E vamos ver, para continuar nossa série Plantas fáceis de cuidar: O Manacá de Cheiro, essa planta nativa do Brasil, cheirosa e que se enche de flores que mudam de cor! Precisa mais para se apaixonar por ela?

Plantas fáceis de cuidar: O Manacá de Cheiro

Ela é também chamado Manacá de Jardim ou Manacazinho e seu nome científico é Brunfelsia uniflora. Suas flores, que aparecem em quantidade na primavera e verão, têm a característica de, durante sua vida, ir do roxo-azulado até o branco, uma beleza de se ver.

Além disso, elas tem um perfume agradável e suave bem percebido de manhãzinha e à noite. E atrai pássaros, borboletas e abelhas.

flores do manacá de cheiro

Pode ser plantado sozinho, na terra, formando cercas vivas ou em vasos grandes, profundos e com boca larga. Se desde pequeno seus ramos inferiores forem podados, se torna uma arvoreta, que cresce até 3-5 metros no solo. Em vasos grandes, chega a 2 metros.

Suas folhas e raiz, em grande quantidade, são tóxicos para pets e para crianças e adultos.

Veja o que você precisa proporcionar ao Manacá de Cheiro para que ele floresça e cresça saudável e feliz:

manacá-de-cheiro-no-vaso

Iluminação e temperatura – Sol Pleno (ao menos 6 horas por dia, onde florescerá mais) ou meia sombra com Sol da manhã, em regiões ou estações muito quentes. É uma planta tropical, logo, não gosta de temperaturas abaixo de 15 graus nem de geada ou muito vento.

Solo – Úmido mas bem drenado (suas raízes apodrecem em solo encharcado) e fértil, mas não argiloso, enriquecido com composto ou húmus de minhoca no plantio.

florada-do-manacá-de-cheiro

Para fazer um substrato bom para o Manacá de Cheiro, misture 2 partes de terra vegetal, 2 de humos de minhoca, 1 de fibra de coco e 1 de areia grossa lavada. No vaso, cubra a terra, após o plantio, com casca de pinus ou argila expandida.

Melhor época para plantar – No início do outono ou primavera, quando as temperaturas estão mais amenas.

manacá-de-cheiro-na-calcada

Se você vai plantar mais que um pé do Manacá de Cheiro, mantenha uma distância de 1 a 2 m entre cada um.

Regas – Após o plantio mantenha o solo úmido sem encharcar. Depois, regue quando o solo estiver seco. Prefira molhar o solo ao invés das folhas. No inverno ou durante chuvas, diminua as regas.

manacá-de-cheiro-no-quintal

Adubação – Aplique Bokashi e, eventualmente, NPK 10-10-10. Não use os 2 produtos juntos. Use conforme os fabricantes e evite o excesso. Em vasos, adube de 3 em 3 meses.

Multiplicação – O Manacá de cheiro é propagado por sementes ou mudas. As sementes vêm dos frutos maduros que aparecem após a floração. Elas devem ser limpas e secas antes do plantio.

manacá-de-cheiro-no-solo

Depois de preparar as sementes, plante em vasinhos pequenos, em local com umidade e temperatura mais constantes, sem luz solar direta. Mantenha o solo úmido e aguarde. Quando as mudas estiverem já com alguns ramos e folhas, transplante-as para seu vaso ou canteiro.

Para a multiplicação por muda, selecione brotos ou ramos laterais que crescem ao lado da planta, preferencialmente já com raízes. Deixe 2 ou 3 folhas nesse ramo.

manacá-de-cheiro-como-arvoreta

Eles devem ser plantadas diretamente onde ficarão. Mantenha as mesmas condições de umidade e temperatura da planta adulta, evitando vento e Sol forte.

Poda – Depois da floração e no inverno, retire as folhas e os galhos secos ou danificados.

Maiores problemas – A umidade excessiva pode trazer apodrecimento, pulgões, cochonilhas e doenças. Se perceber pouco crescimento e/ou folhas com pontas amareladas, diminua as regas.

manacá-de-cheiro-no-parque

É normal surgirem lagartas que se transformam em borboletas amarelas (a borboleta do Manacá, Methona themisto). Em geral, não causam mal à planta, a não ser a perda de algumas folhas. Vale a pena mantê-las, pois as borboletas fazem a polinização das flores.

O Manacá de Cheiro é uma planta nativa da América do Sul, especialmente o Brasil e, como muitas plantas nativas, está, infelizmente, sumindo dos quintais e jardins brasileiros. Vamos evitar que isso aconteça dando prioridade às lindas plantas da nossa terra!

Parceria:  Depositphotos 

E veja mais do SimplesDecoracao nas nossas redes sociais: FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes! E caso esteja interessada(o) em um projeto de decoração on line fale diretamente comigo: [email protected].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui