encharcar – só molhe quando a terra estiver quase seca. Caso o clima esteja seco, borrife água nas folhas.

Os vasos devem ser pequenos, ter boa drenagem e o solo rico em matéria orgânica. Uma boa mistura para plantar é juntar terra vegetal com humos de minhoca e areia grossa formando um substrato fofo que permita boa drenagem.

Adube a cada 3 meses com fertilizante orgânico ou bokashi. Só faça podas de limpeza, mas talvez seja necessário conter o crescimento dos ramos das peperômias pendentes. Nesse caso, use-os para fazer mudas por estaca.

A Peperômia Melancia

Peperômia Melancia

Se perceber que as folhas estão nascendo muito espaçadas é porque ela está recebendo pouca luminosidade. Se ficarem amareladas em cima é porque está recebendo muito Sol. Nos 2 casos, mude-a para outro local.

Se as folhas começarem a amarelar e cair com os pecíolos (a parte que liga a folha ao galho) muito moles e escuros, você está colocando muita água.

Um detalhe para todas as peperômias é que quanto mais claras forem as folhas, de mais luz indireta a planta precisa.

A Peperômia puteolata

Peperômia puteolata

E uma ótima notícia: As peperômias podem conviver tranquilamente com seu pet. Elas não são tóxicas.

1) Peperômia Scandens ou Peperômia Filodendro

Essa nativa da América do Sul e México, é figurinha fácil nas lojas e casas. Pendente, fica linda nas prateleiras e estantes de qualquer ambiente, mas é bom que fique perto de uma janela para ter luz indireta suficiente.

Peperômia Scandens

Peperômia Scandens

A Scandens pode ser variegata (com manchas claras) ou não. A variegata precisa de um pouco mais de luminosidade que a comum por ser mais clara.

2) Peperômia Melancia ou Zebra (Argyreia)

Nativa do Brasil, Equador, Venezuela e Bolívia, a Peperômia Melancia não é pendente. Ela se apresenta em pequenas touceiras (todos os galhos saem de um só lugar) e tem folhas em formato redondo com listras que lembram a casca de uma melancia.

Peperômia Melancia

Peperômia Melancia

Cresce até uns 30 cm e deve ter os mesmos cuidados de plantio, rega e adubação que escrevi lá no início do texto. A rega deve ser mais cuidadosa pois seus caules acumulam muita água. Mas ela se ressente da seca.

Quanto mais luminosidade indireta receber, mais suas listras se destacam. Mantenha as folhas limpas de pó para que fiquem brilhantes.

Ela tem flores, mas muito pequenas que surgem em uma espécie de espiga fina, sem interesse ornamental. Elas podem ser cortadas se você quiser fazê-la crescer mais rápido.

Peperômia prostrata

Peperômia prostrata

Você pode fazer mudas por estacas das folhas – separe uma folha bem saudável e corte-a em pedaços que tenham uma parte da nervura central e plante levemente esses pedaços em solo similar ao da planta).

Outra forma é a divisão de touceira – retire a planta da terra com cuidado, mantendo ao máximo as raízes e separe uma ou mais partes com folhas e raízes e as replante.

3) Peperômia puteolata (deppeana)

Ela tem listras como a peperômia melancia, mas a folha tem formato menos arredondado. É pendente ou pode formar maciços no solo. Quando precisa de água, suas folhas começam a “desmaiar”. Deixe secar o solo para regar.

peperômia puteolata

Peperômia puteolata

A puteolata também tem flores como as da Peperômia Melancia.

4) Peperômia Obtusifolia

Essa peperômia tem algumas variedades que tem como diferencial a cor das folhas: Verde escura, Variegata, Áurea ou limão e Batik (verde escuro com manchas brancas ou creme). Ela não é pendente.

Na natureza ela cresce se fixando em outras plantas, mas não é uma parasita.

Peperômia Obtusifolia

Peperômia Obtusifolia

Não esqueça que quanto mais claras as folhas, mais luminosidade elas precisam. Deixe o solo secar entre as regas.

5) Peperômia prostrata ou colar de tartaruga

Ela é uma pendente linda e delicada, com folhas pequenas cujas listas lembram o casco de tartarugas.

Como todas as peperômias, ela acumula água e o encharcamento pode matá-la. Regue quando o solo estiver seco.

Peperômia prostrata 

Peperômia prostrata

6) Peperômia caperata

A Caperata tem folhas bem pequenas que parecem enrugadas e se apresenta em diversos tipos que se diferenciam pela cor das folhas, desde verde escuro até vermelho quase roxo.

As flores são como espigas, mas em cores claras que se destacam e são responsáveis por essa planta também ser conhecida como rabo de rato. A existência dessas inflorescências é prova de que ela está bem adaptada.

Peperômia caperata

Peperômia caperata

Use vasos pequenos mas de boca larga para que ela possa se expandir.

Ela é menos exigente em relação à umidade. Parece delicada mas é bem rústica.

Das plantas para dentro de casa – a Peperômia é uma das mais fáceis de cuidar e, como não é tóxica, é a preferida pelos pais e mães de pet.

Gostou dela? Vai comprar qual das 6? OU todas? Comente!!!

E veja mais do SimplesDecoracao nas nossas redes sociais: FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes! E caso esteja interessada(o) em um projeto de decoração on line fale diretamente comigo: [email protected].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui